Uma investigação sobre a construção de conhecimentos teórico-práticos na formação inicial do professor de língua inglesa a partir de uma perspectiva sociocultural

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Cassemiro, Mariana da Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/153427
Resumo: Esta pesquisa, de natureza qualitativa e base etnográfica, objetiva investigar a (co) construção de conhecimentos teórico-práticos na formação inicial de professores de língua inglesa no norte do Brasil a partir de uma perspectiva sociocultural, conforme proposta por, principalmente, Johnson (2009), Vieira-Abrahão (2012), Johnson e Golombek (2011, 2016) e Lantolf e Poehner (2014), respondendo à grande pergunta de pesquisa: Como se dá a (co) construção de conhecimentos teórico-práticos na formação inicial de professores de inglês em uma universidade pública no norte do Brasil?. Outras três questões orientaram o desenvolvimento desta investigação: (1) Quais conceitos cotidianos e científicos de língua, ensino e aprendizagem são apresentados pelos alunos-professores antes de cursarem a disciplina de Metodologia I?; (2) Quais conceitos científicos de língua, ensino e aprendizagem são introduzidos e de que modo são trabalhados nas disciplinas de Metodologia I e II e Estágio I e II?; (3) Quais conceitos cotidianos e científicos de língua, ensino e aprendizagem podem ser inferidos das práticas e dos discursos dos alunos-professores por ocasião dos estágios supervisionados e como esses conceitos se relacionam aos conceitos científicos introduzidos nas disciplinas de Metodologia I e II e Estágio I e II? . Os instrumentos de coleta e geração de dados utilizados foram gravações de aulas em áudio, diários da pesquisadora, questionários, sessões de feedback, entrevistas e relatórios de estágio. Os resultados mostraram que a maioria dos conceitos de língua, ensino e aprendizagem apresentados pelos futuros professores refere-se a concepções tradicionais. Os conceitos científicos de língua, ensino e aprendizagem introduzidos no curso de formação são oriundos dos paradigmas estrutural e comunicativo de ensino de línguas estrangeiras e foram diretamente transmitidos aos alunos-professores. No estágio supervisionado, os conceitos que sobressaíram possivelmente dizem respeito aos adquiridos por meio da aprendizagem de observação, com pouca influência dos conceitos introduzidos no curso de formação.
id UNSP_f7df840a0b9707fd87a8da9d99d1fe60
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/153427
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Uma investigação sobre a construção de conhecimentos teórico-práticos na formação inicial do professor de língua inglesa a partir de uma perspectiva socioculturalAn investigation on the construction of teacher knowledge in initial teacher education from a sociocultural perspectiveFormação de professores de línguasPerspectiva socioculturalConceitos cotidianos e científicos.Sociocultural perspectiveEveryday and scientific conceptsSecond language teacher educationEsta pesquisa, de natureza qualitativa e base etnográfica, objetiva investigar a (co) construção de conhecimentos teórico-práticos na formação inicial de professores de língua inglesa no norte do Brasil a partir de uma perspectiva sociocultural, conforme proposta por, principalmente, Johnson (2009), Vieira-Abrahão (2012), Johnson e Golombek (2011, 2016) e Lantolf e Poehner (2014), respondendo à grande pergunta de pesquisa: Como se dá a (co) construção de conhecimentos teórico-práticos na formação inicial de professores de inglês em uma universidade pública no norte do Brasil?. Outras três questões orientaram o desenvolvimento desta investigação: (1) Quais conceitos cotidianos e científicos de língua, ensino e aprendizagem são apresentados pelos alunos-professores antes de cursarem a disciplina de Metodologia I?; (2) Quais conceitos científicos de língua, ensino e aprendizagem são introduzidos e de que modo são trabalhados nas disciplinas de Metodologia I e II e Estágio I e II?; (3) Quais conceitos cotidianos e científicos de língua, ensino e aprendizagem podem ser inferidos das práticas e dos discursos dos alunos-professores por ocasião dos estágios supervisionados e como esses conceitos se relacionam aos conceitos científicos introduzidos nas disciplinas de Metodologia I e II e Estágio I e II? . Os instrumentos de coleta e geração de dados utilizados foram gravações de aulas em áudio, diários da pesquisadora, questionários, sessões de feedback, entrevistas e relatórios de estágio. Os resultados mostraram que a maioria dos conceitos de língua, ensino e aprendizagem apresentados pelos futuros professores refere-se a concepções tradicionais. Os conceitos científicos de língua, ensino e aprendizagem introduzidos no curso de formação são oriundos dos paradigmas estrutural e comunicativo de ensino de línguas estrangeiras e foram diretamente transmitidos aos alunos-professores. No estágio supervisionado, os conceitos que sobressaíram possivelmente dizem respeito aos adquiridos por meio da aprendizagem de observação, com pouca influência dos conceitos introduzidos no curso de formação.This ethnographic and qualitative research study aims at investigating the (co) construction of teacher knowledge in initial teacher education in the north of Brazil from a sociocultural perspective as proposed mainly by Johnson (2009),Vieira-Abrahão (2012), Johnson and Golombek (2011, 2016) and Lantolf and Poehner (2014), answering the major research question: How does the (co) construction of teacher knowledge occur in initial teacher education in the north of Brazil?. Three other questions oriented the development of this investigation: (1) What language, teaching and learning everyday and scientific concepts are held by teacher-learners before taking Metodologia I? (2) What language, teaching and learning scientific concepts are introduced and how are they worked in Metodologia I and II and Estágio I and II?; (3) What language, teaching and learning everyday and scientific concepts can be inferred from the teacher-learners’ practices and discourses at internship and how are these concepts related to the scientific ones introduced in Metodologia I and II and Estágio I and II? The instruments used to collect data were audio class recordings, researcher’s diaries, questionnaires, feedback sessions, interviews and internship reports. The results showed that most language, teaching and learning concepts held by the future English teachers refer to traditional conceptions. The language, teaching and learning scientific concepts introduced in the teacher education program came from structural and communicative paradigms in the second language teaching framework and were directly transmitted to teacher-learners. At internship the inferred concepts are likely to refer to the ones acquired through apprenticeship of observation, with little influence from the ones introduced in the teacher education program.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Abrahão, Maria Helena Vieira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cassemiro, Mariana da Silva2018-04-06T17:45:28Z2018-04-06T17:45:28Z2018-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15342700089945833004153069P58417792775638251porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-18T06:28:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/153427Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-18T06:28:17Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma investigação sobre a construção de conhecimentos teórico-práticos na formação inicial do professor de língua inglesa a partir de uma perspectiva sociocultural
An investigation on the construction of teacher knowledge in initial teacher education from a sociocultural perspective
title Uma investigação sobre a construção de conhecimentos teórico-práticos na formação inicial do professor de língua inglesa a partir de uma perspectiva sociocultural
spellingShingle Uma investigação sobre a construção de conhecimentos teórico-práticos na formação inicial do professor de língua inglesa a partir de uma perspectiva sociocultural
Cassemiro, Mariana da Silva
Formação de professores de línguas
Perspectiva sociocultural
Conceitos cotidianos e científicos.
Sociocultural perspective
Everyday and scientific concepts
Second language teacher education
title_short Uma investigação sobre a construção de conhecimentos teórico-práticos na formação inicial do professor de língua inglesa a partir de uma perspectiva sociocultural
title_full Uma investigação sobre a construção de conhecimentos teórico-práticos na formação inicial do professor de língua inglesa a partir de uma perspectiva sociocultural
title_fullStr Uma investigação sobre a construção de conhecimentos teórico-práticos na formação inicial do professor de língua inglesa a partir de uma perspectiva sociocultural
title_full_unstemmed Uma investigação sobre a construção de conhecimentos teórico-práticos na formação inicial do professor de língua inglesa a partir de uma perspectiva sociocultural
title_sort Uma investigação sobre a construção de conhecimentos teórico-práticos na formação inicial do professor de língua inglesa a partir de uma perspectiva sociocultural
author Cassemiro, Mariana da Silva
author_facet Cassemiro, Mariana da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abrahão, Maria Helena Vieira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cassemiro, Mariana da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores de línguas
Perspectiva sociocultural
Conceitos cotidianos e científicos.
Sociocultural perspective
Everyday and scientific concepts
Second language teacher education
topic Formação de professores de línguas
Perspectiva sociocultural
Conceitos cotidianos e científicos.
Sociocultural perspective
Everyday and scientific concepts
Second language teacher education
description Esta pesquisa, de natureza qualitativa e base etnográfica, objetiva investigar a (co) construção de conhecimentos teórico-práticos na formação inicial de professores de língua inglesa no norte do Brasil a partir de uma perspectiva sociocultural, conforme proposta por, principalmente, Johnson (2009), Vieira-Abrahão (2012), Johnson e Golombek (2011, 2016) e Lantolf e Poehner (2014), respondendo à grande pergunta de pesquisa: Como se dá a (co) construção de conhecimentos teórico-práticos na formação inicial de professores de inglês em uma universidade pública no norte do Brasil?. Outras três questões orientaram o desenvolvimento desta investigação: (1) Quais conceitos cotidianos e científicos de língua, ensino e aprendizagem são apresentados pelos alunos-professores antes de cursarem a disciplina de Metodologia I?; (2) Quais conceitos científicos de língua, ensino e aprendizagem são introduzidos e de que modo são trabalhados nas disciplinas de Metodologia I e II e Estágio I e II?; (3) Quais conceitos cotidianos e científicos de língua, ensino e aprendizagem podem ser inferidos das práticas e dos discursos dos alunos-professores por ocasião dos estágios supervisionados e como esses conceitos se relacionam aos conceitos científicos introduzidos nas disciplinas de Metodologia I e II e Estágio I e II? . Os instrumentos de coleta e geração de dados utilizados foram gravações de aulas em áudio, diários da pesquisadora, questionários, sessões de feedback, entrevistas e relatórios de estágio. Os resultados mostraram que a maioria dos conceitos de língua, ensino e aprendizagem apresentados pelos futuros professores refere-se a concepções tradicionais. Os conceitos científicos de língua, ensino e aprendizagem introduzidos no curso de formação são oriundos dos paradigmas estrutural e comunicativo de ensino de línguas estrangeiras e foram diretamente transmitidos aos alunos-professores. No estágio supervisionado, os conceitos que sobressaíram possivelmente dizem respeito aos adquiridos por meio da aprendizagem de observação, com pouca influência dos conceitos introduzidos no curso de formação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-06T17:45:28Z
2018-04-06T17:45:28Z
2018-03-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/153427
000899458
33004153069P5
8417792775638251
url http://hdl.handle.net/11449/153427
identifier_str_mv 000899458
33004153069P5
8417792775638251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1800401514172252160