Significados do mal-estar docente entre professores de história

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Niches, Cláudia Cardoso
Orientador(a): Sommer, Luis Henrique
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio do Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Escola de Humanidades
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1997
Resumo: A presente dissertação se inscreve no amplo campo de pesquisa sobre formação de professores. Seu objeto de estudo é o mal-estar docente entre professores de história. Mais precisamente, a partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa, focalizo os significados que professores de história atribuem ao mal-estar docente. Baseada nas contribuições de Narodowski (1999), Nadorowski e Brailovski (2006), Zaragoza (1999), Aguiar e Almeida (2008), Arroyo (2004), Tardif (2002), Correia (2001), Garcia (2002), entre outros, focalizo o mal-estar docente articulado a ampla crise de sentidos na modernidade. Os objetivos da pesquisa que originou esta dissertação foram: a) Identificar elementos que têm referenciado a docência de meus sujeitos; b) Verificar como os professores de história entrevistados caracterizam o mal-estar e o contextualizam; c) Identificar algumas perspectivas no sentido da minimização, senão erradicação do mal-estar. O corpus de análise da pesquisa foi produzido a partir de entrevistas semi-estruturadas
id USIN_0751efef7e62c3c8b0f89fcecc8b861c
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1997
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T20:06:52Z2015-03-04T20:06:52Z2010-02-25Made available in DSpace on 2015-03-04T20:06:52Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 25A presente dissertação se inscreve no amplo campo de pesquisa sobre formação de professores. Seu objeto de estudo é o mal-estar docente entre professores de história. Mais precisamente, a partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa, focalizo os significados que professores de história atribuem ao mal-estar docente. Baseada nas contribuições de Narodowski (1999), Nadorowski e Brailovski (2006), Zaragoza (1999), Aguiar e Almeida (2008), Arroyo (2004), Tardif (2002), Correia (2001), Garcia (2002), entre outros, focalizo o mal-estar docente articulado a ampla crise de sentidos na modernidade. Os objetivos da pesquisa que originou esta dissertação foram: a) Identificar elementos que têm referenciado a docência de meus sujeitos; b) Verificar como os professores de história entrevistados caracterizam o mal-estar e o contextualizam; c) Identificar algumas perspectivas no sentido da minimização, senão erradicação do mal-estar. O corpus de análise da pesquisa foi produzido a partir de entrevistas semi-estruturadasThe present dissertation aims at the broad field of research concerned to teachers’ training. Its objective of study is the discomfort among the teachers of History. More precisely, from a qualitative research approach, I focus the meanings that the teachers of History attribute to the discomfort among the teaching staff. Based on the contribuitions of Narodowski (1999), Nadorowski and Brailovski (2006), Zaragoza (1999), Aguiar and Almeida (2008), Arroyo (2004), Tardif (2002), Correia (2001), Garcia (2002), among others, I study the teaching discomfort articulating it to a great crisis in senses in the modern world. The objectives of the research that originated this dissertation were: a) to identify some elements that have supported the teaching staff lately; b) to verify how the teachers of History who were interviewed characterize and contextualize the discomfort; c) to identify some prospects aiming at minimizing or even vanishing this discomfort. The corpus of analysis for this research was developed frCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorNiches, Cláudia Cardosohttp://lattes.cnpq.br/1801003372260797http://lattes.cnpq.br/0019776177554544Sommer, Luis HenriqueUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesSignificados do mal-estar docente entre professores de históriaCiências Humanashistóriamal-estar docenteformação de professoreshistoryteacher educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1997info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALClaudiaNichesEducacaox.pdfClaudiaNichesEducacaox.pdfapplication/pdf626732http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1997/1/ClaudiaNichesEducacaox.pdfbf3ff51c9262f6cdcca74c815a85a8b9MD51UNISINOS/19972015-03-10 08:42:44.005oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1997Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T11:42:44Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Significados do mal-estar docente entre professores de história
title Significados do mal-estar docente entre professores de história
spellingShingle Significados do mal-estar docente entre professores de história
Niches, Cláudia Cardoso
Ciências Humanas
história
mal-estar docente
formação de professores
history
teacher education
title_short Significados do mal-estar docente entre professores de história
title_full Significados do mal-estar docente entre professores de história
title_fullStr Significados do mal-estar docente entre professores de história
title_full_unstemmed Significados do mal-estar docente entre professores de história
title_sort Significados do mal-estar docente entre professores de história
author Niches, Cláudia Cardoso
author_facet Niches, Cláudia Cardoso
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1801003372260797
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0019776177554544
dc.contributor.author.fl_str_mv Niches, Cláudia Cardoso
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sommer, Luis Henrique
contributor_str_mv Sommer, Luis Henrique
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
história
mal-estar docente
formação de professores
history
teacher education
dc.subject.por.fl_str_mv história
mal-estar docente
formação de professores
dc.subject.eng.fl_str_mv history
teacher education
description A presente dissertação se inscreve no amplo campo de pesquisa sobre formação de professores. Seu objeto de estudo é o mal-estar docente entre professores de história. Mais precisamente, a partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa, focalizo os significados que professores de história atribuem ao mal-estar docente. Baseada nas contribuições de Narodowski (1999), Nadorowski e Brailovski (2006), Zaragoza (1999), Aguiar e Almeida (2008), Arroyo (2004), Tardif (2002), Correia (2001), Garcia (2002), entre outros, focalizo o mal-estar docente articulado a ampla crise de sentidos na modernidade. Os objetivos da pesquisa que originou esta dissertação foram: a) Identificar elementos que têm referenciado a docência de meus sujeitos; b) Verificar como os professores de história entrevistados caracterizam o mal-estar e o contextualizam; c) Identificar algumas perspectivas no sentido da minimização, senão erradicação do mal-estar. O corpus de análise da pesquisa foi produzido a partir de entrevistas semi-estruturadas
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-02-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T20:06:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T20:06:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1997
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1997/1/ClaudiaNichesEducacaox.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bf3ff51c9262f6cdcca74c815a85a8b9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1827151192330862592