Formação de professores: identidade e mal-estar docente

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Oliveira, Camila Alberto Vicente de [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/92223
Resumo: Este texto apresenta os resultados da pesquisa intitulada Formação de professores: identidade e mal-estar docente. Tal pesquisa teve por objetivo investigar o fenômeno do mal-estar docente, compreendendo suas características principais, causas e conseqüências bem como os mecanismos de superação, destacando o processo de formação de professores e a construção da identidade profissional docente. Para isso, foi realizado um estudo de caso em uma escola de séries iniciais do ensino fundamental da Rede Municipal de Presidente Prudente - SP, no qual procurou-se observar no cotidiano daquele grupo de professoras as impressões sobre suas vidas, carreira, formação docente que estivessem relacionadas à características do mal-estar docente e que pudessem contribuir para sua identificação com o fazer docente.Pode-se verificar que a escola tem um grupo consolidado de professoras, as quais apresentam uma formação docente considerada adequada - em nível superior e pós-graduação-, mas, que, entretanto, estão exercendo suas funções submetidas às condições que geram o mal-estar docente, e por isso travam uma batalha diária para convencerem-se de que todo dia é importante acordar, ir trabalhar e ensinar os alunos, demonstrando que a organização da escola contribui para o fortalecimento da identidade docente e essa por sua vez não permite que a professora admita que deseja abandonar a profissão, transformando as dificuldades em desafios.
id UNSP_d3ce397270f21edba420087837f8a45c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92223
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Formação de professores: identidade e mal-estar docenteEducaçãoProfessores - FormaçãoIdentidade profissional docentesMal-estar docenteEste texto apresenta os resultados da pesquisa intitulada Formação de professores: identidade e mal-estar docente. Tal pesquisa teve por objetivo investigar o fenômeno do mal-estar docente, compreendendo suas características principais, causas e conseqüências bem como os mecanismos de superação, destacando o processo de formação de professores e a construção da identidade profissional docente. Para isso, foi realizado um estudo de caso em uma escola de séries iniciais do ensino fundamental da Rede Municipal de Presidente Prudente - SP, no qual procurou-se observar no cotidiano daquele grupo de professoras as impressões sobre suas vidas, carreira, formação docente que estivessem relacionadas à características do mal-estar docente e que pudessem contribuir para sua identificação com o fazer docente.Pode-se verificar que a escola tem um grupo consolidado de professoras, as quais apresentam uma formação docente considerada adequada - em nível superior e pós-graduação-, mas, que, entretanto, estão exercendo suas funções submetidas às condições que geram o mal-estar docente, e por isso travam uma batalha diária para convencerem-se de que todo dia é importante acordar, ir trabalhar e ensinar os alunos, demonstrando que a organização da escola contribui para o fortalecimento da identidade docente e essa por sua vez não permite que a professora admita que deseja abandonar a profissão, transformando as dificuldades em desafios.This text presents the results of the research named Teacher's formation: identity and burnout. This research had the objective to investigate the teacher's burnout phenomenon, understanding it's main characteristics, causes and consequences, as well the overcome of mechanisms, detaching the teacher's formation process and the construction of the teacher's professional identity. To this, it was realized a case study at Primary School pertained to the Municipal System at Presidente Prudente, São Paulo, Brazil, which intended to observe, in the quotidian of that teachers group the impressions about their lives, career, formation, that would be related to the characteristics of the teacher's burnout and that could contribute to their identification with the teacher's practices. It can be verified that the school has a consolidated group of teachers, which presente a formation considered adequate - university and post graduation -, but, nevertheless, they are working under the conditions that produces the teacher's burnout , and because of this, they fight day by day to convince themselves that everyday it is important to wake up, go to work and to teach the students, demonstrating that the school organization contributes to the encouragement of the teacher's identity and this thought doesn't permit that the teacher admits that wants to abandon the profession, transforming the difficulty in challenge.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Camila Alberto Vicente de [UNESP]2014-06-11T19:25:38Z2014-06-11T19:25:38Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis150 f. : il.application/pdfOLIVEIRA, Camila Alberto Vicente de. Formação de professores: identidade e mal-estar docente. 2005. 150 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2005.http://hdl.handle.net/11449/92223000333573oliveira_cav_me_prud.pdf33004129044P62624279208302164Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92223Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:39:56.825854Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores: identidade e mal-estar docente
title Formação de professores: identidade e mal-estar docente
spellingShingle Formação de professores: identidade e mal-estar docente
Oliveira, Camila Alberto Vicente de [UNESP]
Educação
Professores - Formação
Identidade profissional docentes
Mal-estar docente
title_short Formação de professores: identidade e mal-estar docente
title_full Formação de professores: identidade e mal-estar docente
title_fullStr Formação de professores: identidade e mal-estar docente
title_full_unstemmed Formação de professores: identidade e mal-estar docente
title_sort Formação de professores: identidade e mal-estar docente
author Oliveira, Camila Alberto Vicente de [UNESP]
author_facet Oliveira, Camila Alberto Vicente de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Camila Alberto Vicente de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Professores - Formação
Identidade profissional docentes
Mal-estar docente
topic Educação
Professores - Formação
Identidade profissional docentes
Mal-estar docente
description Este texto apresenta os resultados da pesquisa intitulada Formação de professores: identidade e mal-estar docente. Tal pesquisa teve por objetivo investigar o fenômeno do mal-estar docente, compreendendo suas características principais, causas e conseqüências bem como os mecanismos de superação, destacando o processo de formação de professores e a construção da identidade profissional docente. Para isso, foi realizado um estudo de caso em uma escola de séries iniciais do ensino fundamental da Rede Municipal de Presidente Prudente - SP, no qual procurou-se observar no cotidiano daquele grupo de professoras as impressões sobre suas vidas, carreira, formação docente que estivessem relacionadas à características do mal-estar docente e que pudessem contribuir para sua identificação com o fazer docente.Pode-se verificar que a escola tem um grupo consolidado de professoras, as quais apresentam uma formação docente considerada adequada - em nível superior e pós-graduação-, mas, que, entretanto, estão exercendo suas funções submetidas às condições que geram o mal-estar docente, e por isso travam uma batalha diária para convencerem-se de que todo dia é importante acordar, ir trabalhar e ensinar os alunos, demonstrando que a organização da escola contribui para o fortalecimento da identidade docente e essa por sua vez não permite que a professora admita que deseja abandonar a profissão, transformando as dificuldades em desafios.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2014-06-11T19:25:38Z
2014-06-11T19:25:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Camila Alberto Vicente de. Formação de professores: identidade e mal-estar docente. 2005. 150 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2005.
http://hdl.handle.net/11449/92223
000333573
oliveira_cav_me_prud.pdf
33004129044P6
2624279208302164
identifier_str_mv OLIVEIRA, Camila Alberto Vicente de. Formação de professores: identidade e mal-estar docente. 2005. 150 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2005.
000333573
oliveira_cav_me_prud.pdf
33004129044P6
2624279208302164
url http://hdl.handle.net/11449/92223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 150 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808130168601968640