A prática de ensino como exercício pedagógico construído pelas licenciandas em enfermagem: ampliando o conceito de saúde

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Rocha, Márcia Regina Alves [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/90850
Resumo: A pesquisa tem como objetivo de investigação a prática pedagógica, construída pelas licenciandas em enfermagem em conjunto com a pesquisadora e, realizada de forma continuada, com alunos da sétima série do ensino público. O trabalho objetivou investigar se a realização de uma prática pedagógica, contextualizada ao ambiente escolar e às necessidades do aluno e elaborada, desde o seu planejamento até o exercício pedagógico, considerando-o como elemento ativo no processo ensino-aprendizagem, é capaz de promover ampliação na formação das licenciandas, estimulando-as para uma atuação transformadora. Essa prática pedagógica, ao considerar a transversalidade da saúde, abordou seus aspectos biológicos, sociológicos e psicológicos, a partir de estratégias de aprendizagem propostas pelas próprias licenciandas, com base nas concepções construtivistas que favoreceu a interatividade entre elas e os alunos da escola e também, o desenvolvimento e a socialização do conhecimento referentes à esse contexto. Entendendo a saúde, tema de extrema relevância para ser abordado com os adolescentes desta faixa etária, como um processo resultante da convergência de fatores integrados: condições de trabalho e consumo, meio-ambiente, liberdade, lazer, acesso à posse da terra, educação, habitação, alimentação, relacionamentos afetivos, convívio social, além da garantia de acesso aos serviços de saúde e, a prática pedagógica, um instrumento de reflexão-ação e transformação da realidade, a pesquisadora atuou, durante toda a pesquisa, como articuladora entre o saber teórico e o prático. Os resultados revelaram que a vivência dessa prática pedagógica possibilitou, maior aproximação das licenciandas com os alunos, professores e administração da escola, desenvolvimento dos conteúdos, com a utilização de propostas adequadas e em ambientes...
id UNSP_e614019059af87625be5715e09a2a58e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90850
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling A prática de ensino como exercício pedagógico construído pelas licenciandas em enfermagem: ampliando o conceito de saúdeSaudeEstratégias de ensino - AprendizagemOrientações construtivistasPedagogic practiceTeaching-learning strategyHealthA pesquisa tem como objetivo de investigação a prática pedagógica, construída pelas licenciandas em enfermagem em conjunto com a pesquisadora e, realizada de forma continuada, com alunos da sétima série do ensino público. O trabalho objetivou investigar se a realização de uma prática pedagógica, contextualizada ao ambiente escolar e às necessidades do aluno e elaborada, desde o seu planejamento até o exercício pedagógico, considerando-o como elemento ativo no processo ensino-aprendizagem, é capaz de promover ampliação na formação das licenciandas, estimulando-as para uma atuação transformadora. Essa prática pedagógica, ao considerar a transversalidade da saúde, abordou seus aspectos biológicos, sociológicos e psicológicos, a partir de estratégias de aprendizagem propostas pelas próprias licenciandas, com base nas concepções construtivistas que favoreceu a interatividade entre elas e os alunos da escola e também, o desenvolvimento e a socialização do conhecimento referentes à esse contexto. Entendendo a saúde, tema de extrema relevância para ser abordado com os adolescentes desta faixa etária, como um processo resultante da convergência de fatores integrados: condições de trabalho e consumo, meio-ambiente, liberdade, lazer, acesso à posse da terra, educação, habitação, alimentação, relacionamentos afetivos, convívio social, além da garantia de acesso aos serviços de saúde e, a prática pedagógica, um instrumento de reflexão-ação e transformação da realidade, a pesquisadora atuou, durante toda a pesquisa, como articuladora entre o saber teórico e o prático. Os resultados revelaram que a vivência dessa prática pedagógica possibilitou, maior aproximação das licenciandas com os alunos, professores e administração da escola, desenvolvimento dos conteúdos, com a utilização de propostas adequadas e em ambientes...The objective of this research is the investigation of the pedagogic practice developed by the nursing graduate students in connection with the researcher and continued with the students of the seventh degree of the public high school. The goal of this work is to investigate the realization of the pedagogic practice connected to the scholar environment and to the students needs and was elaorated, since its planning all the way to its practice, considering it as an active element in the process of teaching-learning, capable to promote the improvement of the graduation students as well as to stimulate and active transformation. This pedagogic practice, considering the versatility of the health, studied biologic, sociologic and psychological aspects, starting from the learning strategies proposed by the graduating students based on the constructivist conceptions that helped the interaction among them and the high school students as well developed and socialized the knowledge of this study. However, the health, relevant theme to be considered with the teenagers students, as a resultant process of the convergence of integrated factors: job and consume conditions, environment, freedom, leisure, land owing access, education, dwelling, feeding, affection relationship, social living completed with the lack of public health services, the pedagogic practice is an instrument of reflection and action as well a change of the real life. The researcher worked all the time as a link between the theory and the practice knowledge. The results showed that living this pedagogical practice promoted a larger relationship between the graduate students and the high school students, teachers and school workers as well developed the subject of the research using it with proper utilization of the objectives in an ideal environment to the learning and valuing... (Complete abstract, click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Abreu, Mara Alice Fernandes de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rocha, Márcia Regina Alves [UNESP]2014-06-11T19:24:48Z2014-06-11T19:24:48Z2004-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis180 p. : il. + anexoapplication/pdfROCHA, Márcia Regina Alves. A prática de ensino como exercício pedagógico construído pelas licenciandas em enfermagem: ampliando o conceito de saúde. 2004. 180 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2004.http://hdl.handle.net/11449/90850000321538rocha_mra_me_bauru.pdf33004056079P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-30T06:08:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90850Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-09-30T06:08:01Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática de ensino como exercício pedagógico construído pelas licenciandas em enfermagem: ampliando o conceito de saúde
title A prática de ensino como exercício pedagógico construído pelas licenciandas em enfermagem: ampliando o conceito de saúde
spellingShingle A prática de ensino como exercício pedagógico construído pelas licenciandas em enfermagem: ampliando o conceito de saúde
Rocha, Márcia Regina Alves [UNESP]
Saude
Estratégias de ensino - Aprendizagem
Orientações construtivistas
Pedagogic practice
Teaching-learning strategy
Health
title_short A prática de ensino como exercício pedagógico construído pelas licenciandas em enfermagem: ampliando o conceito de saúde
title_full A prática de ensino como exercício pedagógico construído pelas licenciandas em enfermagem: ampliando o conceito de saúde
title_fullStr A prática de ensino como exercício pedagógico construído pelas licenciandas em enfermagem: ampliando o conceito de saúde
title_full_unstemmed A prática de ensino como exercício pedagógico construído pelas licenciandas em enfermagem: ampliando o conceito de saúde
title_sort A prática de ensino como exercício pedagógico construído pelas licenciandas em enfermagem: ampliando o conceito de saúde
author Rocha, Márcia Regina Alves [UNESP]
author_facet Rocha, Márcia Regina Alves [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abreu, Mara Alice Fernandes de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Márcia Regina Alves [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Saude
Estratégias de ensino - Aprendizagem
Orientações construtivistas
Pedagogic practice
Teaching-learning strategy
Health
topic Saude
Estratégias de ensino - Aprendizagem
Orientações construtivistas
Pedagogic practice
Teaching-learning strategy
Health
description A pesquisa tem como objetivo de investigação a prática pedagógica, construída pelas licenciandas em enfermagem em conjunto com a pesquisadora e, realizada de forma continuada, com alunos da sétima série do ensino público. O trabalho objetivou investigar se a realização de uma prática pedagógica, contextualizada ao ambiente escolar e às necessidades do aluno e elaborada, desde o seu planejamento até o exercício pedagógico, considerando-o como elemento ativo no processo ensino-aprendizagem, é capaz de promover ampliação na formação das licenciandas, estimulando-as para uma atuação transformadora. Essa prática pedagógica, ao considerar a transversalidade da saúde, abordou seus aspectos biológicos, sociológicos e psicológicos, a partir de estratégias de aprendizagem propostas pelas próprias licenciandas, com base nas concepções construtivistas que favoreceu a interatividade entre elas e os alunos da escola e também, o desenvolvimento e a socialização do conhecimento referentes à esse contexto. Entendendo a saúde, tema de extrema relevância para ser abordado com os adolescentes desta faixa etária, como um processo resultante da convergência de fatores integrados: condições de trabalho e consumo, meio-ambiente, liberdade, lazer, acesso à posse da terra, educação, habitação, alimentação, relacionamentos afetivos, convívio social, além da garantia de acesso aos serviços de saúde e, a prática pedagógica, um instrumento de reflexão-ação e transformação da realidade, a pesquisadora atuou, durante toda a pesquisa, como articuladora entre o saber teórico e o prático. Os resultados revelaram que a vivência dessa prática pedagógica possibilitou, maior aproximação das licenciandas com os alunos, professores e administração da escola, desenvolvimento dos conteúdos, com a utilização de propostas adequadas e em ambientes...
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-08-26
2014-06-11T19:24:48Z
2014-06-11T19:24:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA, Márcia Regina Alves. A prática de ensino como exercício pedagógico construído pelas licenciandas em enfermagem: ampliando o conceito de saúde. 2004. 180 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2004.
http://hdl.handle.net/11449/90850
000321538
rocha_mra_me_bauru.pdf
33004056079P0
identifier_str_mv ROCHA, Márcia Regina Alves. A prática de ensino como exercício pedagógico construído pelas licenciandas em enfermagem: ampliando o conceito de saúde. 2004. 180 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2004.
000321538
rocha_mra_me_bauru.pdf
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/90850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 180 p. : il. + anexo
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790661218402304