O coordenador pedagógico na implementação e consolidação de uma política curricular no Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Santos, Ana Carolina Franco dos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/232330
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo principal investigar a atuação do Coordenador Pedagógico na implementação e consolidação do currículo na rede municipal de ensino da prefeitura de Bauru. O trabalho também tem a finalidade de traçar as dificuldades encontradas pelos coordenadores pedagógicos na formação continuada acerca do currículo, assim como analisar se os coordenadores pedagógicos sentem-se seguros em relação a linha teórica que norteia o currículo e que tem como base a Psicologia Histórico Cultural e A Pedagogia Histórico Crítica. A análise da coordenação pedagógica justifica-se pela importância deste profissional para a formação continuada do professor e para a efetivação da proposta curricular que deve efetivar-se no âmbito do Projeto Político pedagógico (PPP) das escolas. A metodologia escolhida foi a pesquisa qualitativa, de abordagem empírica e os dados foram obtidos junto aos Coordenadores Pedagógicos por meio do instrumento questionário, enviado via Google forms, com questões fechadas e abertas. Os dados obtidos foram analisados via Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin (2010), e evidenciam que são inúmeros os desafios para o desenvolvimento da função de coordenador diariamente, entre elas superar os entraves burocráticos e estabelecer via gestão democrática uma relação de diálogo que permita um real avanço no pedagógico escolar.
id UNSP_cf592d9252b7c05c701ad9965886e544
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/232330
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling O coordenador pedagógico na implementação e consolidação de uma política curricular no Ensino FundamentalThe pedagogical coordinator in the implementation and consolidation of a curriculum policy in elementary educationCoordenação pedagógicaCurrículoFormação continuadaPedagogical coordinationCurriculumContinuing educationEsta dissertação tem como objetivo principal investigar a atuação do Coordenador Pedagógico na implementação e consolidação do currículo na rede municipal de ensino da prefeitura de Bauru. O trabalho também tem a finalidade de traçar as dificuldades encontradas pelos coordenadores pedagógicos na formação continuada acerca do currículo, assim como analisar se os coordenadores pedagógicos sentem-se seguros em relação a linha teórica que norteia o currículo e que tem como base a Psicologia Histórico Cultural e A Pedagogia Histórico Crítica. A análise da coordenação pedagógica justifica-se pela importância deste profissional para a formação continuada do professor e para a efetivação da proposta curricular que deve efetivar-se no âmbito do Projeto Político pedagógico (PPP) das escolas. A metodologia escolhida foi a pesquisa qualitativa, de abordagem empírica e os dados foram obtidos junto aos Coordenadores Pedagógicos por meio do instrumento questionário, enviado via Google forms, com questões fechadas e abertas. Os dados obtidos foram analisados via Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin (2010), e evidenciam que são inúmeros os desafios para o desenvolvimento da função de coordenador diariamente, entre elas superar os entraves burocráticos e estabelecer via gestão democrática uma relação de diálogo que permita um real avanço no pedagógico escolar.This dissertation has as main objective to investigate the role of the Pedagogical Coordinator in the implementation and consolidation of the curriculum in Municipality Oriented Education in Bauru. The work also wants to show the difficulties found by pedagogical coordinators in continuing education about the curriculum, as well as analyzing whether pedagogical coordinators feel safe with the theoretical line that guides the curriculum and which is based on Historical and Cultural Psychology and Historical-Critical Pedagogy. The analysis of the pedagogical coordination is justified by the importance of this professional for the continued formation of the teacher and for the effectiveness of the curricular proposal that must be carried out in the Political Pedagogical Project (PPP) of the schools. The methodology chosen was qualitative research with an empirical approach and the data were obtained from the Pedagogical Coordinators through questionnaires sent via Google forms with closed and open questions. The data obtained were analyzed via Content Analysis, by Laurence Bardin (2010), and show that there are numerous challenges for the development of the role of coordinator on a daily basis, among them overcoming bureaucratic obstacles and establishing through democratic management a relationship of dialogue that allows a real advance in school pedagogy.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes, Maria José da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Ana Carolina Franco dos2022-04-29T11:48:17Z2022-04-29T11:48:17Z2022-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23233033004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-24T06:13:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/232330Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-24T06:13:25Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O coordenador pedagógico na implementação e consolidação de uma política curricular no Ensino Fundamental
The pedagogical coordinator in the implementation and consolidation of a curriculum policy in elementary education
title O coordenador pedagógico na implementação e consolidação de uma política curricular no Ensino Fundamental
spellingShingle O coordenador pedagógico na implementação e consolidação de uma política curricular no Ensino Fundamental
Santos, Ana Carolina Franco dos
Coordenação pedagógica
Currículo
Formação continuada
Pedagogical coordination
Curriculum
Continuing education
title_short O coordenador pedagógico na implementação e consolidação de uma política curricular no Ensino Fundamental
title_full O coordenador pedagógico na implementação e consolidação de uma política curricular no Ensino Fundamental
title_fullStr O coordenador pedagógico na implementação e consolidação de uma política curricular no Ensino Fundamental
title_full_unstemmed O coordenador pedagógico na implementação e consolidação de uma política curricular no Ensino Fundamental
title_sort O coordenador pedagógico na implementação e consolidação de uma política curricular no Ensino Fundamental
author Santos, Ana Carolina Franco dos
author_facet Santos, Ana Carolina Franco dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Maria José da Silva [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Carolina Franco dos
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenação pedagógica
Currículo
Formação continuada
Pedagogical coordination
Curriculum
Continuing education
topic Coordenação pedagógica
Currículo
Formação continuada
Pedagogical coordination
Curriculum
Continuing education
description Esta dissertação tem como objetivo principal investigar a atuação do Coordenador Pedagógico na implementação e consolidação do currículo na rede municipal de ensino da prefeitura de Bauru. O trabalho também tem a finalidade de traçar as dificuldades encontradas pelos coordenadores pedagógicos na formação continuada acerca do currículo, assim como analisar se os coordenadores pedagógicos sentem-se seguros em relação a linha teórica que norteia o currículo e que tem como base a Psicologia Histórico Cultural e A Pedagogia Histórico Crítica. A análise da coordenação pedagógica justifica-se pela importância deste profissional para a formação continuada do professor e para a efetivação da proposta curricular que deve efetivar-se no âmbito do Projeto Político pedagógico (PPP) das escolas. A metodologia escolhida foi a pesquisa qualitativa, de abordagem empírica e os dados foram obtidos junto aos Coordenadores Pedagógicos por meio do instrumento questionário, enviado via Google forms, com questões fechadas e abertas. Os dados obtidos foram analisados via Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin (2010), e evidenciam que são inúmeros os desafios para o desenvolvimento da função de coordenador diariamente, entre elas superar os entraves burocráticos e estabelecer via gestão democrática uma relação de diálogo que permita um real avanço no pedagógico escolar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-29T11:48:17Z
2022-04-29T11:48:17Z
2022-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/232330
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/232330
identifier_str_mv 33004030079P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790795915329536