Campanha Fome Zero: a construção do sentido na mídia televisiva
Ano de defesa: | 2005 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/11449/89400 |
Resumo: | A presente dissertação tem por finalidade analisar a campanha midiática do Programa Fome Zero veiculada na televisão no primeiro semestre de 2003 e sua implementação num município do interior paulista, a cidade de Bauru. Para avaliar o tema proposto, adotou-se uma trajetória na qual se avalia a nova ordem internacional, suas contradições e a forma como o Brasil acabou aderindo a seus princípios. Tal avaliação auxilia o posicionamento da mídia na atualidade e, junto à análise do discurso da campanha em estudo e à pesquisa de campo realizada em Bauru, onde foram aferidos seus acertos e equívocos, faz entender como tal campanha caminha na contramão da proposta do Programa Fome Zero. |
id |
UNSP_a7a6c1ddd5ec1142dac96f4fdbc31759 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/89400 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
|
spelling |
Campanha Fome Zero: a construção do sentido na mídia televisivaComunicaçãoPrograma Fome ZeroComunicação MidiáticaMídia televisivaMedia campaignAnalysis of the speechCommunicationA presente dissertação tem por finalidade analisar a campanha midiática do Programa Fome Zero veiculada na televisão no primeiro semestre de 2003 e sua implementação num município do interior paulista, a cidade de Bauru. Para avaliar o tema proposto, adotou-se uma trajetória na qual se avalia a nova ordem internacional, suas contradições e a forma como o Brasil acabou aderindo a seus princípios. Tal avaliação auxilia o posicionamento da mídia na atualidade e, junto à análise do discurso da campanha em estudo e à pesquisa de campo realizada em Bauru, onde foram aferidos seus acertos e equívocos, faz entender como tal campanha caminha na contramão da proposta do Programa Fome Zero.This dissertation aims at analyzing the Fome Zero Program media campaign broadcasted on television during the first semester of 2003 and the Program implementation in the city of Bauru, São Paulo. In order to assess the above mentioned theme, the strategy of analyzing the new international order, its contradictions and the way Brazil adhered to its principles was adopted. This analysis helps the assessment of the media s perspective nowadays and, along with the Fome Zero campaign discourse analysis and the field research carried out in Bauru where its appropriateness and flaws were verified, provides an understanding of how this campaign is contradictory with the Program's purpose.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vicente, Maximiliano Martin [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pimenta, Lidiane Malagone [UNESP]2014-06-11T19:24:02Z2014-06-11T19:24:02Z2005-11-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis139 f.application/pdfPIMENTA, Lidiane Malagone. Campanha Fome Zero: a construção do sentido na mídia televisiva. 2005. 139 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2005.http://hdl.handle.net/11449/89400000360504pimenta_lm_me_bauru.pdf33004056081P45606170947611867Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T13:26:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/89400Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-22T13:26:41Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Campanha Fome Zero: a construção do sentido na mídia televisiva |
title |
Campanha Fome Zero: a construção do sentido na mídia televisiva |
spellingShingle |
Campanha Fome Zero: a construção do sentido na mídia televisiva Pimenta, Lidiane Malagone [UNESP] Comunicação Programa Fome Zero Comunicação Midiática Mídia televisiva Media campaign Analysis of the speech Communication |
title_short |
Campanha Fome Zero: a construção do sentido na mídia televisiva |
title_full |
Campanha Fome Zero: a construção do sentido na mídia televisiva |
title_fullStr |
Campanha Fome Zero: a construção do sentido na mídia televisiva |
title_full_unstemmed |
Campanha Fome Zero: a construção do sentido na mídia televisiva |
title_sort |
Campanha Fome Zero: a construção do sentido na mídia televisiva |
author |
Pimenta, Lidiane Malagone [UNESP] |
author_facet |
Pimenta, Lidiane Malagone [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vicente, Maximiliano Martin [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pimenta, Lidiane Malagone [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Programa Fome Zero Comunicação Midiática Mídia televisiva Media campaign Analysis of the speech Communication |
topic |
Comunicação Programa Fome Zero Comunicação Midiática Mídia televisiva Media campaign Analysis of the speech Communication |
description |
A presente dissertação tem por finalidade analisar a campanha midiática do Programa Fome Zero veiculada na televisão no primeiro semestre de 2003 e sua implementação num município do interior paulista, a cidade de Bauru. Para avaliar o tema proposto, adotou-se uma trajetória na qual se avalia a nova ordem internacional, suas contradições e a forma como o Brasil acabou aderindo a seus princípios. Tal avaliação auxilia o posicionamento da mídia na atualidade e, junto à análise do discurso da campanha em estudo e à pesquisa de campo realizada em Bauru, onde foram aferidos seus acertos e equívocos, faz entender como tal campanha caminha na contramão da proposta do Programa Fome Zero. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-11-18 2014-06-11T19:24:02Z 2014-06-11T19:24:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PIMENTA, Lidiane Malagone. Campanha Fome Zero: a construção do sentido na mídia televisiva. 2005. 139 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2005. http://hdl.handle.net/11449/89400 000360504 pimenta_lm_me_bauru.pdf 33004056081P4 5606170947611867 |
identifier_str_mv |
PIMENTA, Lidiane Malagone. Campanha Fome Zero: a construção do sentido na mídia televisiva. 2005. 139 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2005. 000360504 pimenta_lm_me_bauru.pdf 33004056081P4 5606170947611867 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/89400 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
139 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797791048132460544 |