Infância, gênero e educação infantil: percepções e ações na e para a formação inicial do pedagogo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Crociari, Ariane
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/191714
Resumo: A presente pesquisa apresenta como objetivo geral, compreender a formação inicial do pedagogo acerca da percepção dos conceitos de gênero no âmbito da Educação Infantil, assim como contribuir para sua melhor prática docente por meio de uma proposta interventiva. O trabalho com a formação inicial focada nas relações de gênero na infância foi motivado por compreender a existência da necessidade de um contato sistematizado com as temáticas. Caracterizada por um estudo empírico com uma abordagem quantitativa e qualitativa, a pesquisa enquadra-se em uma pesquisa-ação, trazendo o uso de um questionário como forma de coleta de dados. A demanda sinalizada foi contemplada em um curso ofertado aos estudantes, abrangendo questões teóricas e práticas divididas em dois dias de aplicação. O universo da pesquisa compreendeu duas turmas de 50 alunos cada, distribuídas no período diurno e noturno do curso de Pedagogia de uma Universidade Estadual Pública. Os resultados obtidos demonstraram uma defasagem no conhecimento da temática exposta, visto que as lacunas existentes no que diz respeito ao trabalho da Educação Sexual e Gênero tornam-se ainda mais escassas se atrelado à Educação Infantil, sem desconsiderar a complexidade existente no trabalho docente. Deparamo-nos também com o distanciamento dos pedagogos com o tema em questão, uma vez que a graduação fornece mínimo conhecimento e acaba por contribuir com a falta de preparo sinalizada pelos mesmos. Considera-se, assim, a importância do investimento na formação inicial como embasamento para melhor sistematização e aplicação dos conteúdos.
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