Violência e indisciplina na escola, legislação e solução de conflitos: um estudo de caso centrado no professor mediador escolar e comunitário

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Souza, Carlos Alberto Ferreira de [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/92300
Resumo: O presente estudo foi construído no âmbito da Linha de Pesquisa Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores e teve por objetivo investigar a existência de modelos de resolução de conflitos, principalmente envolvendo o Professor Mediador Escolar e Comunitário numa escola da rede pública do interior de São Paulo. As mais diversas tentativas de enfrentamento das questões referentes à violência e indisciplina dentro das escolas e a possibilidade de existir ou não, práticas e ações restaurativas, políticas públicas e legislação sobre o assunto envolvem a preocupação deste pesquisador. O espaço escolar divide com a família a obrigação da formação e da educação, sendo atualmente a principal responsável pelo desenvolvimento ou não das pessoas, ou pelo menos assim é vista. A indisciplina e a violência na escola precisam ser estudadas, entendidas e divulgadas de forma simples, de fácil compreensão para que o seu enfrentamento, aliando educadores, pais e Estado, possa acontecer de forma efetiva e diversificada, se adequando a cada espaço escolar e assim, desenvolvendo políticas públicas que atendam as necessidades existentes. A análise e as experiências da utilização de meios alternativos e do projeto referente ao professor mediador escolar e comunitário como possíveis soluções de conflitos nas escolas poderá expandir a criação e explicitação de novas e viáveis alternativas dessa solução dos problemas existentes nas escolas. O atual panorama existente dentro da escola, bem como a possibilidade de atuação e comprometimento do meio escolar com o projeto do professor mediador pode revelar uma ação nova que tende a ser algo diferente na resolução dos conflitos existentes, bem como na...
id UNSP_b929621f63dbca794d48abacec586168
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92300
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Violência e indisciplina na escola, legislação e solução de conflitos: um estudo de caso centrado no professor mediador escolar e comunitárioEducaçãoViolencia escolarSchool violenceO presente estudo foi construído no âmbito da Linha de Pesquisa Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores e teve por objetivo investigar a existência de modelos de resolução de conflitos, principalmente envolvendo o Professor Mediador Escolar e Comunitário numa escola da rede pública do interior de São Paulo. As mais diversas tentativas de enfrentamento das questões referentes à violência e indisciplina dentro das escolas e a possibilidade de existir ou não, práticas e ações restaurativas, políticas públicas e legislação sobre o assunto envolvem a preocupação deste pesquisador. O espaço escolar divide com a família a obrigação da formação e da educação, sendo atualmente a principal responsável pelo desenvolvimento ou não das pessoas, ou pelo menos assim é vista. A indisciplina e a violência na escola precisam ser estudadas, entendidas e divulgadas de forma simples, de fácil compreensão para que o seu enfrentamento, aliando educadores, pais e Estado, possa acontecer de forma efetiva e diversificada, se adequando a cada espaço escolar e assim, desenvolvendo políticas públicas que atendam as necessidades existentes. A análise e as experiências da utilização de meios alternativos e do projeto referente ao professor mediador escolar e comunitário como possíveis soluções de conflitos nas escolas poderá expandir a criação e explicitação de novas e viáveis alternativas dessa solução dos problemas existentes nas escolas. O atual panorama existente dentro da escola, bem como a possibilidade de atuação e comprometimento do meio escolar com o projeto do professor mediador pode revelar uma ação nova que tende a ser algo diferente na resolução dos conflitos existentes, bem como na...The present study was constructed as part of the Research Line Public Policy, School Organization and Teacher Training and aimed to investigate the existence of models of conflict resolution, mainly involving School and Community Mediator Teacher in a public school in the interior of Sao Paulo. The most diverse attempts to cope with issues of violence and indiscipline in schools and the possibility of existing there, or not, restorative practices and actions, public policies and legislation on the subject involve the concerns of the researcher. The school shares space with the family the obligation of bringing-up, training and education, currently being the main responsible for the development of the people, or not, or at least so it is seen. The indiscipline and violence in school need to be studied, understood and disseminated in a simple, easy to understand way, so that the way to face them, uniting educators, parents and the state, can happen in an effective and diversified way, fitting each school space and thus developing public policies that meet existing needs. The analysis and experiments on the use of alternative and project of the School and Community Mediator Teacher as possible solutions to conflicts in schools can expand the creation and explanation of this new and viable alternative solution to existing problems in schools. The current picture within the existing school, as well as the possibility of performance and commitment of the school, designed by the School and Community Mediator Teacher may reveal a new action that tends to be somewhat different in the solution of the existing conflicts, as well as the modern alternative to in among the pedagogical problems... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini Di [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Carlos Alberto Ferreira de [UNESP]2014-06-11T19:25:58Z2014-06-11T19:25:58Z2012-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis169 f. : il.application/pdfSOUZA, Carlos Alberto Ferreira de. Violência e indisciplina na escola, legislação e solução de conflitos: um estudo de caso centrado no professor mediador escolar e comunitário. 2012. 169 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2012.http://hdl.handle.net/11449/92300000682543souza_caf_me_prud.pdf33004129044P67340016437698240Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-07T06:26:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92300Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-07T06:26:39Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Violência e indisciplina na escola, legislação e solução de conflitos: um estudo de caso centrado no professor mediador escolar e comunitário
title Violência e indisciplina na escola, legislação e solução de conflitos: um estudo de caso centrado no professor mediador escolar e comunitário
spellingShingle Violência e indisciplina na escola, legislação e solução de conflitos: um estudo de caso centrado no professor mediador escolar e comunitário
Souza, Carlos Alberto Ferreira de [UNESP]
Educação
Violencia escolar
School violence
title_short Violência e indisciplina na escola, legislação e solução de conflitos: um estudo de caso centrado no professor mediador escolar e comunitário
title_full Violência e indisciplina na escola, legislação e solução de conflitos: um estudo de caso centrado no professor mediador escolar e comunitário
title_fullStr Violência e indisciplina na escola, legislação e solução de conflitos: um estudo de caso centrado no professor mediador escolar e comunitário
title_full_unstemmed Violência e indisciplina na escola, legislação e solução de conflitos: um estudo de caso centrado no professor mediador escolar e comunitário
title_sort Violência e indisciplina na escola, legislação e solução de conflitos: um estudo de caso centrado no professor mediador escolar e comunitário
author Souza, Carlos Alberto Ferreira de [UNESP]
author_facet Souza, Carlos Alberto Ferreira de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini Di [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Carlos Alberto Ferreira de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Violencia escolar
School violence
topic Educação
Violencia escolar
School violence
description O presente estudo foi construído no âmbito da Linha de Pesquisa Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores e teve por objetivo investigar a existência de modelos de resolução de conflitos, principalmente envolvendo o Professor Mediador Escolar e Comunitário numa escola da rede pública do interior de São Paulo. As mais diversas tentativas de enfrentamento das questões referentes à violência e indisciplina dentro das escolas e a possibilidade de existir ou não, práticas e ações restaurativas, políticas públicas e legislação sobre o assunto envolvem a preocupação deste pesquisador. O espaço escolar divide com a família a obrigação da formação e da educação, sendo atualmente a principal responsável pelo desenvolvimento ou não das pessoas, ou pelo menos assim é vista. A indisciplina e a violência na escola precisam ser estudadas, entendidas e divulgadas de forma simples, de fácil compreensão para que o seu enfrentamento, aliando educadores, pais e Estado, possa acontecer de forma efetiva e diversificada, se adequando a cada espaço escolar e assim, desenvolvendo políticas públicas que atendam as necessidades existentes. A análise e as experiências da utilização de meios alternativos e do projeto referente ao professor mediador escolar e comunitário como possíveis soluções de conflitos nas escolas poderá expandir a criação e explicitação de novas e viáveis alternativas dessa solução dos problemas existentes nas escolas. O atual panorama existente dentro da escola, bem como a possibilidade de atuação e comprometimento do meio escolar com o projeto do professor mediador pode revelar uma ação nova que tende a ser algo diferente na resolução dos conflitos existentes, bem como na...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-31
2014-06-11T19:25:58Z
2014-06-11T19:25:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Carlos Alberto Ferreira de. Violência e indisciplina na escola, legislação e solução de conflitos: um estudo de caso centrado no professor mediador escolar e comunitário. 2012. 169 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/92300
000682543
souza_caf_me_prud.pdf
33004129044P6
7340016437698240
identifier_str_mv SOUZA, Carlos Alberto Ferreira de. Violência e indisciplina na escola, legislação e solução de conflitos: um estudo de caso centrado no professor mediador escolar e comunitário. 2012. 169 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2012.
000682543
souza_caf_me_prud.pdf
33004129044P6
7340016437698240
url http://hdl.handle.net/11449/92300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 169 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1800401452815876096