Infância, gênero e educação infantil: percepções e ações na e para a formação inicial do pedagogo
Ano de defesa: | 2020 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/11449/191714 |
Resumo: | A presente pesquisa apresenta como objetivo geral, compreender a formação inicial do pedagogo acerca da percepção dos conceitos de gênero no âmbito da Educação Infantil, assim como contribuir para sua melhor prática docente por meio de uma proposta interventiva. O trabalho com a formação inicial focada nas relações de gênero na infância foi motivado por compreender a existência da necessidade de um contato sistematizado com as temáticas. Caracterizada por um estudo empírico com uma abordagem quantitativa e qualitativa, a pesquisa enquadra-se em uma pesquisa-ação, trazendo o uso de um questionário como forma de coleta de dados. A demanda sinalizada foi contemplada em um curso ofertado aos estudantes, abrangendo questões teóricas e práticas divididas em dois dias de aplicação. O universo da pesquisa compreendeu duas turmas de 50 alunos cada, distribuídas no período diurno e noturno do curso de Pedagogia de uma Universidade Estadual Pública. Os resultados obtidos demonstraram uma defasagem no conhecimento da temática exposta, visto que as lacunas existentes no que diz respeito ao trabalho da Educação Sexual e Gênero tornam-se ainda mais escassas se atrelado à Educação Infantil, sem desconsiderar a complexidade existente no trabalho docente. Deparamo-nos também com o distanciamento dos pedagogos com o tema em questão, uma vez que a graduação fornece mínimo conhecimento e acaba por contribuir com a falta de preparo sinalizada pelos mesmos. Considera-se, assim, a importância do investimento na formação inicial como embasamento para melhor sistematização e aplicação dos conteúdos. |
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Infância, gênero e educação infantil: percepções e ações na e para a formação inicial do pedagogoChildhood, gender and early childhood education: perceptions and actions in and for the initial education of the pedagogueEducação SexualEducação de criançasProfessores FormaçãoIdentidade de GêneroCriançasEarly childhood educationSex educationInitial educationGenderChildhoodA presente pesquisa apresenta como objetivo geral, compreender a formação inicial do pedagogo acerca da percepção dos conceitos de gênero no âmbito da Educação Infantil, assim como contribuir para sua melhor prática docente por meio de uma proposta interventiva. O trabalho com a formação inicial focada nas relações de gênero na infância foi motivado por compreender a existência da necessidade de um contato sistematizado com as temáticas. Caracterizada por um estudo empírico com uma abordagem quantitativa e qualitativa, a pesquisa enquadra-se em uma pesquisa-ação, trazendo o uso de um questionário como forma de coleta de dados. A demanda sinalizada foi contemplada em um curso ofertado aos estudantes, abrangendo questões teóricas e práticas divididas em dois dias de aplicação. O universo da pesquisa compreendeu duas turmas de 50 alunos cada, distribuídas no período diurno e noturno do curso de Pedagogia de uma Universidade Estadual Pública. Os resultados obtidos demonstraram uma defasagem no conhecimento da temática exposta, visto que as lacunas existentes no que diz respeito ao trabalho da Educação Sexual e Gênero tornam-se ainda mais escassas se atrelado à Educação Infantil, sem desconsiderar a complexidade existente no trabalho docente. Deparamo-nos também com o distanciamento dos pedagogos com o tema em questão, uma vez que a graduação fornece mínimo conhecimento e acaba por contribuir com a falta de preparo sinalizada pelos mesmos. Considera-se, assim, a importância do investimento na formação inicial como embasamento para melhor sistematização e aplicação dos conteúdos.This research presents as general objective, to understand the initial formation of the pedagogue about the perception of the concepts of gender in the scope of the Early Childhood Education, as well as to contribute to its best teaching practice through an intervention proposal. The work with initial formation focused on gender relations in childhood was motivated by understanding the existence of the need for a systematic contact with the themes. Characterized by an empirical study with a quantitative and qualitative approach, the research fits into an action research, bringing the use of a questionnaire as a form of data collection. The signaled demand was contemplated in a course offered to students, covering theoretical and practical questions divided into two days of application. The research universe comprised two classes of 50 students each, distributed during the day and night of the Pedagogy course of a Public State University. The results showed a gap in the knowledge of the exposed subject, since the gaps regarding the work of Sexual and Gender Education become even scarcer if linked to Early Childhood Education, without disregarding the complexity of teaching work. We are also faced with the distance of educators with the subject in question, since the undergraduate degree provides minimal knowledge and ends up contributing to the lack of preparation signaled by them. Thus, the importance of investing in initial training is considered as the basis for better systematization and application of content.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Perez, Marcia Cristina Argenti [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Crociari, Ariane2020-03-02T19:58:08Z2020-03-02T19:58:08Z2020-01-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19171400092932633004030083P074388206719099630000-0002-4173-9923porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-22T06:21:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191714Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-22T06:21:48Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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A presente pesquisa apresenta como objetivo geral, compreender a formação inicial do pedagogo acerca da percepção dos conceitos de gênero no âmbito da Educação Infantil, assim como contribuir para sua melhor prática docente por meio de uma proposta interventiva. O trabalho com a formação inicial focada nas relações de gênero na infância foi motivado por compreender a existência da necessidade de um contato sistematizado com as temáticas. Caracterizada por um estudo empírico com uma abordagem quantitativa e qualitativa, a pesquisa enquadra-se em uma pesquisa-ação, trazendo o uso de um questionário como forma de coleta de dados. A demanda sinalizada foi contemplada em um curso ofertado aos estudantes, abrangendo questões teóricas e práticas divididas em dois dias de aplicação. O universo da pesquisa compreendeu duas turmas de 50 alunos cada, distribuídas no período diurno e noturno do curso de Pedagogia de uma Universidade Estadual Pública. Os resultados obtidos demonstraram uma defasagem no conhecimento da temática exposta, visto que as lacunas existentes no que diz respeito ao trabalho da Educação Sexual e Gênero tornam-se ainda mais escassas se atrelado à Educação Infantil, sem desconsiderar a complexidade existente no trabalho docente. Deparamo-nos também com o distanciamento dos pedagogos com o tema em questão, uma vez que a graduação fornece mínimo conhecimento e acaba por contribuir com a falta de preparo sinalizada pelos mesmos. Considera-se, assim, a importância do investimento na formação inicial como embasamento para melhor sistematização e aplicação dos conteúdos. |
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