Campanha Fome Zero: a construção do sentido na mídia televisiva

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Pimenta, Lidiane Malagone [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/89400
Resumo: A presente dissertação tem por finalidade analisar a campanha midiática do Programa Fome Zero veiculada na televisão no primeiro semestre de 2003 e sua implementação num município do interior paulista, a cidade de Bauru. Para avaliar o tema proposto, adotou-se uma trajetória na qual se avalia a nova ordem internacional, suas contradições e a forma como o Brasil acabou aderindo a seus princípios. Tal avaliação auxilia o posicionamento da mídia na atualidade e, junto à análise do discurso da campanha em estudo e à pesquisa de campo realizada em Bauru, onde foram aferidos seus acertos e equívocos, faz entender como tal campanha caminha na contramão da proposta do Programa Fome Zero.
id UNSP_a7a6c1ddd5ec1142dac96f4fdbc31759
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/89400
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Campanha Fome Zero: a construção do sentido na mídia televisivaComunicaçãoPrograma Fome ZeroComunicação MidiáticaMídia televisivaMedia campaignAnalysis of the speechCommunicationA presente dissertação tem por finalidade analisar a campanha midiática do Programa Fome Zero veiculada na televisão no primeiro semestre de 2003 e sua implementação num município do interior paulista, a cidade de Bauru. Para avaliar o tema proposto, adotou-se uma trajetória na qual se avalia a nova ordem internacional, suas contradições e a forma como o Brasil acabou aderindo a seus princípios. Tal avaliação auxilia o posicionamento da mídia na atualidade e, junto à análise do discurso da campanha em estudo e à pesquisa de campo realizada em Bauru, onde foram aferidos seus acertos e equívocos, faz entender como tal campanha caminha na contramão da proposta do Programa Fome Zero.This dissertation aims at analyzing the Fome Zero Program media campaign broadcasted on television during the first semester of 2003 and the Program implementation in the city of Bauru, São Paulo. In order to assess the above mentioned theme, the strategy of analyzing the new international order, its contradictions and the way Brazil adhered to its principles was adopted. This analysis helps the assessment of the media s perspective nowadays and, along with the Fome Zero campaign discourse analysis and the field research carried out in Bauru where its appropriateness and flaws were verified, provides an understanding of how this campaign is contradictory with the Program's purpose.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vicente, Maximiliano Martin [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pimenta, Lidiane Malagone [UNESP]2014-06-11T19:24:02Z2014-06-11T19:24:02Z2005-11-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis139 f.application/pdfPIMENTA, Lidiane Malagone. Campanha Fome Zero: a construção do sentido na mídia televisiva. 2005. 139 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2005.http://hdl.handle.net/11449/89400000360504pimenta_lm_me_bauru.pdf33004056081P45606170947611867Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T13:26:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/89400Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-22T13:26:41Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Campanha Fome Zero: a construção do sentido na mídia televisiva
title Campanha Fome Zero: a construção do sentido na mídia televisiva
spellingShingle Campanha Fome Zero: a construção do sentido na mídia televisiva
Pimenta, Lidiane Malagone [UNESP]
Comunicação
Programa Fome Zero
Comunicação Midiática
Mídia televisiva
Media campaign
Analysis of the speech
Communication
title_short Campanha Fome Zero: a construção do sentido na mídia televisiva
title_full Campanha Fome Zero: a construção do sentido na mídia televisiva
title_fullStr Campanha Fome Zero: a construção do sentido na mídia televisiva
title_full_unstemmed Campanha Fome Zero: a construção do sentido na mídia televisiva
title_sort Campanha Fome Zero: a construção do sentido na mídia televisiva
author Pimenta, Lidiane Malagone [UNESP]
author_facet Pimenta, Lidiane Malagone [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vicente, Maximiliano Martin [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimenta, Lidiane Malagone [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Programa Fome Zero
Comunicação Midiática
Mídia televisiva
Media campaign
Analysis of the speech
Communication
topic Comunicação
Programa Fome Zero
Comunicação Midiática
Mídia televisiva
Media campaign
Analysis of the speech
Communication
description A presente dissertação tem por finalidade analisar a campanha midiática do Programa Fome Zero veiculada na televisão no primeiro semestre de 2003 e sua implementação num município do interior paulista, a cidade de Bauru. Para avaliar o tema proposto, adotou-se uma trajetória na qual se avalia a nova ordem internacional, suas contradições e a forma como o Brasil acabou aderindo a seus princípios. Tal avaliação auxilia o posicionamento da mídia na atualidade e, junto à análise do discurso da campanha em estudo e à pesquisa de campo realizada em Bauru, onde foram aferidos seus acertos e equívocos, faz entender como tal campanha caminha na contramão da proposta do Programa Fome Zero.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-11-18
2014-06-11T19:24:02Z
2014-06-11T19:24:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PIMENTA, Lidiane Malagone. Campanha Fome Zero: a construção do sentido na mídia televisiva. 2005. 139 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2005.
http://hdl.handle.net/11449/89400
000360504
pimenta_lm_me_bauru.pdf
33004056081P4
5606170947611867
identifier_str_mv PIMENTA, Lidiane Malagone. Campanha Fome Zero: a construção do sentido na mídia televisiva. 2005. 139 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2005.
000360504
pimenta_lm_me_bauru.pdf
33004056081P4
5606170947611867
url http://hdl.handle.net/11449/89400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 139 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797791048132460544