Experiências estéticas na formação de professores na escola: mediação da professora coordenadora
Ano de defesa: | 2020 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/11449/202410 |
Resumo: | A investigação tematiza as experiências estéticas potencializadas nos processos formativos em uma escola municipal de Educação Infantil (Etapa I e Etapa II) e do Ensino Fundamental, no município de Rio Claro/SP. A pesquisa teve por objetivo geral analisar os processos formativos desencadeados no espaço de HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo) da referida escola, na qual atuo como professora coordenadora e que trazem como pauta às experiências estéticas. Tais experiências foram compostas por diferentes linguagens, sendo elas: linguagem literária, linguagem cinematográfica e linguagem visual. Como objetivos específicos da pesquisa foram definidos: analisar e sistematizar a produção científica de teóricos que tratam das experiências estéticas, no intuito de apresentar o tratamento do conceito e explicitar as contribuições e implicações da introdução de experiências estéticas para a formação desses professores. Tratase de uma pesquisa de abordagem qualitativa na perspectiva narrativa (LIMA; GERALDI; GERALDI, 2015), na qual tomei como objeto de estudo a minha prática de professora coordenadora na relação com os professores no processo formativo promovido na escola no contexto das HTPC’s. A pesquisa narrativa promoveu minha formação enquanto professora coordenadora e pesquisadora favorecendo o relato e a reflexão de minha prática cotidiana. Os sujeitos da pesquisa foram: 10 professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, 03 professores especialistas PEB II (Arte e Educação Física) e gestores (diretora e vice-diretora). Os dados foram produzidos a partir de: a) minhas escritas no meu Dário de bordo pessoal e do meu plano de trabalho como professora coordenadora da escola; b) pasta das memórias das HTPC’s composta por registros das perspectivas dos professores e equipe gestora sobre os momentos de formação; c) atas de registros dos encontros das HTPC’s; d) gravações em áudios e fotografias das HTPC’s; e) fichas avaliativas do processo formativo em HTPC’s. Os seguintes documentos foram consultados no decorrer da pesquisa, subsidiando alguns apontamentos: Projeto Político Pedagógico da Escola; Plano de Trabalho da Unidade Educacional e Legislações Municipais. Inspirada no paradigma indiciário (GINZBURG, 1989), consegui desvelar detalhes fundamentais, através de sinais e pistas minuciosas, dados marginais, que revelam fatos e acontecimentos no íntimo das suas singularidades. Portanto, essa pesquisa promoveu a reflexão sobre minhas vivências nos momentos de formação continuada na escola entrelaçadas às experiências estéticas de maneira coletiva e reflexiva, contribuindo para uma formação humanizadora e sensível, a qual considera a integralidade do sujeito. |
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Experiências estéticas na formação de professores na escola: mediação da professora coordenadoraAesthetic experiences in training teachers at school: teacher mediation coordinatorExperiências estéticasFormação continuadaProfessora coordenadoraPesquisa narrativaAesthetic experiencesContinuing educationCoordinating teacherNarrative researchA investigação tematiza as experiências estéticas potencializadas nos processos formativos em uma escola municipal de Educação Infantil (Etapa I e Etapa II) e do Ensino Fundamental, no município de Rio Claro/SP. A pesquisa teve por objetivo geral analisar os processos formativos desencadeados no espaço de HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo) da referida escola, na qual atuo como professora coordenadora e que trazem como pauta às experiências estéticas. Tais experiências foram compostas por diferentes linguagens, sendo elas: linguagem literária, linguagem cinematográfica e linguagem visual. Como objetivos específicos da pesquisa foram definidos: analisar e sistematizar a produção científica de teóricos que tratam das experiências estéticas, no intuito de apresentar o tratamento do conceito e explicitar as contribuições e implicações da introdução de experiências estéticas para a formação desses professores. Tratase de uma pesquisa de abordagem qualitativa na perspectiva narrativa (LIMA; GERALDI; GERALDI, 2015), na qual tomei como objeto de estudo a minha prática de professora coordenadora na relação com os professores no processo formativo promovido na escola no contexto das HTPC’s. A pesquisa narrativa promoveu minha formação enquanto professora coordenadora e pesquisadora favorecendo o relato e a reflexão de minha prática cotidiana. Os sujeitos da pesquisa foram: 10 professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, 03 professores especialistas PEB II (Arte e Educação Física) e gestores (diretora e vice-diretora). Os dados foram produzidos a partir de: a) minhas escritas no meu Dário de bordo pessoal e do meu plano de trabalho como professora coordenadora da escola; b) pasta das memórias das HTPC’s composta por registros das perspectivas dos professores e equipe gestora sobre os momentos de formação; c) atas de registros dos encontros das HTPC’s; d) gravações em áudios e fotografias das HTPC’s; e) fichas avaliativas do processo formativo em HTPC’s. Os seguintes documentos foram consultados no decorrer da pesquisa, subsidiando alguns apontamentos: Projeto Político Pedagógico da Escola; Plano de Trabalho da Unidade Educacional e Legislações Municipais. Inspirada no paradigma indiciário (GINZBURG, 1989), consegui desvelar detalhes fundamentais, através de sinais e pistas minuciosas, dados marginais, que revelam fatos e acontecimentos no íntimo das suas singularidades. Portanto, essa pesquisa promoveu a reflexão sobre minhas vivências nos momentos de formação continuada na escola entrelaçadas às experiências estéticas de maneira coletiva e reflexiva, contribuindo para uma formação humanizadora e sensível, a qual considera a integralidade do sujeito.The investigation focuses on the aesthetic experiences enhanced in the formative processes in a municipal school of Early Childhood Education (Stage I and Stage II) and Elementary School, in the city of Rio Claro/SP. The general objective of the research was to analyze the formative processes triggered in the space of HTPC (Hour of Collective Pedagogical Work) of the referred school, in which I act as a teacher-coordinator and that bring as a guide to the aesthetic experiences. Such experiences were composed of different languages, namely: literary language, cinematic language and visual language. The specific objectives of the research were defined: to analyze and systematize the scientific production of theorists who deal with aesthetic experiences, in order to present the treatment of the concept and explain The specific objectives of the research were defined: to analyze and systematize the scientific production of theorists who deal with aesthetic experiences, in order to present the treatment of the concept and explain the contributions and implications of the introduction of aesthetic experiences for the training of these teachers. This is a qualitative research in the narrative perspective (LIMA; GERALDI; GERALDI 2015), in within I took as my object of study my practice as a teacher-coordinator in the relationship with teachers in the formative process promoted at schools in the context of HTPCs. Narrative research promoted my training as a coordinating teacher and researcher, favoring the reporting and reflection of my daily practice. The subjects of the research were: 10 teachers of early childhood education and of the initial years of elementary school, 03 specialist teachers PEB II (Art and Physical Education) and managers (director and vice director). All the data was produced from: a) my writings in my personal logbook and my work plan as a coordinating teacher at the school; b) folder of the HTPC's memories made up of records of the perspectives of the teachers and the management team on the training moments; c) minutes of records of HTPC’s meetings; d) audio recordings and photographs of HTPC’s; e) evaluation forms of the HTPC’s training process. The following documents were consulted during the research, supporting some notes: Political Pedagogical Project of the School; Work Plan of the Educational Unit and Municipal Legislation. Inspired by the evidential paradigm (GINZBURG, 1989), I managed to unveil fundamental details, through minute signs and clues, marginal data, which reveal facts and events in the depths of their singularities. Therefore, this research promoted the reflection on my experiences in the moments of continuing education at school intertwined with aesthetic experiences in a collective and reflective way, contributing to a humanizing and sensitive formation, which considers the integrality of the subject.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Chaluh, Laura Noemi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gonçalves, Rosy2021-01-20T20:34:31Z2021-01-20T20:34:31Z2020-09-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20241033004137064P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-10-23T17:51:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/202410Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-23T17:51:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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