Educação física escolar e a educação para o lazer

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: Bustamante, Glênia Oliveira [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/96098
Resumo: Esta pesquisa trata da Educação Física Escolar e sua interface com a educação para o lazer físico-esportivo. O objetivo consistiu em perceber de que forma as contribuições da Educação Física Escolar, em relação a uma educação para o lazer, estavam e/ou poderiam estar presentes nos entendimentos e/ou nos relatos das práticas pedagógicas de professores de Educação Física. Diante de sua perspectiva qualitativa, esta pesquisa baseou-se no referencial teórico da pesquisa-ação. Este enfoque metodológico permitiu-nos intervir junto a um grupo de quatro professores de Educação Física, atuantes em escolas públicas e particulares do município de Rio Claro, através da realização de oito encontros coletivos. Após um período de aproximadamente um mês do último encontro com os professores, realizamos uma entrevista individual com os participantes. A análise dos encontros levou-nos a concluir que existem quatro contribuições educativas implícitas e explícitas nas reflexões e nos relatos das ações dos professores investigados, sintetizadas nas seguintes categorias: o espaço escolar e a organização das aulas; concepção de Escola e de Educação Física Escolar; conteúdos da Educação Física Escolar e formação de atitudes; práticas pedagógicas da Educação Física Escolar explícitas para uma educação para o lazer. As entrevistas finais mostraram que as relações Educação Física Escolar e a educação para o lazer, proporcionadas durante os encontros, possibilitaram construções e ampliações de conhecimentos, refletindo nas aulas de Educação Física, em possíveis contribuições para as vivências de lazer dos alunos fora da escola. Além disso, destacamos outros tipos de repercussões enfatizadas pelos professores, relacionadas à satisfação de participarem da pesquisa, que possibilitaram conhecer pessoas... .
id UNSP_effbc57b6accbb5e5ab70225edeb7f17
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/96098
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Educação física escolar e a educação para o lazerEducação fisicaPesquisa - AçãoEducação física escolarEducação para o lazerPhysical educationLeisure educationAction-researchEsta pesquisa trata da Educação Física Escolar e sua interface com a educação para o lazer físico-esportivo. O objetivo consistiu em perceber de que forma as contribuições da Educação Física Escolar, em relação a uma educação para o lazer, estavam e/ou poderiam estar presentes nos entendimentos e/ou nos relatos das práticas pedagógicas de professores de Educação Física. Diante de sua perspectiva qualitativa, esta pesquisa baseou-se no referencial teórico da pesquisa-ação. Este enfoque metodológico permitiu-nos intervir junto a um grupo de quatro professores de Educação Física, atuantes em escolas públicas e particulares do município de Rio Claro, através da realização de oito encontros coletivos. Após um período de aproximadamente um mês do último encontro com os professores, realizamos uma entrevista individual com os participantes. A análise dos encontros levou-nos a concluir que existem quatro contribuições educativas implícitas e explícitas nas reflexões e nos relatos das ações dos professores investigados, sintetizadas nas seguintes categorias: o espaço escolar e a organização das aulas; concepção de Escola e de Educação Física Escolar; conteúdos da Educação Física Escolar e formação de atitudes; práticas pedagógicas da Educação Física Escolar explícitas para uma educação para o lazer. As entrevistas finais mostraram que as relações Educação Física Escolar e a educação para o lazer, proporcionadas durante os encontros, possibilitaram construções e ampliações de conhecimentos, refletindo nas aulas de Educação Física, em possíveis contribuições para as vivências de lazer dos alunos fora da escola. Além disso, destacamos outros tipos de repercussões enfatizadas pelos professores, relacionadas à satisfação de participarem da pesquisa, que possibilitaram conhecer pessoas... .This research refers to Physical Education and its interface with the leisure education for physical and sports activities. The objective consisted to realize if the Physical Education teacher's understandings and/or pedagogical practice reports contribute or might contribute to leisure education. The present research was based on action-research's theoretical references due to its qualitative perspective. This methodological focus permitted us to accomplish eight collective meetings in order to intervene in a group formed by four Physical Education teachers from public and private schools at Rio Claro city. About one month after the group's last meeting, we have individually interviewed the teachers. The meetings' analysis led us to conclude there are four educative implicit and explicit contributions in the investigated teacher's reflexions and action reports which are synthetized in the following categories: the school place and the classes organization; school and Physical Education concepts; Physical Education's contents and attitudes' formation; Physical Education's pedagogical explicit practices for leisure education. The final interviews showed that Physical Education and leisure education relations provided during the meetings made it possible to construct and improve knowlegdes that were incorporated in the Physical Education classes as possible contributions to the students' leisure time out of school. Moreover, we point out another sorts of repercussions which were emphasized by the teachers and are related to satisfaction by participating in this research, by meeting new people, by exchanging experiences and by reflecting about their own professional and personal lives in a leisure dimension context.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rangel, Irene Conceição Andrade [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bustamante, Glênia Oliveira [UNESP]2014-06-11T19:28:01Z2014-06-11T19:28:01Z2003-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisvii, 127 f. : il.application/pdfBUSTAMANTE, Glênia Oliveira. Educação física escolar e a educação para o lazer. 2003. vii, 127 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2003.http://hdl.handle.net/11449/96098000193977bustamante_go_me_rcla.pdf33004137062P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-02T06:23:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96098Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-02T06:23:17Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação física escolar e a educação para o lazer
title Educação física escolar e a educação para o lazer
spellingShingle Educação física escolar e a educação para o lazer
Bustamante, Glênia Oliveira [UNESP]
Educação fisica
Pesquisa - Ação
Educação física escolar
Educação para o lazer
Physical education
Leisure education
Action-research
title_short Educação física escolar e a educação para o lazer
title_full Educação física escolar e a educação para o lazer
title_fullStr Educação física escolar e a educação para o lazer
title_full_unstemmed Educação física escolar e a educação para o lazer
title_sort Educação física escolar e a educação para o lazer
author Bustamante, Glênia Oliveira [UNESP]
author_facet Bustamante, Glênia Oliveira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rangel, Irene Conceição Andrade [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bustamante, Glênia Oliveira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação fisica
Pesquisa - Ação
Educação física escolar
Educação para o lazer
Physical education
Leisure education
Action-research
topic Educação fisica
Pesquisa - Ação
Educação física escolar
Educação para o lazer
Physical education
Leisure education
Action-research
description Esta pesquisa trata da Educação Física Escolar e sua interface com a educação para o lazer físico-esportivo. O objetivo consistiu em perceber de que forma as contribuições da Educação Física Escolar, em relação a uma educação para o lazer, estavam e/ou poderiam estar presentes nos entendimentos e/ou nos relatos das práticas pedagógicas de professores de Educação Física. Diante de sua perspectiva qualitativa, esta pesquisa baseou-se no referencial teórico da pesquisa-ação. Este enfoque metodológico permitiu-nos intervir junto a um grupo de quatro professores de Educação Física, atuantes em escolas públicas e particulares do município de Rio Claro, através da realização de oito encontros coletivos. Após um período de aproximadamente um mês do último encontro com os professores, realizamos uma entrevista individual com os participantes. A análise dos encontros levou-nos a concluir que existem quatro contribuições educativas implícitas e explícitas nas reflexões e nos relatos das ações dos professores investigados, sintetizadas nas seguintes categorias: o espaço escolar e a organização das aulas; concepção de Escola e de Educação Física Escolar; conteúdos da Educação Física Escolar e formação de atitudes; práticas pedagógicas da Educação Física Escolar explícitas para uma educação para o lazer. As entrevistas finais mostraram que as relações Educação Física Escolar e a educação para o lazer, proporcionadas durante os encontros, possibilitaram construções e ampliações de conhecimentos, refletindo nas aulas de Educação Física, em possíveis contribuições para as vivências de lazer dos alunos fora da escola. Além disso, destacamos outros tipos de repercussões enfatizadas pelos professores, relacionadas à satisfação de participarem da pesquisa, que possibilitaram conhecer pessoas... .
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-04-28
2014-06-11T19:28:01Z
2014-06-11T19:28:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BUSTAMANTE, Glênia Oliveira. Educação física escolar e a educação para o lazer. 2003. vii, 127 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2003.
http://hdl.handle.net/11449/96098
000193977
bustamante_go_me_rcla.pdf
33004137062P0
identifier_str_mv BUSTAMANTE, Glênia Oliveira. Educação física escolar e a educação para o lazer. 2003. vii, 127 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2003.
000193977
bustamante_go_me_rcla.pdf
33004137062P0
url http://hdl.handle.net/11449/96098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv vii, 127 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797791148947800064