Informática e ensino de química: investigando a experiência de um grupo de professores

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Gabini, Wanderlei Sebastião [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/90882
Resumo: O presente trabalho investiga a inserção da informática no ensino de química, considerando a experiência desenvolvida com um grupo de professores de três escolas públicas do estado de São Paulo. Algumas questões nortearam esse trabalho como a discussão sobre a escola e o professor frente a essa inserção, sobre a criação de espaços para reflexão do professor a respeito da questão e a utilização do recurso da informática no ensino de química. Para abordar aspecto relacionados a esse tema, discutiu-se o ensino e a aprendizagem de química na realidade atual, a relação entre a informática, a escola e o professor, além de aspectos da prática reflexiva e da formação docente. A pesquisa desenvolveu-se com a caracterização das escolas e dos professores, os encontros do grupo de professores envolvidos na pesquisa, as aulas ministradas a partir de estudos em grupo, encontros individuais com os professores, avaliação dos softwares de química existentes na sala ambiente de informática dessas escolas e a avaliação dos alunos sobre as aulas. No presente trabalho, fica evidenciada a importância de se criar um espaço onde os professores possam compartilhar suas experiências, conhecer os programas disponíveis e planejar as ações a serem desenvolvidas, apontando a possibilidade do uso mais eficaz das salas de informática
id UNSP_eca2d2143cb96ca2e76d253debd15f57
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90882
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Informática e ensino de química: investigando a experiência de um grupo de professoresProfessores - FormaçãoInformáticaQuímica - Estudo e ensinoChemistry teachingInformation and communication technologies (ICT)O presente trabalho investiga a inserção da informática no ensino de química, considerando a experiência desenvolvida com um grupo de professores de três escolas públicas do estado de São Paulo. Algumas questões nortearam esse trabalho como a discussão sobre a escola e o professor frente a essa inserção, sobre a criação de espaços para reflexão do professor a respeito da questão e a utilização do recurso da informática no ensino de química. Para abordar aspecto relacionados a esse tema, discutiu-se o ensino e a aprendizagem de química na realidade atual, a relação entre a informática, a escola e o professor, além de aspectos da prática reflexiva e da formação docente. A pesquisa desenvolveu-se com a caracterização das escolas e dos professores, os encontros do grupo de professores envolvidos na pesquisa, as aulas ministradas a partir de estudos em grupo, encontros individuais com os professores, avaliação dos softwares de química existentes na sala ambiente de informática dessas escolas e a avaliação dos alunos sobre as aulas. No presente trabalho, fica evidenciada a importância de se criar um espaço onde os professores possam compartilhar suas experiências, conhecer os programas disponíveis e planejar as ações a serem desenvolvidas, apontando a possibilidade do uso mais eficaz das salas de informáticaThis MS thesis investigates the use of Information and Communication Technologies (ICT) in chemisty teaching, based on the experiences of teachers from three public schools in São Paulo state. It also investigates the impact of ICT on the school and the teacher, and discusses the creation of discussion groups where teachers can share their experiences. In order to address this issue comprehensively, we analyzed the current Chemistry teaching, the relationship between ICT, the school and the teacher, reflective practice and teacher education. The schools, the teachers, the meetings where the teachers involved in the project discussed their experiences, the evaluation of the chemistry teaching software currently used in the schools and the students' in the classes are described. In the conclusion, it is shown that the importance of creating a space for teachers to share their experiences with ICT, get acquainted with current chemistry teaching software and plan a course of action calls for a better use of the computer lab in public schoolsCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Diniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gabini, Wanderlei Sebastião [UNESP]2014-06-11T19:24:48Z2014-06-11T19:24:48Z2005-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis150 p. : anexosapplication/pdfGABINI, Wanderlei Sebastião. Informática e ensino de química: investigando a experiência de um grupo de professores. 2005. 150 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2005.http://hdl.handle.net/11449/90882000321578gabini_ws_me_bauru.pdf33004056079P023749743139537720000-0002-0192-3988Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-05T06:11:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90882Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-05T06:11:25Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Informática e ensino de química: investigando a experiência de um grupo de professores
title Informática e ensino de química: investigando a experiência de um grupo de professores
spellingShingle Informática e ensino de química: investigando a experiência de um grupo de professores
Gabini, Wanderlei Sebastião [UNESP]
Professores - Formação
Informática
Química - Estudo e ensino
Chemistry teaching
Information and communication technologies (ICT)
title_short Informática e ensino de química: investigando a experiência de um grupo de professores
title_full Informática e ensino de química: investigando a experiência de um grupo de professores
title_fullStr Informática e ensino de química: investigando a experiência de um grupo de professores
title_full_unstemmed Informática e ensino de química: investigando a experiência de um grupo de professores
title_sort Informática e ensino de química: investigando a experiência de um grupo de professores
author Gabini, Wanderlei Sebastião [UNESP]
author_facet Gabini, Wanderlei Sebastião [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Diniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabini, Wanderlei Sebastião [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Informática
Química - Estudo e ensino
Chemistry teaching
Information and communication technologies (ICT)
topic Professores - Formação
Informática
Química - Estudo e ensino
Chemistry teaching
Information and communication technologies (ICT)
description O presente trabalho investiga a inserção da informática no ensino de química, considerando a experiência desenvolvida com um grupo de professores de três escolas públicas do estado de São Paulo. Algumas questões nortearam esse trabalho como a discussão sobre a escola e o professor frente a essa inserção, sobre a criação de espaços para reflexão do professor a respeito da questão e a utilização do recurso da informática no ensino de química. Para abordar aspecto relacionados a esse tema, discutiu-se o ensino e a aprendizagem de química na realidade atual, a relação entre a informática, a escola e o professor, além de aspectos da prática reflexiva e da formação docente. A pesquisa desenvolveu-se com a caracterização das escolas e dos professores, os encontros do grupo de professores envolvidos na pesquisa, as aulas ministradas a partir de estudos em grupo, encontros individuais com os professores, avaliação dos softwares de química existentes na sala ambiente de informática dessas escolas e a avaliação dos alunos sobre as aulas. No presente trabalho, fica evidenciada a importância de se criar um espaço onde os professores possam compartilhar suas experiências, conhecer os programas disponíveis e planejar as ações a serem desenvolvidas, apontando a possibilidade do uso mais eficaz das salas de informática
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-02-15
2014-06-11T19:24:48Z
2014-06-11T19:24:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GABINI, Wanderlei Sebastião. Informática e ensino de química: investigando a experiência de um grupo de professores. 2005. 150 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2005.
http://hdl.handle.net/11449/90882
000321578
gabini_ws_me_bauru.pdf
33004056079P0
2374974313953772
0000-0002-0192-3988
identifier_str_mv GABINI, Wanderlei Sebastião. Informática e ensino de química: investigando a experiência de um grupo de professores. 2005. 150 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2005.
000321578
gabini_ws_me_bauru.pdf
33004056079P0
2374974313953772
0000-0002-0192-3988
url http://hdl.handle.net/11449/90882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 150 p. : anexos
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790858066526208