Um estudo sobre a experiência escolar e singularidades de crianças em tratamento oncológico a partir de produções escritas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Naitzki, Amanda Sotero Izeppe [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/90130
Resumo: O trabalho desenvolvido e aqui apresentado visa desenvolver um estudo tendo como referência a linguagem através da produção escrita posta em palavras em um diário particular estabelecido entre a pesquisadora e crianças participantes da pesquisa, que encontram-se em idade escolar de sete a onze anos de idade, frequentando a escola de ensino regular e apresentam-se em fase de tratamento de doença oncológica. Foi realizado um acompanhamento e uma leitura minuciosa das suas produções escritas registradas em um diário individual, sendo que as anotações foram feitas, em parte, no ambiente escolar e na maior parte do tempo foram registradas em domicílio. A particularidade da criança, considerando o contexto da doença câncer, as suas experiências, singularidades e formação foram relevantes durante a leitura das produções escritas. A pesquisa é de abordagem qualitativa, contemplando uma metodologia de investigação que considerou dois instrumentos: a coleta de dados da pesquisa de campo, recorrendo-se a observação estruturada e detalhada com as crianças sujeitos da pesquisa, no ambiente escolar em sala de aula e registrada em diário pela pesquisadora e material escrito pelas crianças, na forma de diário. O principal objetivo deste trabalho é desenvolver um estudo tendo como referência a linguagem através da produção escrita presente nos diários, levantando alguns elementos que apontam para a potencialidade de vida sensível, cognitiva, afetiva e fisiológica dessas crianças. O estudo detectou a necessidade de se atentar para situações presentes nas histórias de vida das crianças, durante os acontecimentos cotidianos que muitas vezes estão ligados à condição da doença oncológica, despertando desta forma um olhar às suas potencialidades vitais, sendo de fundamental importância em meio a significados para as ações na área da saúde e da educação
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