A clínica da urgência e o prelúdio às entrevistas preliminares: uma práxis entre a luta de classes e as formações do inconsciente

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Costa, Maico Fernando [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/214756
Resumo: Esta tese é o desfecho de um trabalho de oito anos de intercessão-pesquisa, incluindo a Iniciação Científica e o Mestrado, cujo tema é a Clínica da Urgência em uma Unidade hospitalar. A tese de doutorado que se apresenta, foi o resultado de uma atuação profissional em uma Santa Casa de Misericórdia de um município do Interior Paulista. O psicólogo advertido pela Psicanálise de Freud e Lacan e por Marx foi a posição assumida, durante a experiência próxima aos sujeitos do sofrimento e do coletivo de trabalhadores. Mobilizados pela práxis das urgências, nossas indagações foram atravessadas pela seguinte questão: é possível uma Clínica da Urgência que além de ofertar a escuta analítica aos impasses psíquicos em igual teor queira interceder na divisão fundamental do trabalho, em favor das equipes de Saúde hospitalar? Sustentamos que a Clínica da Urgência em uma Unidade hospitalar, só é efetiva se visamos igualmente a escuta analítica aos sujeitos do sofrimento e a intercessão no Estabelecimento institucional, junto aos seus modos de produção de saúde e subjetividade. O Dispositivo Intercessor foi o “método” que adotamos, para os posicionamentos clínicos no Estabelecimento hospitalar e para a posterior escrita da reflexão em forma de tese de doutorado. Ele é menos um método tradicional de pesquisa do que um modo de operar na práxis. Apropria-se de elementos da Psicanálise de Freud e Lacan, do complexo lógico-categorial marxiano, da Análise Institucional de Lourau e Lapassade e da Filosofia da Diferença (especialmente com a suprassunção do conceito deleuziano de “intercessores”). Defendemos que do ponto de vista de uma Ética da singularização dos desejos, avessa à produção de saúde como serialização de movimentos da vida em sociedade, escutar o sujeito do inconsciente implica não tapar os olhos frente aos modelos instituídos que reiteram os modos de sociabilidade capitalista na instituição de Saúde. Desta maneira, ampliamos a concepção de Clínica da Urgência, a partir da Psicanálise, vinculando-a, em um certo sentido, ao pensamento de Marx, no que diz respeito à realidade brasileira e às bases ético-políticas da Reforma Sanitária, movimento revolucionário de prática em saúde que deu origem ao SUS – Sistema Único de Saúde.
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Mobilizados pela práxis das urgências, nossas indagações foram atravessadas pela seguinte questão: é possível uma Clínica da Urgência que além de ofertar a escuta analítica aos impasses psíquicos em igual teor queira interceder na divisão fundamental do trabalho, em favor das equipes de Saúde hospitalar? Sustentamos que a Clínica da Urgência em uma Unidade hospitalar, só é efetiva se visamos igualmente a escuta analítica aos sujeitos do sofrimento e a intercessão no Estabelecimento institucional, junto aos seus modos de produção de saúde e subjetividade. O Dispositivo Intercessor foi o “método” que adotamos, para os posicionamentos clínicos no Estabelecimento hospitalar e para a posterior escrita da reflexão em forma de tese de doutorado. Ele é menos um método tradicional de pesquisa do que um modo de operar na práxis. Apropria-se de elementos da Psicanálise de Freud e Lacan, do complexo lógico-categorial marxiano, da Análise Institucional de Lourau e Lapassade e da Filosofia da Diferença (especialmente com a suprassunção do conceito deleuziano de “intercessores”). Defendemos que do ponto de vista de uma Ética da singularização dos desejos, avessa à produção de saúde como serialização de movimentos da vida em sociedade, escutar o sujeito do inconsciente implica não tapar os olhos frente aos modelos instituídos que reiteram os modos de sociabilidade capitalista na instituição de Saúde. Desta maneira, ampliamos a concepção de Clínica da Urgência, a partir da Psicanálise, vinculando-a, em um certo sentido, ao pensamento de Marx, no que diz respeito à realidade brasileira e às bases ético-políticas da Reforma Sanitária, movimento revolucionário de prática em saúde que deu origem ao SUS – Sistema Único de Saúde.This thesis has in its outcome a work of eight years of intercession-research, whose theme is the Emergency Clinic in a hospital unit. The intercession-research derived from the doctoral thesis presented is the result of a work in a “Santa Casa de Misericórdia”, one of the hospitals of a city in the interior of the state of São Paulo. The psychologist cautioned by Freud and Lacan's Psychoanalysis and by Marx was the position taken, during the experience close to the subjects of suffering and to the collective of workers, particularly to the Intercessor Device and the worker-intercessor. Mobilized by the practice of urgencies, our questions revolve around the following question: is it possible for an Urgency Clinic that, besides offering analytical listening to the psychic impasses, in equal content, wants to intercede in the fundamental division of work in favor of the Hospital Health teams? We maintain that the ER Clinic in a hospital unit is only effective if we also aim at analytical listening to the subjects of suffering and the intercession in the institutional establishment, together with their modes of health production and subjectivity. The Intercessor Device was the "method" instrument that we used for the clinical positions in the hospital establishment and the subsequent writing of the reflection in the form of a doctoral thesis. It is less a traditional method of research than a way of operating in praxis, it appropriates elements of Freud and Lacan's Psychoanalysis, the Marxian logical-category complex, Lourau and Lapassade's Institutional Analysis and the Philosophy of Difference (especially with the Deleuzian concept of "intercessors"). We defend that from the point of view of an Ethics of the singularization of desires, averse to the production of health as a serialization of movements of life in society, listening to the subject of the unconscious implies not covering the eyes in front of the instituted models that reiterate the modes of capitalistic sociability in the Health institution. In this way, we expand the concept of Emergency Clinic, based on Psychoanalysis, linking it, in a certain sense, to Marx's thought, with respect to the Brazilian reality and to the ethical-political bases of the Sanitary Reform, a revolutionary movement of health practice that gave rise to the SUS - Unified Health System.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2017/06805-1Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dionisio, Gustavo Henrique [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Costa, Maico Fernando [UNESP]2021-10-14T17:16:36Z2021-10-14T17:16:36Z2021-09-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21475633004048021P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-15T06:08:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/214756Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-15T06:08:58Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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