A avaliação 360º: percepções dos professores do Programa de Ensino Integral

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Barbosa, Mayara Letícia Calixto dos Santos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/190839
Resumo: A presente pesquisa tem o objetivo de analisar as percepções dos professores que fazem parte do Programa de Ensino Integral do Estado de São Paulo (PEI) e que participam da avaliação de desempenho que faz parte do PEI, denominada “Avaliação 360 graus”, colocando a educação e as relações desses profissionais sob a ótica do gerencialismo, tendo como principais objetivos a obtenção do alcance de metas na lógica do mercado empresarial. Para que isso ocorra, é necessário medir e avaliar o trabalho que é realizado pelos profissionais e se os mesmos correspondem com o perfil esperado pela escola para garantir resultados satisfatórios. Nesse contexto, a Avaliação de Desempenho, utilizada no setor administrativo, é introduzida no ambiente escolar, avaliando os professores através de um processo que, em teoria, deve colaborar com sua formação profissional, com a reflexão sobre seu trabalho e o apontamento de melhorias. A pesquisa foi desenvolvida com o aporte de referências bibliográficas tanto na área de educação quanto de administração, além dos documentos que embasam a implantação e o funcionamento do Programa de Ensino Integral do Estado de São Paulo, Programa esse que utiliza como Avaliação de Desempenho um método específico chamado de “Avaliação 360 graus”. Como foco maior dessa pesquisa, a análise do instrumento inserido no PEI se dá através das percepções de seis professores com relação ao instrumento adotado para avaliar seu desempenho e ao processo de avaliação. Os participantes da pesquisa atuam ou atuaram em uma escola que aderiu ao Programa de Ensino Integral entre o período de 2014 a 2018 e passaram pela experiência de serem avaliados pelo referido método. Tais percepções, exteriorizadas com o auxílio de um roteiro de entrevista semiestruturado, contribuem para a reflexão sobre a aplicação desse processo, a construção do instrumento e a capacidade de refletir o trabalho docente, estabelecendo uma discussão sobre seu caráter formativo, sua inserção na escola e suas contribuições ou não para o desenvolvimento do professor em sua vida profissional.
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Nesse contexto, a Avaliação de Desempenho, utilizada no setor administrativo, é introduzida no ambiente escolar, avaliando os professores através de um processo que, em teoria, deve colaborar com sua formação profissional, com a reflexão sobre seu trabalho e o apontamento de melhorias. A pesquisa foi desenvolvida com o aporte de referências bibliográficas tanto na área de educação quanto de administração, além dos documentos que embasam a implantação e o funcionamento do Programa de Ensino Integral do Estado de São Paulo, Programa esse que utiliza como Avaliação de Desempenho um método específico chamado de “Avaliação 360 graus”. Como foco maior dessa pesquisa, a análise do instrumento inserido no PEI se dá através das percepções de seis professores com relação ao instrumento adotado para avaliar seu desempenho e ao processo de avaliação. 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For this to occur, it is necessary to measure and evaluate the work that is performed by professionals and whether they correspond with the profile expected by the school to ensure satisfactory results. In this context, the Performance Evaluation, used in the administrative sector, was introduced in the school environment, evaluating teachers through a process that, in theory, should collaborate with their professional education, with reflection on their work and the pointing of improvements. The research was developed with bibliographic references in the area of education and administration, as well as the documents that support the implementation and operation of the Program de Ensino Integral called a 360-degree rating. As a major focus of this research, the analysis of the instrument inserted in the PEI takes place through the perceptions of six teachers regarding the instrument adopted to evaluate its performance and the evaluation process. The research participants work or worked in a school that adhered to the Program from 2014 to 2018 and had the experience of being evaluated by this method. Such perceptions, externalized with the help of a semi-structured interview script, contribute to the reflection on the application of this process, the construction of the instrument and the ability to reflect the teaching work, establishing a discussion about its formative character, its insertion in school and their contributions or not to the teacher's development in his career.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bertagna, Regiane Helena [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barbosa, Mayara Letícia Calixto dos Santos2019-10-24T18:23:24Z2019-10-24T18:23:24Z2019-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19083900092632733004137064P245380181500387180000-0003-4415-0978porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-11T06:18:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/190839Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-11T06:18:08Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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