Aplicação da lógica nebulosa em um classificador para identificação de perfis por aspectos cognitivos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Oliveira, Alciano Gustavo Genovez [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/147995
Resumo: Atualmente, as instituições de ensino, em sua grande maioria, estão disponibilizando cursos na modalidade de ensino a distância com o intuito de possibilitar aos indivíduos que não podem frequentar as aulas regularmente a realização de estudos a distância. Em muitos casos, os indivíduos desistem dessa modalidade de ensino sem concluir os estudos, isso se deve a vários fatores, sendo um deles, a dificuldade no entendimento do conteúdo disponibilizado durante as aulas devido a forma com que o mesmo é apresentado. Esta dissertação apresenta a utilização da lógica nebulosa em um classificador computacional, que tem por objetivo classificar indivíduos por aspectos cognitivos que estão relacionados com a Teoria das Inteligências Múltiplas propostas, originalmente, por Howard Gardner. O resultado dessa classificação possibilita direcionar os indivíduos para ambientes de ensino em que o conteúdo esteja adequado ao seu perfil cognitivo. Os testes foram realizados utilizando uma ferramenta acadêmica de mineração de dados que possibilitou determinar padrões cognitivos em cada indivíduo pela inserção de dados de entrada obtidos por meio da aplicação de um questionário e retornando os aspectos cognitivos mais aflorados de cada indivíduo. Após validados, os resultados mostraram aproximadamente 67% das classificações condizentes com os aspectos cognitivos identificados em aula.
id UNSP_d6e514ed9f00d1bd7077962549b26bd2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/147995
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Aplicação da lógica nebulosa em um classificador para identificação de perfis por aspectos cognitivosApplication of fuzzy logic in a classifier for identification of profiles by cognitive aspectsLógica nebulosaTeoria das inteligências múltiplasClassificador computacionalFuzzy logicTheory of multiple intelligencesComputational classifierAtualmente, as instituições de ensino, em sua grande maioria, estão disponibilizando cursos na modalidade de ensino a distância com o intuito de possibilitar aos indivíduos que não podem frequentar as aulas regularmente a realização de estudos a distância. Em muitos casos, os indivíduos desistem dessa modalidade de ensino sem concluir os estudos, isso se deve a vários fatores, sendo um deles, a dificuldade no entendimento do conteúdo disponibilizado durante as aulas devido a forma com que o mesmo é apresentado. Esta dissertação apresenta a utilização da lógica nebulosa em um classificador computacional, que tem por objetivo classificar indivíduos por aspectos cognitivos que estão relacionados com a Teoria das Inteligências Múltiplas propostas, originalmente, por Howard Gardner. O resultado dessa classificação possibilita direcionar os indivíduos para ambientes de ensino em que o conteúdo esteja adequado ao seu perfil cognitivo. Os testes foram realizados utilizando uma ferramenta acadêmica de mineração de dados que possibilitou determinar padrões cognitivos em cada indivíduo pela inserção de dados de entrada obtidos por meio da aplicação de um questionário e retornando os aspectos cognitivos mais aflorados de cada indivíduo. Após validados, os resultados mostraram aproximadamente 67% das classificações condizentes com os aspectos cognitivos identificados em aula.Most educational institutions are offering distance-learning courses, in order to enable individuals who cannot attend classes regularly, to conduct their studies. In many cases, individuals drop out of this mode of teaching without completing their studies. One of the factors for that being the difficulty in understanding the content due to the way content is presented. This dissertation presents the use of fuzzy logic in a computational classifier that aims to classify individuals by cognitive aspects related to Howard Gardner’s Theory of Multiple Intelligences. The outcome of such a classifier makes it possible to direct individuals to learning environments in which the content is presented according to his/her main cognitive profile. The tests were performed using a data mining academic tool that allowed determining cognitive patterns for each individual by inputting data obtained from a questionnaire and returning the cognitive aspect most outlined in each individual. After validated, about 67% of the classification outcomes were considered in accordance to the cognitive aspects identified in classroom observations.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marranghello, Norian [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Alciano Gustavo Genovez [UNESP]2017-01-12T19:41:44Z2017-01-12T19:41:44Z2016-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14799500087826133004153073P220986232628927190000-0003-1086-3312porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-12T06:19:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/147995Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-12T06:19:02Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação da lógica nebulosa em um classificador para identificação de perfis por aspectos cognitivos
Application of fuzzy logic in a classifier for identification of profiles by cognitive aspects
title Aplicação da lógica nebulosa em um classificador para identificação de perfis por aspectos cognitivos
spellingShingle Aplicação da lógica nebulosa em um classificador para identificação de perfis por aspectos cognitivos
Oliveira, Alciano Gustavo Genovez [UNESP]
Lógica nebulosa
Teoria das inteligências múltiplas
Classificador computacional
Fuzzy logic
Theory of multiple intelligences
Computational classifier
title_short Aplicação da lógica nebulosa em um classificador para identificação de perfis por aspectos cognitivos
title_full Aplicação da lógica nebulosa em um classificador para identificação de perfis por aspectos cognitivos
title_fullStr Aplicação da lógica nebulosa em um classificador para identificação de perfis por aspectos cognitivos
title_full_unstemmed Aplicação da lógica nebulosa em um classificador para identificação de perfis por aspectos cognitivos
title_sort Aplicação da lógica nebulosa em um classificador para identificação de perfis por aspectos cognitivos
author Oliveira, Alciano Gustavo Genovez [UNESP]
author_facet Oliveira, Alciano Gustavo Genovez [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marranghello, Norian [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Alciano Gustavo Genovez [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Lógica nebulosa
Teoria das inteligências múltiplas
Classificador computacional
Fuzzy logic
Theory of multiple intelligences
Computational classifier
topic Lógica nebulosa
Teoria das inteligências múltiplas
Classificador computacional
Fuzzy logic
Theory of multiple intelligences
Computational classifier
description Atualmente, as instituições de ensino, em sua grande maioria, estão disponibilizando cursos na modalidade de ensino a distância com o intuito de possibilitar aos indivíduos que não podem frequentar as aulas regularmente a realização de estudos a distância. Em muitos casos, os indivíduos desistem dessa modalidade de ensino sem concluir os estudos, isso se deve a vários fatores, sendo um deles, a dificuldade no entendimento do conteúdo disponibilizado durante as aulas devido a forma com que o mesmo é apresentado. Esta dissertação apresenta a utilização da lógica nebulosa em um classificador computacional, que tem por objetivo classificar indivíduos por aspectos cognitivos que estão relacionados com a Teoria das Inteligências Múltiplas propostas, originalmente, por Howard Gardner. O resultado dessa classificação possibilita direcionar os indivíduos para ambientes de ensino em que o conteúdo esteja adequado ao seu perfil cognitivo. Os testes foram realizados utilizando uma ferramenta acadêmica de mineração de dados que possibilitou determinar padrões cognitivos em cada indivíduo pela inserção de dados de entrada obtidos por meio da aplicação de um questionário e retornando os aspectos cognitivos mais aflorados de cada indivíduo. Após validados, os resultados mostraram aproximadamente 67% das classificações condizentes com os aspectos cognitivos identificados em aula.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-29
2017-01-12T19:41:44Z
2017-01-12T19:41:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/147995
000878261
33004153073P2
2098623262892719
0000-0003-1086-3312
url http://hdl.handle.net/11449/147995
identifier_str_mv 000878261
33004153073P2
2098623262892719
0000-0003-1086-3312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797791046704300032