Avaliação da acessibilidade de escolas públicas de ensino fundamental por meio de um instrumento digital: análise da transmissão e do banco de dados
Ano de defesa: | 2023 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/11449/242442 |
Resumo: | As premissas em relação à acessibilidade em locais públicos devem favorecer a efetivação da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. A falta de acessibilidade arquitetônica afeta diretamente as pessoas com deficiência física e, também, aquelas que têm limitada sua capacidade de relacionar-se com o meio e utilizá-lo, incluindo deficientes visuais, idosos, gestantes, obesos e convalescentes cirúrgicos. Ao levar em consideração o crescimento de matrículas dos estudantes do público-alvo da Educação Especial em salas de aula regulares, vêm à tona questões acerca da adequação de prédios escolares em relação às normas e legislações vigentes na busca do acesso e permanência igualitários dos estudantes. A pesquisa tem por objetivos analisar a efetividade da transmissão de informações e do banco de dados de um Protocolo Digital e avaliar as condições de acessibilidade de uma amostra de cinco escolas de Ensino Fundamental, a fim de identificar espaços adequados e inadequados nelas e, ao mesmo tempo, validar o instrumento digital. Trata-se de uma pesquisa de campo que teve os dados coletados por meio de um Protocolo Digital, os quais foram analisados de maneira estatística. Os resultados indicam que ainda que no período de testes a plataforma tenha apresentado instabilidades que comprometeram o armazenamento de informações, ao serem feitas as correções, novos testes sugeriram a confiabilidade para a alocação segura das informações no banco de dados. Pontua-se também que, a princípio, nem todas as rotas estavam realizando de maneira correta os cálculos automatizados conforme a inserção dos dados. Entretanto, ao serem percebidos os equívocos e feitas as correções, novos testes sugeriram a confiabilidade para o sistema de pontuação automatizado. No tocante à avaliação da acessibilidade das escolas, pôde-se analisar que embora não estejam totalmente acessíveis, apresentam várias características favoráveis à acessibilidade, ficando identificadas as adequações arquitetônicas e de equipamentos necessárias. |
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Avaliação da acessibilidade de escolas públicas de ensino fundamental por meio de um instrumento digital: análise da transmissão e do banco de dadosAccessibility evaluation of public elementary schools by a digital instrument: transmission and database analysisEvaluación de la accesibilidad de las escuelas primarias públicas a través de un instrumento digital: transmisión y análisis de bases de datosEducação especialAcessibilidadeEscolaEnsino fundamentalDesenvolvimento de instrumentoSpecial educationAccessibilitySchoolElementary schoolInstrument developmentAs premissas em relação à acessibilidade em locais públicos devem favorecer a efetivação da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. A falta de acessibilidade arquitetônica afeta diretamente as pessoas com deficiência física e, também, aquelas que têm limitada sua capacidade de relacionar-se com o meio e utilizá-lo, incluindo deficientes visuais, idosos, gestantes, obesos e convalescentes cirúrgicos. Ao levar em consideração o crescimento de matrículas dos estudantes do público-alvo da Educação Especial em salas de aula regulares, vêm à tona questões acerca da adequação de prédios escolares em relação às normas e legislações vigentes na busca do acesso e permanência igualitários dos estudantes. A pesquisa tem por objetivos analisar a efetividade da transmissão de informações e do banco de dados de um Protocolo Digital e avaliar as condições de acessibilidade de uma amostra de cinco escolas de Ensino Fundamental, a fim de identificar espaços adequados e inadequados nelas e, ao mesmo tempo, validar o instrumento digital. Trata-se de uma pesquisa de campo que teve os dados coletados por meio de um Protocolo Digital, os quais foram analisados de maneira estatística. Os resultados indicam que ainda que no período de testes a plataforma tenha apresentado instabilidades que comprometeram o armazenamento de informações, ao serem feitas as correções, novos testes sugeriram a confiabilidade para a alocação segura das informações no banco de dados. Pontua-se também que, a princípio, nem todas as rotas estavam realizando de maneira correta os cálculos automatizados conforme a inserção dos dados. Entretanto, ao serem percebidos os equívocos e feitas as correções, novos testes sugeriram a confiabilidade para o sistema de pontuação automatizado. No tocante à avaliação da acessibilidade das escolas, pôde-se analisar que embora não estejam totalmente acessíveis, apresentam várias características favoráveis à acessibilidade, ficando identificadas as adequações arquitetônicas e de equipamentos necessárias.The assumptions regarding accessibility in public places should favor the effective inclusion of people with disabilities in society. The lack of architectural accessibility directly affects people with physical disabilities and also those who have limited ability to relate to and use the environment, including the visually impaired, the elderly, pregnant women, obese people and surgical convalescents. When taking into account the growth in enrollments of students from the target audience of Special Education in regular classrooms, questions about the adequacy of school buildings in relation to the current norms and legislation in the search for equal access and permanence of students arise. The research aims to analyze the effectiveness of the transmission of information and the database of a Digital Protocol and to evaluate the accessibility conditions of a sample of five Elementary Schools, in order to identify adequate and inadequate spaces in them and, at the same time, validate the digital instrument. This is a field research that had its data collected through a Digital Protocol, which were analyzed in a statistical way. The results indicate that even though the platform presented instabilities during the testing period that compromised the storage of information, when corrections were made, new tests suggested reliability for the safe allocation of information in the database It is also pointed out that, at first, not all routes were correctly performing the automated calculations according to the data insertion. However, when errors were noticed and corrections were made, further tests suggested reliability for the automated scoring system. Regarding the evaluation of the accessibility of schools, it was possible to analyze that although they are not fully accessible, they have several characteristics favorable to accessibility, and we identified the necessary architectural and equipment adaptations.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Manzini, Eduardo José [UNESP]Nascimento, Ricardo Augusto Lins doUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Vasconcelos, Fernanda Mussato2023-03-10T18:17:24Z2023-03-10T18:17:24Z2023-02-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVASCONCELOS, Fernanda Mussato. Avaliação da acessibilidade de escolas públicas de ensino fundamental por meio de um instrumento digital: análise da transmissão e do banco de dados. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.http://hdl.handle.net/11449/24244233004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-26T06:17:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/242442Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-26T06:17:36Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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