Estudo de uma proposta de avaliação diagnóstica da cognição social nos transtornos do espectro autista

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Vinic, Alessandra Aronovich lattes
Orientador(a): Schwartzman, José Salomão lattes
Banca de defesa: D´antino, Maria Eloisa Famá lattes, Macedo, Elizeu Coutinho de lattes, Araujo, Ceres Alves de lattes, Langhi, Celi lattes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Distúrbios do Desenvolvimento
Departamento: Psicologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24513
Resumo: Autism Spectrum Disorders (ASD) is a group of conditions characterized by delays and deficits in the development of social, communication and behavioral skills. The terminology ASD refers to the idea of a spectrum of syndromes having common characteristics and is comprised of Autism Disorders, Global Development Disorders Not Otherwise Specified and Asperger s Syndrome (LAMPREIA, 2003). Deficits in Social Cognition are one of the outstanding aspects of individuals with ASD and are being investigated as criteria for diagnosis. This study presents a proposal for the specific evaluation of Social Cognition in ASD, in a diagnostic situation. The evaluation of 22 male children with ASD, between the ages of 6 and 11 years, compared with a control group, consisted of the Social Cognition Protocol, Questionnaire of Social Behavior and Communication or the Autism Screening Questionnaire (ASQ) (SATO et al, 2008), Wisc III and the Quotient Evaluation Scale of Empathy and Systematization Child s Portuguese version Child EQ-SQ (VINIC; SCHWARTZMAN, 2010). The results obtained were discussed, in view of the indicated proposal for Social Cognition Evaluation in children and its use in diagnosing ASD.
id UPM_b45a2b6856565fce460737e8df32da85
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24513
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2016-03-15T19:41:14Z2020-05-28T18:09:15Z2012-06-062020-05-28T18:09:15Z2012-02-09VINIC, Alessandra Aronovich. Proprosal study for diagnostic evaluation of social cognition in autism spectrum disorders. 2012. 103 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24513Autism Spectrum Disorders (ASD) is a group of conditions characterized by delays and deficits in the development of social, communication and behavioral skills. The terminology ASD refers to the idea of a spectrum of syndromes having common characteristics and is comprised of Autism Disorders, Global Development Disorders Not Otherwise Specified and Asperger s Syndrome (LAMPREIA, 2003). Deficits in Social Cognition are one of the outstanding aspects of individuals with ASD and are being investigated as criteria for diagnosis. This study presents a proposal for the specific evaluation of Social Cognition in ASD, in a diagnostic situation. The evaluation of 22 male children with ASD, between the ages of 6 and 11 years, compared with a control group, consisted of the Social Cognition Protocol, Questionnaire of Social Behavior and Communication or the Autism Screening Questionnaire (ASQ) (SATO et al, 2008), Wisc III and the Quotient Evaluation Scale of Empathy and Systematization Child s Portuguese version Child EQ-SQ (VINIC; SCHWARTZMAN, 2010). The results obtained were discussed, in view of the indicated proposal for Social Cognition Evaluation in children and its use in diagnosing ASD.Os Transtornos do Espectro Autista (TEA) são um grupo de condições caracterizadas pelo início, na primeira infância de atrasos e déficits no desenvolvimento das habilidades sociais, comunicativas e comportamentais. A terminologia TEA remete a ideia de um espectro de síndromes com características em comum e compõem o Transtorno Autista, o Transtorno Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação e a Síndrome de Asperger (LAMPREIA, 2003). Prejuízos na Cognição Social são um dos aspectos marcantes nos quadros de TEA e vêm sendo investigados como critérios para o diagnóstico. Este estudo apresenta uma proposta de avaliação específica para Cognição Social nos TEA, em situação diagnóstica. A avaliação de 22 crianças com TEA, do sexo masculino, entre 6 e 11 anos, comparadas com grupo controle, constou do Protocolo de Cognição Social desenvolvido pela pesquisadora, Questionário de Comportamento e Comunicação Social ou Autism Screening Questionnaire (ASQ) (SATO et al, 2009), Wisc III-R e Escala de Avaliação do Quociente de Empatia e Sistematização versão para criança, em Português Child EQ-SQ (VINIC; SCHWARTZMAN, 2010). Os resultados obtidos foram discutidos, visando à indicação da proposta de Avaliação de Cognição Social para crianças e seu uso como parte da avaliação diagnóstica de TEA.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieDistúrbios do DesenvolvimentoUPMBRPsicologiacognição socialautismoavaliaçãosocial cognitionautismevaluationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAEstudo de uma proposta de avaliação diagnóstica da cognição social nos transtornos do espectro autistaProprosal study for diagnostic evaluation of social cognition in autism spectrum disordersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisSchwartzman, José Salomãohttp://lattes.cnpq.br/1470693655000888D´antino, Maria Eloisa Famáhttp://lattes.cnpq.br/5542928514968820Macedo, Elizeu Coutinho dehttp://lattes.cnpq.br/0683719309513445Araujo, Ceres Alves dehttp://lattes.cnpq.br/0035975628567494Langhi, Celihttp://lattes.cnpq.br/7102231185159382http://lattes.cnpq.br/4147912321707699Vinic, Alessandra Aronovichhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2885/Alessandra%20Aronovich%20Vinic.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1762/1/Alessandra%20Aronovich%20Vinic.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/245132020-05-28 15:09:15.238Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Estudo de uma proposta de avaliação diagnóstica da cognição social nos transtornos do espectro autista
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Proprosal study for diagnostic evaluation of social cognition in autism spectrum disorders
title Estudo de uma proposta de avaliação diagnóstica da cognição social nos transtornos do espectro autista
spellingShingle Estudo de uma proposta de avaliação diagnóstica da cognição social nos transtornos do espectro autista
Vinic, Alessandra Aronovich
cognição social
autismo
avaliação
social cognition
autism
evaluation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short Estudo de uma proposta de avaliação diagnóstica da cognição social nos transtornos do espectro autista
title_full Estudo de uma proposta de avaliação diagnóstica da cognição social nos transtornos do espectro autista
title_fullStr Estudo de uma proposta de avaliação diagnóstica da cognição social nos transtornos do espectro autista
title_full_unstemmed Estudo de uma proposta de avaliação diagnóstica da cognição social nos transtornos do espectro autista
title_sort Estudo de uma proposta de avaliação diagnóstica da cognição social nos transtornos do espectro autista
author Vinic, Alessandra Aronovich
author_facet Vinic, Alessandra Aronovich
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schwartzman, José Salomão
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1470693655000888
dc.contributor.referee1.fl_str_mv D´antino, Maria Eloisa Famá
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5542928514968820
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Macedo, Elizeu Coutinho de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0683719309513445
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Araujo, Ceres Alves de
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0035975628567494
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Langhi, Celi
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7102231185159382
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4147912321707699
dc.contributor.author.fl_str_mv Vinic, Alessandra Aronovich
contributor_str_mv Schwartzman, José Salomão
D´antino, Maria Eloisa Famá
Macedo, Elizeu Coutinho de
Araujo, Ceres Alves de
Langhi, Celi
dc.subject.por.fl_str_mv cognição social
autismo
avaliação
topic cognição social
autismo
avaliação
social cognition
autism
evaluation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv social cognition
autism
evaluation
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description Autism Spectrum Disorders (ASD) is a group of conditions characterized by delays and deficits in the development of social, communication and behavioral skills. The terminology ASD refers to the idea of a spectrum of syndromes having common characteristics and is comprised of Autism Disorders, Global Development Disorders Not Otherwise Specified and Asperger s Syndrome (LAMPREIA, 2003). Deficits in Social Cognition are one of the outstanding aspects of individuals with ASD and are being investigated as criteria for diagnosis. This study presents a proposal for the specific evaluation of Social Cognition in ASD, in a diagnostic situation. The evaluation of 22 male children with ASD, between the ages of 6 and 11 years, compared with a control group, consisted of the Social Cognition Protocol, Questionnaire of Social Behavior and Communication or the Autism Screening Questionnaire (ASQ) (SATO et al, 2008), Wisc III and the Quotient Evaluation Scale of Empathy and Systematization Child s Portuguese version Child EQ-SQ (VINIC; SCHWARTZMAN, 2010). The results obtained were discussed, in view of the indicated proposal for Social Cognition Evaluation in children and its use in diagnosing ASD.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-06-06
2020-05-28T18:09:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-02-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:41:14Z
2020-05-28T18:09:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VINIC, Alessandra Aronovich. Proprosal study for diagnostic evaluation of social cognition in autism spectrum disorders. 2012. 103 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24513
identifier_str_mv VINIC, Alessandra Aronovich. Proprosal study for diagnostic evaluation of social cognition in autism spectrum disorders. 2012. 103 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Distúrbios do Desenvolvimento
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174462345641984