Significados do mal-estar docente entre professores de história
Ano de defesa: | 2010 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Vale do Rio do Sinos
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação
|
Departamento: |
Escola de Humanidades
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1997 |
Resumo: | A presente dissertação se inscreve no amplo campo de pesquisa sobre formação de professores. Seu objeto de estudo é o mal-estar docente entre professores de história. Mais precisamente, a partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa, focalizo os significados que professores de história atribuem ao mal-estar docente. Baseada nas contribuições de Narodowski (1999), Nadorowski e Brailovski (2006), Zaragoza (1999), Aguiar e Almeida (2008), Arroyo (2004), Tardif (2002), Correia (2001), Garcia (2002), entre outros, focalizo o mal-estar docente articulado a ampla crise de sentidos na modernidade. Os objetivos da pesquisa que originou esta dissertação foram: a) Identificar elementos que têm referenciado a docência de meus sujeitos; b) Verificar como os professores de história entrevistados caracterizam o mal-estar e o contextualizam; c) Identificar algumas perspectivas no sentido da minimização, senão erradicação do mal-estar. O corpus de análise da pesquisa foi produzido a partir de entrevistas semi-estruturadas |
id |
USIN_0751efef7e62c3c8b0f89fcecc8b861c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1997 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T20:06:52Z2015-03-04T20:06:52Z2010-02-25Made available in DSpace on 2015-03-04T20:06:52Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 25A presente dissertação se inscreve no amplo campo de pesquisa sobre formação de professores. Seu objeto de estudo é o mal-estar docente entre professores de história. Mais precisamente, a partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa, focalizo os significados que professores de história atribuem ao mal-estar docente. Baseada nas contribuições de Narodowski (1999), Nadorowski e Brailovski (2006), Zaragoza (1999), Aguiar e Almeida (2008), Arroyo (2004), Tardif (2002), Correia (2001), Garcia (2002), entre outros, focalizo o mal-estar docente articulado a ampla crise de sentidos na modernidade. Os objetivos da pesquisa que originou esta dissertação foram: a) Identificar elementos que têm referenciado a docência de meus sujeitos; b) Verificar como os professores de história entrevistados caracterizam o mal-estar e o contextualizam; c) Identificar algumas perspectivas no sentido da minimização, senão erradicação do mal-estar. O corpus de análise da pesquisa foi produzido a partir de entrevistas semi-estruturadasThe present dissertation aims at the broad field of research concerned to teachers’ training. Its objective of study is the discomfort among the teachers of History. More precisely, from a qualitative research approach, I focus the meanings that the teachers of History attribute to the discomfort among the teaching staff. Based on the contribuitions of Narodowski (1999), Nadorowski and Brailovski (2006), Zaragoza (1999), Aguiar and Almeida (2008), Arroyo (2004), Tardif (2002), Correia (2001), Garcia (2002), among others, I study the teaching discomfort articulating it to a great crisis in senses in the modern world. The objectives of the research that originated this dissertation were: a) to identify some elements that have supported the teaching staff lately; b) to verify how the teachers of History who were interviewed characterize and contextualize the discomfort; c) to identify some prospects aiming at minimizing or even vanishing this discomfort. The corpus of analysis for this research was developed frCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorNiches, Cláudia Cardosohttp://lattes.cnpq.br/1801003372260797http://lattes.cnpq.br/0019776177554544Sommer, Luis HenriqueUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesSignificados do mal-estar docente entre professores de históriaCiências Humanashistóriamal-estar docenteformação de professoreshistoryteacher educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1997info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALClaudiaNichesEducacaox.pdfClaudiaNichesEducacaox.pdfapplication/pdf626732http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1997/1/ClaudiaNichesEducacaox.pdfbf3ff51c9262f6cdcca74c815a85a8b9MD51UNISINOS/19972015-03-10 08:42:44.005oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1997Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T11:42:44Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Significados do mal-estar docente entre professores de história |
title |
Significados do mal-estar docente entre professores de história |
spellingShingle |
Significados do mal-estar docente entre professores de história Niches, Cláudia Cardoso Ciências Humanas história mal-estar docente formação de professores history teacher education |
title_short |
Significados do mal-estar docente entre professores de história |
title_full |
Significados do mal-estar docente entre professores de história |
title_fullStr |
Significados do mal-estar docente entre professores de história |
title_full_unstemmed |
Significados do mal-estar docente entre professores de história |
title_sort |
Significados do mal-estar docente entre professores de história |
author |
Niches, Cláudia Cardoso |
author_facet |
Niches, Cláudia Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1801003372260797 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0019776177554544 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Niches, Cláudia Cardoso |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sommer, Luis Henrique |
contributor_str_mv |
Sommer, Luis Henrique |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas história mal-estar docente formação de professores history teacher education |
dc.subject.por.fl_str_mv |
história mal-estar docente formação de professores |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
history teacher education |
description |
A presente dissertação se inscreve no amplo campo de pesquisa sobre formação de professores. Seu objeto de estudo é o mal-estar docente entre professores de história. Mais precisamente, a partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa, focalizo os significados que professores de história atribuem ao mal-estar docente. Baseada nas contribuições de Narodowski (1999), Nadorowski e Brailovski (2006), Zaragoza (1999), Aguiar e Almeida (2008), Arroyo (2004), Tardif (2002), Correia (2001), Garcia (2002), entre outros, focalizo o mal-estar docente articulado a ampla crise de sentidos na modernidade. Os objetivos da pesquisa que originou esta dissertação foram: a) Identificar elementos que têm referenciado a docência de meus sujeitos; b) Verificar como os professores de história entrevistados caracterizam o mal-estar e o contextualizam; c) Identificar algumas perspectivas no sentido da minimização, senão erradicação do mal-estar. O corpus de análise da pesquisa foi produzido a partir de entrevistas semi-estruturadas |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-02-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T20:06:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T20:06:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1997 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1997 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1997/1/ClaudiaNichesEducacaox.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bf3ff51c9262f6cdcca74c815a85a8b9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1827151192330862592 |