Trajetória acadêmica de estudantes com deficiência no Ensino Superior do Brasil e de Portugal: contribuições da Psicologia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Ciantelli, Ana Paula Camilo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/192133
Resumo: O Ensino Superior brasileiro e português possui diversas barreiras de acessibilidade que devem ser superadas para que se promova a inclusão nesse nível de ensino. Atualmente, um dos grandes desafios para a efetivação dessa inclusão diz respeito às condições de permanência. A permanência do estudante com deficiência na universidade e seu sucesso acadêmico dependem de vários fatores conjugados. A forma com que se sente incluído abrange, entre outros aspectos, a maneira pela qual é acolhido pela instituição, os apoios recebidos, a determinação pessoal para enfrentar os desafios postos em sua trajetória acadêmica. A Psicologia pode auxilir esse estudante, favorecendo seu desenvolvimento social, pessoal, afetivo e acadêmico, e simultaneamente promover a sensibilização e conscientização da comunidade acadêmica acerca da deficiência, inclusão e acessibilidade. Esta pesquisa foi realizada junto a duas universidades públicas, a Universidade Estadual Paulista (UNESP-Brasil) e a Universidade do Algarve (UAlg-Portugal), com o objetivo de identificar e analisar os fatores de permanência que favorecem a trajetória acadêmica de estudantes com deficiência no ensino superior, analisando como o psicólogo pode atuar nesse contexto. Participaram da pesquisa nove estudantes com deficiência da Unesp, campus de Bauru, e doze estudantes com deficiência da UAlg. A pesquisa é constituída a partir da compilação de três estudos distintos e complementares, na forma de manuscritos, acrescidos de outras partes textuais. O primeiro estudo garantiu que as vozes dos estudantes com deficiência da Unesp e da UAlg fossem ecoadas, com o objetivo de compreender e analisar suas trajetórias de vida e de academia, destacando a formação da identidade do estudante universitário. Verificou-se que a constituição da identidade do estudante tem como elemento central a questão da deficiência, sendo que a forma como ela é abordada pelo próprio estudante e pelos outros a sua volta pode favorecer ou não sua trajetória de vida e de academia, podendo ser estes elementos alvos de intervenção da Psicologia para uma melhor inclusão no ambiente universitário. O segundo estudo se propôs a analisar os efeitos de uma proposta de intervenção da área da Psicologia como promotora de inclusão social e educacional de estudantes com deficiência da Unesp. Conclui-se que o grupo de intervenção proporcionou acolhimento e valorizou a visibilidade e voz dos estudantes com deficiência, estimulando o empoderamento desse grupo, seu desenvolvimento pessoal, social e acadêmico, favorecendo sua inclusão na universidade. O terceiro estudo se propôs a compreender a inclusão de estudantes com deficiência da Unesp e da UAlg, identificando suas concepções de deficiência, vivências acadêmicas e percepção de suporte social, destacando as contribuições da Psicologia como forma de favorecer a inclusão nesse ambiente. Identificou-se que os estudantes tendem a concordar com uma concepção social e biológica de deficiência, possuem uma percepção positiva acerca de sua integração na universidade e há o predomínio de déficit na concepção do suporte social em relação ao contexto universitário, o que indica que ainda se faz necessário incentivar ações que promovam suporte social a eles.
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A forma com que se sente incluído abrange, entre outros aspectos, a maneira pela qual é acolhido pela instituição, os apoios recebidos, a determinação pessoal para enfrentar os desafios postos em sua trajetória acadêmica. A Psicologia pode auxilir esse estudante, favorecendo seu desenvolvimento social, pessoal, afetivo e acadêmico, e simultaneamente promover a sensibilização e conscientização da comunidade acadêmica acerca da deficiência, inclusão e acessibilidade. Esta pesquisa foi realizada junto a duas universidades públicas, a Universidade Estadual Paulista (UNESP-Brasil) e a Universidade do Algarve (UAlg-Portugal), com o objetivo de identificar e analisar os fatores de permanência que favorecem a trajetória acadêmica de estudantes com deficiência no ensino superior, analisando como o psicólogo pode atuar nesse contexto. Participaram da pesquisa nove estudantes com deficiência da Unesp, campus de Bauru, e doze estudantes com deficiência da UAlg. A pesquisa é constituída a partir da compilação de três estudos distintos e complementares, na forma de manuscritos, acrescidos de outras partes textuais. O primeiro estudo garantiu que as vozes dos estudantes com deficiência da Unesp e da UAlg fossem ecoadas, com o objetivo de compreender e analisar suas trajetórias de vida e de academia, destacando a formação da identidade do estudante universitário. Verificou-se que a constituição da identidade do estudante tem como elemento central a questão da deficiência, sendo que a forma como ela é abordada pelo próprio estudante e pelos outros a sua volta pode favorecer ou não sua trajetória de vida e de academia, podendo ser estes elementos alvos de intervenção da Psicologia para uma melhor inclusão no ambiente universitário. O segundo estudo se propôs a analisar os efeitos de uma proposta de intervenção da área da Psicologia como promotora de inclusão social e educacional de estudantes com deficiência da Unesp. Conclui-se que o grupo de intervenção proporcionou acolhimento e valorizou a visibilidade e voz dos estudantes com deficiência, estimulando o empoderamento desse grupo, seu desenvolvimento pessoal, social e acadêmico, favorecendo sua inclusão na universidade. O terceiro estudo se propôs a compreender a inclusão de estudantes com deficiência da Unesp e da UAlg, identificando suas concepções de deficiência, vivências acadêmicas e percepção de suporte social, destacando as contribuições da Psicologia como forma de favorecer a inclusão nesse ambiente. Identificou-se que os estudantes tendem a concordar com uma concepção social e biológica de deficiência, possuem uma percepção positiva acerca de sua integração na universidade e há o predomínio de déficit na concepção do suporte social em relação ao contexto universitário, o que indica que ainda se faz necessário incentivar ações que promovam suporte social a eles.There are many accessibility barriers that must still be overcome in the Brazilian and Portuguese Higher Education systems in order to promote accessibility in that level of education. Nowadays, one of the great challenges to actualize that inclusion is related to conditions of permanence. The permanence of the student with disability in the university and their academic success rely on various conjugated factors. The way in which they feel included comprises, among other aspects, the way in which they are welcomed by their institution, the support received, their personal determination to face the challenges they will encounter during their academic trajectory. The Psychology can assist this student, favoring their personal, social, affective and academic development, simultaneously promoting the academic community’s awareness around disabilities, inclusion, and accessibility. The present research was conducted in two public universities, the Universidade Estadual Paulista (Unesp-Brazil) and the Universidade do Algarve (UAlg-Portugal), aiming at identifying and analyzing the permanence factors that aid the academic life of students with disabilities in Higher Education, analyzing how Psychologists can help in this context. Nine students with disabilities from Unesp, Bauru campus, and twelve students with disabilities from UAlg participated in this study. This research is built upon the compilation of three distinct and complementary studies, in the form of manuscripts, with added textual parts. The first study guaranteed that the voices of the students with disabilities from Unesp and UAlg were echoed, seeking to analyze their life and academic trajectories, highlighting the formation of the Higher Education student’s identity. It was noted that the constitution of the student’s identity is strongly related to the disability, being that the way in which the student and the people around them approach this subject can favor or hinder their life and academic trajectory, meaning that these elements are possible intervention targets for the Psychology to improve the environment of inclusion in the university. The second study sought to analyze the effects of an intervention proposition from the area of Psychology as a promoter of social and educational inclusion of the students with disabilities from Unesp. It was concluded that the intervention group has provided nurturing and has valued the visibility and voice of the students with disabilities, stimulating this group’s empowerment, their personal, social, and academic development, favoring their inclusion in the university. The third study aimed at comprehending the inclusion of students with disabilities from Unesp and UAlg, identifying their conceptions of disability, their academic experience, and their perception of social support, highlighting the contributions of the field of Psychology as a way of promoting inclusion in this environment. It was identified that the students tend to agree with a social and biological conception of disability, have a positive perception regarding their integration in the university, and that there is a predominant deficit in the conception of social support in relation to their university context, which indicates that it is still necessary to promote actions that stimulate social support to those students.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)88882.432857/2019-01Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, Lúcia Pereira [UNESP]Martins, Maria Helena VenâncioUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ciantelli, Ana Paula Camilo2020-04-10T01:32:24Z2020-04-10T01:32:24Z2020-02-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19213300092998333004056085P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-12T06:20:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192133Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-12T06:20:59Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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