Implementação de estratégias na pequena empresa do setor agroindustrial em Moçambique

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: MAPUTA, André
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/238648
Resumo: Objetivo Identificar os fatores da implementação de estratégias, considerando as particularidades de gestão da pequena empresa agroindustrial de Moçambique. Metodologia da pesquisa Trata-se da pesquisa exploratória-qualitativa, caracterizada como um estudo multicasos junto a duas pequenas empresas agroindustriais moçambicanas. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista em profundidade (semiestruturada) junto a dirigentes-proprietários e funcionários. Resultados e Discussões As organizações formulam estratégias, mas apresentam dificuldades em colocá-las em prática e de implementá-las adequadamente para atingir seus objetivos. Os resultados revelam que as empresas conhecem e utilizam o planejamento estratégico, prioritariamente apenas como uma forma de orientação e utilizam ferramentas de auxílio à implementação de estratégias. Também revelam iniciativas para envolvimento dos funcionários no processo decisório e em atividades de gestão estratégica. Implicações Gerenciais Os dados indicam possíveis entraves à implementação de estratégias, como a falta de envolvimento dos funcionários no processo decisório, indisponibilidade de orçamento, a contratação de mão de obra não qualificada e falta de informação sobre o mercado nos sites oficiais. Este trabalho visa contribuir para melhor compreensão da implementação nas pequenas empresas agroindustriais no contexto moçambicano. Conclusões e Limitações da pesquisa O estudo evidencia que as empresas conhecem o planejamento estratégico, embora uma utilize-o de maneira informal, usam as ferramentas de auxílio à implementação de estratégias, envolvem os funcionários no processo decisório, em atividades de gestão e na definição de metas/objetivos. A literatura moçambicana traz uma evolução em estudo sobre pequena empresa, embora a abordagem sobre estratégias empresariais, criação e implementação de estratégia ainda não seja um tema com publicações nacionais ou internacionais e, portanto, não foram identificados trabalhos sobre a temática, merecendo atenção para investigações futuras. Sugere-se, como aprimoramento de gestão, mecanismos para o envolvimento dos funcionários no processo estratégico e a qualificação da mão de obra. Como estudos futuros, indica-se a oportunidade de discutir a relação da pequena empresa com o seu ambiente, principalmente para identificação de informação qualificada sobre o mercado. No âmbito governamental, aponta-se a necessidade de maior estrutura de apoio à gestão das pequenas empresas, bem como maior esclarecimento e incentivo à pesquisa que contribuam com o desenvolvimento científico e empresarial. Originalidade Várias pesquisas abordam a utilização de estratégias nas organizações de pequeno porte, entretanto, este trabalho abordou a implementação de estratégias na pequena empresa do setor agroindustrial, tema pouco estudado no Brasil e em Moçambique.
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Os resultados revelam que as empresas conhecem e utilizam o planejamento estratégico, prioritariamente apenas como uma forma de orientação e utilizam ferramentas de auxílio à implementação de estratégias. Também revelam iniciativas para envolvimento dos funcionários no processo decisório e em atividades de gestão estratégica. Implicações Gerenciais Os dados indicam possíveis entraves à implementação de estratégias, como a falta de envolvimento dos funcionários no processo decisório, indisponibilidade de orçamento, a contratação de mão de obra não qualificada e falta de informação sobre o mercado nos sites oficiais. Este trabalho visa contribuir para melhor compreensão da implementação nas pequenas empresas agroindustriais no contexto moçambicano. Conclusões e Limitações da pesquisa O estudo evidencia que as empresas conhecem o planejamento estratégico, embora uma utilize-o de maneira informal, usam as ferramentas de auxílio à implementação de estratégias, envolvem os funcionários no processo decisório, em atividades de gestão e na definição de metas/objetivos. A literatura moçambicana traz uma evolução em estudo sobre pequena empresa, embora a abordagem sobre estratégias empresariais, criação e implementação de estratégia ainda não seja um tema com publicações nacionais ou internacionais e, portanto, não foram identificados trabalhos sobre a temática, merecendo atenção para investigações futuras. Sugere-se, como aprimoramento de gestão, mecanismos para o envolvimento dos funcionários no processo estratégico e a qualificação da mão de obra. Como estudos futuros, indica-se a oportunidade de discutir a relação da pequena empresa com o seu ambiente, principalmente para identificação de informação qualificada sobre o mercado. No âmbito governamental, aponta-se a necessidade de maior estrutura de apoio à gestão das pequenas empresas, bem como maior esclarecimento e incentivo à pesquisa que contribuam com o desenvolvimento científico e empresarial. Originalidade Várias pesquisas abordam a utilização de estratégias nas organizações de pequeno porte, entretanto, este trabalho abordou a implementação de estratégias na pequena empresa do setor agroindustrial, tema pouco estudado no Brasil e em Moçambique.Objective Identify the factors for the implementation of strategies, considering the particularities of management of the small agro-industrial company in Mozambique. Research methodology This is exploratory-qualitative research, characterized as a multi-case study with two small Mozambican agro-industrial companies. Data collection was carried out through in-depth (semi-structured) interviews with owner-managers and employees. Results and discussions Organizations formulate strategies, but have difficulties putting them into practice and implementing them properly to achieve their goals. The results reveal that companies know and use strategic planning, primarily as a form of guidance and use tools to help implement strategies. They also reveal initiatives for employee involvement in the decision-making process and in strategic management activities. Management Implications The data indicate possible obstacles to the implementation of strategies, such as the lack of employee involvement in the decision-making process, budget unavailability, hiring unskilled labor and lack of information about the market on official websites. This work aims to contribute to a better understanding of implementation in small agro-industrial companies in the Mozambican context. Research Conclusions and Limitations The study shows that companies are familiar with strategic planning, although one uses it informally, they use tools to help implement strategies, involve employees in the decision-making process, in management activities and in the definition of goals/objectives. The Mozambican literature brings an evolution in the study of small business, although the approach to business strategies, creation and implementation of strategy is not yet a topic with national or international publications and, therefore, no works on the subject were identified, deserving attention for investigations future. It is suggested, as a management improvement, mechanisms for the involvement of employees in the strategic process and the qualification of the workforce. As future studies, the opportunity to discuss the relationship of the small company with its environment is indicated, mainly to identify qualified information about the market. At the governmental level, there is a need for a greater support structure for the management of small companies, as well as greater clarification and incentives for research that contribute to scientific and business development. Originality Several researches approach the use of strategies in small organizations, however, this work approached the implementation of strategies in the small company of the agroindustrial sector, subject little studied in Brazil and Mozambique.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Terence, Ana Claudia FernandesUniversidade Estadual Paulista (Unesp)MAPUTA, André2023-01-10T11:29:45Z2023-01-10T11:29:45Z2022-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23864833004102073P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-04T06:10:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238648Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-04T06:10:05Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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