Estudo de uma proposta de avaliação diagnóstica da cognição social nos transtornos do espectro autista
Ano de defesa: | 2012 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
|
Programa de Pós-Graduação: |
Distúrbios do Desenvolvimento
|
Departamento: |
Psicologia
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24513 |
Resumo: | Autism Spectrum Disorders (ASD) is a group of conditions characterized by delays and deficits in the development of social, communication and behavioral skills. The terminology ASD refers to the idea of a spectrum of syndromes having common characteristics and is comprised of Autism Disorders, Global Development Disorders Not Otherwise Specified and Asperger s Syndrome (LAMPREIA, 2003). Deficits in Social Cognition are one of the outstanding aspects of individuals with ASD and are being investigated as criteria for diagnosis. This study presents a proposal for the specific evaluation of Social Cognition in ASD, in a diagnostic situation. The evaluation of 22 male children with ASD, between the ages of 6 and 11 years, compared with a control group, consisted of the Social Cognition Protocol, Questionnaire of Social Behavior and Communication or the Autism Screening Questionnaire (ASQ) (SATO et al, 2008), Wisc III and the Quotient Evaluation Scale of Empathy and Systematization Child s Portuguese version Child EQ-SQ (VINIC; SCHWARTZMAN, 2010). The results obtained were discussed, in view of the indicated proposal for Social Cognition Evaluation in children and its use in diagnosing ASD. |
id |
UPM_b45a2b6856565fce460737e8df32da85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/24513 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-03-15T19:41:14Z2020-05-28T18:09:15Z2012-06-062020-05-28T18:09:15Z2012-02-09VINIC, Alessandra Aronovich. Proprosal study for diagnostic evaluation of social cognition in autism spectrum disorders. 2012. 103 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24513Autism Spectrum Disorders (ASD) is a group of conditions characterized by delays and deficits in the development of social, communication and behavioral skills. The terminology ASD refers to the idea of a spectrum of syndromes having common characteristics and is comprised of Autism Disorders, Global Development Disorders Not Otherwise Specified and Asperger s Syndrome (LAMPREIA, 2003). Deficits in Social Cognition are one of the outstanding aspects of individuals with ASD and are being investigated as criteria for diagnosis. This study presents a proposal for the specific evaluation of Social Cognition in ASD, in a diagnostic situation. The evaluation of 22 male children with ASD, between the ages of 6 and 11 years, compared with a control group, consisted of the Social Cognition Protocol, Questionnaire of Social Behavior and Communication or the Autism Screening Questionnaire (ASQ) (SATO et al, 2008), Wisc III and the Quotient Evaluation Scale of Empathy and Systematization Child s Portuguese version Child EQ-SQ (VINIC; SCHWARTZMAN, 2010). The results obtained were discussed, in view of the indicated proposal for Social Cognition Evaluation in children and its use in diagnosing ASD.Os Transtornos do Espectro Autista (TEA) são um grupo de condições caracterizadas pelo início, na primeira infância de atrasos e déficits no desenvolvimento das habilidades sociais, comunicativas e comportamentais. A terminologia TEA remete a ideia de um espectro de síndromes com características em comum e compõem o Transtorno Autista, o Transtorno Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação e a Síndrome de Asperger (LAMPREIA, 2003). Prejuízos na Cognição Social são um dos aspectos marcantes nos quadros de TEA e vêm sendo investigados como critérios para o diagnóstico. Este estudo apresenta uma proposta de avaliação específica para Cognição Social nos TEA, em situação diagnóstica. A avaliação de 22 crianças com TEA, do sexo masculino, entre 6 e 11 anos, comparadas com grupo controle, constou do Protocolo de Cognição Social desenvolvido pela pesquisadora, Questionário de Comportamento e Comunicação Social ou Autism Screening Questionnaire (ASQ) (SATO et al, 2009), Wisc III-R e Escala de Avaliação do Quociente de Empatia e Sistematização versão para criança, em Português Child EQ-SQ (VINIC; SCHWARTZMAN, 2010). Os resultados obtidos foram discutidos, visando à indicação da proposta de Avaliação de Cognição Social para crianças e seu uso como parte da avaliação diagnóstica de TEA.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieDistúrbios do DesenvolvimentoUPMBRPsicologiacognição socialautismoavaliaçãosocial cognitionautismevaluationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAEstudo de uma proposta de avaliação diagnóstica da cognição social nos transtornos do espectro autistaProprosal study for diagnostic evaluation of social cognition in autism spectrum disordersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisSchwartzman, José Salomãohttp://lattes.cnpq.br/1470693655000888D´antino, Maria Eloisa Famáhttp://lattes.cnpq.br/5542928514968820Macedo, Elizeu Coutinho dehttp://lattes.cnpq.br/0683719309513445Araujo, Ceres Alves dehttp://lattes.cnpq.br/0035975628567494Langhi, Celihttp://lattes.cnpq.br/7102231185159382http://lattes.cnpq.br/4147912321707699Vinic, Alessandra Aronovichhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2885/Alessandra%20Aronovich%20Vinic.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1762/1/Alessandra%20Aronovich%20Vinic.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/245132020-05-28 15:09:15.238Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
dc.title.por.fl_str_mv |
Estudo de uma proposta de avaliação diagnóstica da cognição social nos transtornos do espectro autista |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Proprosal study for diagnostic evaluation of social cognition in autism spectrum disorders |
title |
Estudo de uma proposta de avaliação diagnóstica da cognição social nos transtornos do espectro autista |
spellingShingle |
Estudo de uma proposta de avaliação diagnóstica da cognição social nos transtornos do espectro autista Vinic, Alessandra Aronovich cognição social autismo avaliação social cognition autism evaluation CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
title_short |
Estudo de uma proposta de avaliação diagnóstica da cognição social nos transtornos do espectro autista |
title_full |
Estudo de uma proposta de avaliação diagnóstica da cognição social nos transtornos do espectro autista |
title_fullStr |
Estudo de uma proposta de avaliação diagnóstica da cognição social nos transtornos do espectro autista |
title_full_unstemmed |
Estudo de uma proposta de avaliação diagnóstica da cognição social nos transtornos do espectro autista |
title_sort |
Estudo de uma proposta de avaliação diagnóstica da cognição social nos transtornos do espectro autista |
author |
Vinic, Alessandra Aronovich |
author_facet |
Vinic, Alessandra Aronovich |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schwartzman, José Salomão |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1470693655000888 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
D´antino, Maria Eloisa Famá |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5542928514968820 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Macedo, Elizeu Coutinho de |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0683719309513445 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Araujo, Ceres Alves de |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0035975628567494 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Langhi, Celi |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7102231185159382 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4147912321707699 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vinic, Alessandra Aronovich |
contributor_str_mv |
Schwartzman, José Salomão D´antino, Maria Eloisa Famá Macedo, Elizeu Coutinho de Araujo, Ceres Alves de Langhi, Celi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cognição social autismo avaliação |
topic |
cognição social autismo avaliação social cognition autism evaluation CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
social cognition autism evaluation |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
description |
Autism Spectrum Disorders (ASD) is a group of conditions characterized by delays and deficits in the development of social, communication and behavioral skills. The terminology ASD refers to the idea of a spectrum of syndromes having common characteristics and is comprised of Autism Disorders, Global Development Disorders Not Otherwise Specified and Asperger s Syndrome (LAMPREIA, 2003). Deficits in Social Cognition are one of the outstanding aspects of individuals with ASD and are being investigated as criteria for diagnosis. This study presents a proposal for the specific evaluation of Social Cognition in ASD, in a diagnostic situation. The evaluation of 22 male children with ASD, between the ages of 6 and 11 years, compared with a control group, consisted of the Social Cognition Protocol, Questionnaire of Social Behavior and Communication or the Autism Screening Questionnaire (ASQ) (SATO et al, 2008), Wisc III and the Quotient Evaluation Scale of Empathy and Systematization Child s Portuguese version Child EQ-SQ (VINIC; SCHWARTZMAN, 2010). The results obtained were discussed, in view of the indicated proposal for Social Cognition Evaluation in children and its use in diagnosing ASD. |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-06-06 2020-05-28T18:09:15Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-02-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:41:14Z 2020-05-28T18:09:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VINIC, Alessandra Aronovich. Proprosal study for diagnostic evaluation of social cognition in autism spectrum disorders. 2012. 103 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24513 |
identifier_str_mv |
VINIC, Alessandra Aronovich. Proprosal study for diagnostic evaluation of social cognition in autism spectrum disorders. 2012. 103 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24513 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Distúrbios do Desenvolvimento |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1757174462345641984 |