Elementos da experiência do usuário em ambientes de realidade virtual

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Sampedro, Paula Poiet
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/210862
Resumo: A indagação sobre como potencializar a Experiência do Usuário (UX) em ambientes de Realidade Virtual (RV) foi a motivação deste trabalho. Sua construção se iniciou com uma pesquisa bibliográfica para compreender a UX em ambientes de RV, os componentes que definem essa experiência, como eles se relacionam e como podem influenciar na sensação de presença do usuário. Para alcançar a perspectiva dos usuários, considerando os equipamentos disponíveis no período dessa pesquisa, esse trabalho focou em entrevistas com especialistas da área (para entender melhor sobre a criação e interação em ambientes de RV) e usou de um questionário aplicado a usuários finais (brasileiros e estrangeiros). Para uma avaliação de diferentes equipamentos, foi realizado um teste prático com participantes brasileiros, onde um jogo específico foi utilizado. A análise da bibliografia e das respostas obtidas resultou no apontamento de elementos com potencial para trazer um impacto positivo na UX, bem como aqueles que podem trazer desconforto ou causar estranheza. Por fim, foram indicados parâmetros para construção de ambientes virtuais que incentivam o envolvimento e participação dos usuários.
id UNSP_ba1b15606815f3229a0b4e4ff7a8b894
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/210862
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Elementos da experiência do usuário em ambientes de realidade virtualUser experience elements in virtual reality environmentRealidade virtualExperiência do usuárioPresençaTecnologias midiáticasAmbientes imersivosVirtual realityUser experiencePresenceMedia technologiesImmersive environmentsA indagação sobre como potencializar a Experiência do Usuário (UX) em ambientes de Realidade Virtual (RV) foi a motivação deste trabalho. Sua construção se iniciou com uma pesquisa bibliográfica para compreender a UX em ambientes de RV, os componentes que definem essa experiência, como eles se relacionam e como podem influenciar na sensação de presença do usuário. Para alcançar a perspectiva dos usuários, considerando os equipamentos disponíveis no período dessa pesquisa, esse trabalho focou em entrevistas com especialistas da área (para entender melhor sobre a criação e interação em ambientes de RV) e usou de um questionário aplicado a usuários finais (brasileiros e estrangeiros). Para uma avaliação de diferentes equipamentos, foi realizado um teste prático com participantes brasileiros, onde um jogo específico foi utilizado. A análise da bibliografia e das respostas obtidas resultou no apontamento de elementos com potencial para trazer um impacto positivo na UX, bem como aqueles que podem trazer desconforto ou causar estranheza. Por fim, foram indicados parâmetros para construção de ambientes virtuais que incentivam o envolvimento e participação dos usuários.The question about how to enhance the User Experience (UX) in Virtual Reality (VR) environments was the motivation of this work. Its construction began with a literature search to understand the UX in VR environments, the components that define this experience, how they relate and how they can influence the user's sense of presence. To achieve the users' perspective, considering the equipment available during the period of this research, this work focused on interviews with experts in the field (to better understand the creation and interaction in VR environments) and used a questionnaire applied to end users (Brazilians and foreigners). For an evaluation of different equipment, a practical test was carried out with Brazilian participants, where a specific game was used. The analysis of the bibliography and the answers obtained resulted in the identification of elements with the potential to bring a positive impact on the UX, as well as those that can cause discomfort or cause strangeness. Finally, parameters were indicated for the construction of virtual environments that encourage the involvement and participation of users.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)88881.361856/2019-01Universidade Estadual Paulista (Unesp)Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira [UNESP]Zitkus, EmileneUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Sampedro, Paula Poiet2021-06-29T00:34:40Z2021-06-29T00:34:40Z2021-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21086233004056092P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T14:43:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/210862Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-22T14:43:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Elementos da experiência do usuário em ambientes de realidade virtual
User experience elements in virtual reality environment
title Elementos da experiência do usuário em ambientes de realidade virtual
spellingShingle Elementos da experiência do usuário em ambientes de realidade virtual
Sampedro, Paula Poiet
Realidade virtual
Experiência do usuário
Presença
Tecnologias midiáticas
Ambientes imersivos
Virtual reality
User experience
Presence
Media technologies
Immersive environments
title_short Elementos da experiência do usuário em ambientes de realidade virtual
title_full Elementos da experiência do usuário em ambientes de realidade virtual
title_fullStr Elementos da experiência do usuário em ambientes de realidade virtual
title_full_unstemmed Elementos da experiência do usuário em ambientes de realidade virtual
title_sort Elementos da experiência do usuário em ambientes de realidade virtual
author Sampedro, Paula Poiet
author_facet Sampedro, Paula Poiet
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira [UNESP]
Zitkus, Emilene
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampedro, Paula Poiet
dc.subject.por.fl_str_mv Realidade virtual
Experiência do usuário
Presença
Tecnologias midiáticas
Ambientes imersivos
Virtual reality
User experience
Presence
Media technologies
Immersive environments
topic Realidade virtual
Experiência do usuário
Presença
Tecnologias midiáticas
Ambientes imersivos
Virtual reality
User experience
Presence
Media technologies
Immersive environments
description A indagação sobre como potencializar a Experiência do Usuário (UX) em ambientes de Realidade Virtual (RV) foi a motivação deste trabalho. Sua construção se iniciou com uma pesquisa bibliográfica para compreender a UX em ambientes de RV, os componentes que definem essa experiência, como eles se relacionam e como podem influenciar na sensação de presença do usuário. Para alcançar a perspectiva dos usuários, considerando os equipamentos disponíveis no período dessa pesquisa, esse trabalho focou em entrevistas com especialistas da área (para entender melhor sobre a criação e interação em ambientes de RV) e usou de um questionário aplicado a usuários finais (brasileiros e estrangeiros). Para uma avaliação de diferentes equipamentos, foi realizado um teste prático com participantes brasileiros, onde um jogo específico foi utilizado. A análise da bibliografia e das respostas obtidas resultou no apontamento de elementos com potencial para trazer um impacto positivo na UX, bem como aqueles que podem trazer desconforto ou causar estranheza. Por fim, foram indicados parâmetros para construção de ambientes virtuais que incentivam o envolvimento e participação dos usuários.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-29T00:34:40Z
2021-06-29T00:34:40Z
2021-04-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/210862
33004056092P6
url http://hdl.handle.net/11449/210862
identifier_str_mv 33004056092P6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1800401282184249344