Aplicação da lógica nebulosa em um classificador para identificação de perfis por aspectos cognitivos
Ano de defesa: | 2016 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/11449/147995 |
Resumo: | Atualmente, as instituições de ensino, em sua grande maioria, estão disponibilizando cursos na modalidade de ensino a distância com o intuito de possibilitar aos indivíduos que não podem frequentar as aulas regularmente a realização de estudos a distância. Em muitos casos, os indivíduos desistem dessa modalidade de ensino sem concluir os estudos, isso se deve a vários fatores, sendo um deles, a dificuldade no entendimento do conteúdo disponibilizado durante as aulas devido a forma com que o mesmo é apresentado. Esta dissertação apresenta a utilização da lógica nebulosa em um classificador computacional, que tem por objetivo classificar indivíduos por aspectos cognitivos que estão relacionados com a Teoria das Inteligências Múltiplas propostas, originalmente, por Howard Gardner. O resultado dessa classificação possibilita direcionar os indivíduos para ambientes de ensino em que o conteúdo esteja adequado ao seu perfil cognitivo. Os testes foram realizados utilizando uma ferramenta acadêmica de mineração de dados que possibilitou determinar padrões cognitivos em cada indivíduo pela inserção de dados de entrada obtidos por meio da aplicação de um questionário e retornando os aspectos cognitivos mais aflorados de cada indivíduo. Após validados, os resultados mostraram aproximadamente 67% das classificações condizentes com os aspectos cognitivos identificados em aula. |
id |
UNSP_d6e514ed9f00d1bd7077962549b26bd2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/147995 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
|
spelling |
Aplicação da lógica nebulosa em um classificador para identificação de perfis por aspectos cognitivosApplication of fuzzy logic in a classifier for identification of profiles by cognitive aspectsLógica nebulosaTeoria das inteligências múltiplasClassificador computacionalFuzzy logicTheory of multiple intelligencesComputational classifierAtualmente, as instituições de ensino, em sua grande maioria, estão disponibilizando cursos na modalidade de ensino a distância com o intuito de possibilitar aos indivíduos que não podem frequentar as aulas regularmente a realização de estudos a distância. Em muitos casos, os indivíduos desistem dessa modalidade de ensino sem concluir os estudos, isso se deve a vários fatores, sendo um deles, a dificuldade no entendimento do conteúdo disponibilizado durante as aulas devido a forma com que o mesmo é apresentado. Esta dissertação apresenta a utilização da lógica nebulosa em um classificador computacional, que tem por objetivo classificar indivíduos por aspectos cognitivos que estão relacionados com a Teoria das Inteligências Múltiplas propostas, originalmente, por Howard Gardner. O resultado dessa classificação possibilita direcionar os indivíduos para ambientes de ensino em que o conteúdo esteja adequado ao seu perfil cognitivo. Os testes foram realizados utilizando uma ferramenta acadêmica de mineração de dados que possibilitou determinar padrões cognitivos em cada indivíduo pela inserção de dados de entrada obtidos por meio da aplicação de um questionário e retornando os aspectos cognitivos mais aflorados de cada indivíduo. Após validados, os resultados mostraram aproximadamente 67% das classificações condizentes com os aspectos cognitivos identificados em aula.Most educational institutions are offering distance-learning courses, in order to enable individuals who cannot attend classes regularly, to conduct their studies. In many cases, individuals drop out of this mode of teaching without completing their studies. One of the factors for that being the difficulty in understanding the content due to the way content is presented. This dissertation presents the use of fuzzy logic in a computational classifier that aims to classify individuals by cognitive aspects related to Howard Gardner’s Theory of Multiple Intelligences. The outcome of such a classifier makes it possible to direct individuals to learning environments in which the content is presented according to his/her main cognitive profile. The tests were performed using a data mining academic tool that allowed determining cognitive patterns for each individual by inputting data obtained from a questionnaire and returning the cognitive aspect most outlined in each individual. After validated, about 67% of the classification outcomes were considered in accordance to the cognitive aspects identified in classroom observations.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marranghello, Norian [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Alciano Gustavo Genovez [UNESP]2017-01-12T19:41:44Z2017-01-12T19:41:44Z2016-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14799500087826133004153073P220986232628927190000-0003-1086-3312porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-12T06:19:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/147995Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-12T06:19:02Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação da lógica nebulosa em um classificador para identificação de perfis por aspectos cognitivos Application of fuzzy logic in a classifier for identification of profiles by cognitive aspects |
title |
Aplicação da lógica nebulosa em um classificador para identificação de perfis por aspectos cognitivos |
spellingShingle |
Aplicação da lógica nebulosa em um classificador para identificação de perfis por aspectos cognitivos Oliveira, Alciano Gustavo Genovez [UNESP] Lógica nebulosa Teoria das inteligências múltiplas Classificador computacional Fuzzy logic Theory of multiple intelligences Computational classifier |
title_short |
Aplicação da lógica nebulosa em um classificador para identificação de perfis por aspectos cognitivos |
title_full |
Aplicação da lógica nebulosa em um classificador para identificação de perfis por aspectos cognitivos |
title_fullStr |
Aplicação da lógica nebulosa em um classificador para identificação de perfis por aspectos cognitivos |
title_full_unstemmed |
Aplicação da lógica nebulosa em um classificador para identificação de perfis por aspectos cognitivos |
title_sort |
Aplicação da lógica nebulosa em um classificador para identificação de perfis por aspectos cognitivos |
author |
Oliveira, Alciano Gustavo Genovez [UNESP] |
author_facet |
Oliveira, Alciano Gustavo Genovez [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marranghello, Norian [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Alciano Gustavo Genovez [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lógica nebulosa Teoria das inteligências múltiplas Classificador computacional Fuzzy logic Theory of multiple intelligences Computational classifier |
topic |
Lógica nebulosa Teoria das inteligências múltiplas Classificador computacional Fuzzy logic Theory of multiple intelligences Computational classifier |
description |
Atualmente, as instituições de ensino, em sua grande maioria, estão disponibilizando cursos na modalidade de ensino a distância com o intuito de possibilitar aos indivíduos que não podem frequentar as aulas regularmente a realização de estudos a distância. Em muitos casos, os indivíduos desistem dessa modalidade de ensino sem concluir os estudos, isso se deve a vários fatores, sendo um deles, a dificuldade no entendimento do conteúdo disponibilizado durante as aulas devido a forma com que o mesmo é apresentado. Esta dissertação apresenta a utilização da lógica nebulosa em um classificador computacional, que tem por objetivo classificar indivíduos por aspectos cognitivos que estão relacionados com a Teoria das Inteligências Múltiplas propostas, originalmente, por Howard Gardner. O resultado dessa classificação possibilita direcionar os indivíduos para ambientes de ensino em que o conteúdo esteja adequado ao seu perfil cognitivo. Os testes foram realizados utilizando uma ferramenta acadêmica de mineração de dados que possibilitou determinar padrões cognitivos em cada indivíduo pela inserção de dados de entrada obtidos por meio da aplicação de um questionário e retornando os aspectos cognitivos mais aflorados de cada indivíduo. Após validados, os resultados mostraram aproximadamente 67% das classificações condizentes com os aspectos cognitivos identificados em aula. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-29 2017-01-12T19:41:44Z 2017-01-12T19:41:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/147995 000878261 33004153073P2 2098623262892719 0000-0003-1086-3312 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/147995 |
identifier_str_mv |
000878261 33004153073P2 2098623262892719 0000-0003-1086-3312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797791046704300032 |