Tecnologias móveis na educação básica: o smartphone no processo de ensino e aprendizagem no contexto do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Lombardi, Evandro
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Oeste Paulista
Mestrado em Educação
Brasil
UNOESTE
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1102
Resumo: A presente pesquisa está inserida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE, na linha 2 – Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente. Por meio de pesquisa qualitativa, o objetivo foi analisar o potencial das tecnologias móveis em sala de aula, em especial, aplicativos em smartphones, como ferramentas que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem, no âmbito do Ensino Médio. O estudo foi realizado em um colégio privado, no interior do estado do Paraná, com 35 alunos de uma turma de formandos do Ensino Médio e dois professores. O referencial teórico foi embasado nas obras de Kenski, Moran, Santaella, Terçariol e Lévy. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: observação, questionários, entrevistas semiestruturadas e grupos focais. A análise dos dados foi realizada por meio de triangulação metodológica com base nas seguintes categorias: a) em relação à percepção discente: acesso e utilização das tecnologias móveis; m-Learning e feedback imediato; m-Learning e a prática docente; e b) em relação aos professores: m-Learning: a prática docente e suas potencialidades e desafios; e a formação docente e o m-Learning. Os resultados evidenciaram que as tecnologias móveis, em especial o smartphone, fazem parte do cotidiano da maioria absoluta dos estudantes pesquisados e eles utilizam seus dispositivos móveis para diversas atividades, entre elas o aprender. No processo de aprendizagem, destacaram a importância do feedback imediato dado pelos aplicativos, as vantagens das incursões tecnológicas no ambiente escolar como o acesso à grande quantidade de informação e a ubiquidade. Os docentes, por sua vez, reconhecem que a tecnologia móvel, com destaque para os aplicativos em smartphones, tem potencial para ser usada no processo de ensino, no entanto, salientam a necessidade de oferecimento de formação continuada ao professor e estruturação didático-pedagógica e tecnológica por parte das escolas.
id UOES_05290195442e2c774682d678c0c28cd5
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:jspui/1102
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling Tecnologias móveis na educação básica: o smartphone no processo de ensino e aprendizagem no contexto do Ensino MédioMobile technologies in basic education: the smartphone in the process of teaching and learning in the context of high schoolEnsino MédioTecnologias MóveisSmartphonesEnsino e AprendizagemHigh School.Mobile Technology.Teaching and Learning.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente pesquisa está inserida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE, na linha 2 – Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente. Por meio de pesquisa qualitativa, o objetivo foi analisar o potencial das tecnologias móveis em sala de aula, em especial, aplicativos em smartphones, como ferramentas que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem, no âmbito do Ensino Médio. O estudo foi realizado em um colégio privado, no interior do estado do Paraná, com 35 alunos de uma turma de formandos do Ensino Médio e dois professores. O referencial teórico foi embasado nas obras de Kenski, Moran, Santaella, Terçariol e Lévy. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: observação, questionários, entrevistas semiestruturadas e grupos focais. A análise dos dados foi realizada por meio de triangulação metodológica com base nas seguintes categorias: a) em relação à percepção discente: acesso e utilização das tecnologias móveis; m-Learning e feedback imediato; m-Learning e a prática docente; e b) em relação aos professores: m-Learning: a prática docente e suas potencialidades e desafios; e a formação docente e o m-Learning. Os resultados evidenciaram que as tecnologias móveis, em especial o smartphone, fazem parte do cotidiano da maioria absoluta dos estudantes pesquisados e eles utilizam seus dispositivos móveis para diversas atividades, entre elas o aprender. No processo de aprendizagem, destacaram a importância do feedback imediato dado pelos aplicativos, as vantagens das incursões tecnológicas no ambiente escolar como o acesso à grande quantidade de informação e a ubiquidade. Os docentes, por sua vez, reconhecem que a tecnologia móvel, com destaque para os aplicativos em smartphones, tem potencial para ser usada no processo de ensino, no entanto, salientam a necessidade de oferecimento de formação continuada ao professor e estruturação didático-pedagógica e tecnológica por parte das escolas.The present research is inserted in the Program of Masters in Education of the University of the West Paulista - UNOESTE, in line 2 - Qualification and Pedagogical Practice of the Teacher Profession. Through qualitative research, the objective was to analyze the potential of mobile technologies in the classroom, especially applications in smartphones, as tools that aid in the process of teaching and learning, in the scope of High School. The study was carried out in a private school, in the interior of Paraná, with 35 students from a class of high school graduates and two teachers. The theoretical reference was based on the works of Kenski, Moran, Santaella, Terçariol and Lévy. The techniques of data collection used were: observation, questionnaires, semi-structured interviews and focus groups. The data analysis was performed using methodological triangulation based on the following categories: a) in relation to student’s perception: access and use of mobile technologies; m-Learning and immediate feedback; m-Learning and teacher’s practice and b) in relation to the teachers: m-Learning: the teacher’s practice and it’s potentialities and challenges and; teacher’s formation and the m-Learning. The results showed that mobile technologies, specially the smartphone, are part of the daily life of the absolute majority of students and they use their mobile devices for various activities among them learning. In the learning process they emphasized the importance of the immediate feedback given by the applications, the advantages of technological incursions in the school environment such as access to large amounts of information and ubiquity. Teachers, in turn, recognize that mobile technology, especially smartphone applications, has potential to be used in the teaching process, however, emphasize the need to offer continuing education to the teacher and didactic-pedagogical and technological structuring by the schools.Universidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoBrasilUNOESTEMestrado em EducaçãoGitahy, Raquel Rosan ChristinoTerçariol, Adriana Aparecida de LimaSantos, Danielle Aparecida do Nascimento dosLombardi, Evandro2018-09-18T19:30:16Z2018-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLOMBARDI, Evandro. Tecnologias móveis na educação básica: o Smartphone no processo de ensino e aprendizagem no contexto do Ensino Médio. 2018. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2018 .http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1102porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2018-09-19T04:00:11Zoai:bdtd.unoeste.br:jspui/1102Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2018-09-19T04:00:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias móveis na educação básica: o smartphone no processo de ensino e aprendizagem no contexto do Ensino Médio
Mobile technologies in basic education: the smartphone in the process of teaching and learning in the context of high school
title Tecnologias móveis na educação básica: o smartphone no processo de ensino e aprendizagem no contexto do Ensino Médio
spellingShingle Tecnologias móveis na educação básica: o smartphone no processo de ensino e aprendizagem no contexto do Ensino Médio
Lombardi, Evandro
Ensino Médio
Tecnologias Móveis
Smartphones
Ensino e Aprendizagem
High School.
Mobile Technology.
Teaching and Learning.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Tecnologias móveis na educação básica: o smartphone no processo de ensino e aprendizagem no contexto do Ensino Médio
title_full Tecnologias móveis na educação básica: o smartphone no processo de ensino e aprendizagem no contexto do Ensino Médio
title_fullStr Tecnologias móveis na educação básica: o smartphone no processo de ensino e aprendizagem no contexto do Ensino Médio
title_full_unstemmed Tecnologias móveis na educação básica: o smartphone no processo de ensino e aprendizagem no contexto do Ensino Médio
title_sort Tecnologias móveis na educação básica: o smartphone no processo de ensino e aprendizagem no contexto do Ensino Médio
author Lombardi, Evandro
author_facet Lombardi, Evandro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gitahy, Raquel Rosan Christino
Terçariol, Adriana Aparecida de Lima
Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Lombardi, Evandro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Médio
Tecnologias Móveis
Smartphones
Ensino e Aprendizagem
High School.
Mobile Technology.
Teaching and Learning.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Ensino Médio
Tecnologias Móveis
Smartphones
Ensino e Aprendizagem
High School.
Mobile Technology.
Teaching and Learning.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente pesquisa está inserida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE, na linha 2 – Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente. Por meio de pesquisa qualitativa, o objetivo foi analisar o potencial das tecnologias móveis em sala de aula, em especial, aplicativos em smartphones, como ferramentas que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem, no âmbito do Ensino Médio. O estudo foi realizado em um colégio privado, no interior do estado do Paraná, com 35 alunos de uma turma de formandos do Ensino Médio e dois professores. O referencial teórico foi embasado nas obras de Kenski, Moran, Santaella, Terçariol e Lévy. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: observação, questionários, entrevistas semiestruturadas e grupos focais. A análise dos dados foi realizada por meio de triangulação metodológica com base nas seguintes categorias: a) em relação à percepção discente: acesso e utilização das tecnologias móveis; m-Learning e feedback imediato; m-Learning e a prática docente; e b) em relação aos professores: m-Learning: a prática docente e suas potencialidades e desafios; e a formação docente e o m-Learning. Os resultados evidenciaram que as tecnologias móveis, em especial o smartphone, fazem parte do cotidiano da maioria absoluta dos estudantes pesquisados e eles utilizam seus dispositivos móveis para diversas atividades, entre elas o aprender. No processo de aprendizagem, destacaram a importância do feedback imediato dado pelos aplicativos, as vantagens das incursões tecnológicas no ambiente escolar como o acesso à grande quantidade de informação e a ubiquidade. Os docentes, por sua vez, reconhecem que a tecnologia móvel, com destaque para os aplicativos em smartphones, tem potencial para ser usada no processo de ensino, no entanto, salientam a necessidade de oferecimento de formação continuada ao professor e estruturação didático-pedagógica e tecnológica por parte das escolas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-18T19:30:16Z
2018-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOMBARDI, Evandro. Tecnologias móveis na educação básica: o Smartphone no processo de ensino e aprendizagem no contexto do Ensino Médio. 2018. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2018 .
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1102
identifier_str_mv LOMBARDI, Evandro. Tecnologias móveis na educação básica: o Smartphone no processo de ensino e aprendizagem no contexto do Ensino Médio. 2018. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2018 .
url http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Mestrado em Educação
Brasil
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Mestrado em Educação
Brasil
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1800306132558807040