Aprendizagem baseada em problemas : uma estratégia para o ensino de química no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Piccoli, Flávia
Orientador(a): Salgado, Tania Denise Miskinis
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/153224
Resumo: Nesta dissertação realizou-se uma pesquisa qualitativa sobre a aplicação das metodologias de Estudos de Caso e Resolução de Problemas no ensino de Química no Ensino Médio. A proposta teve como objetivos a mudança de postura dos alunos diante de sua aprendizagem, o aumento do interesse dos alunos pela disciplina e o desenvolvimento de algumas habilidades como, por exemplo, ler e resolver problemas. Para alcançá-los, buscou-se desenvolver conteúdos de Química no Ensino Médio através dos métodos de Estudos de Caso e Resolução de Problemas. Os dados desta investigação foram levantados através do diário de campo da autora durante a aplicação das estratégias metodológicas. A aplicação do estudo foi feita em uma escola pública de Porto Alegre e abrangeu três turmas de primeiro ano do Ensino Médio. O trabalho foi aplicado em duas etapas. Na primeira foram elaborados três blocos de casos sobre a História da Química e na segunda foram construídos dois blocos de problemas, um sobre interações intermoleculares e o outro sobre propriedades de algumas substâncias que apareciam em um trecho de um episódio da série Breaking Bad. Com a utilização destas estratégias metodológicas, as aulas de Química e a visão dos alunos sobre essa disciplina foram reformuladas. Com base nos dados obtidos, percebeu-se a melhora na participação dos alunos nas aulas e o aumento de sua autonomia em relação à busca de informações e ao posicionamento frente a alguns assuntos de seu cotidiano que por vezes passavam-lhes despercebidos.
id URGS_0ef28d2dbcb7f7da6eb151606ac2de52
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153224
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Piccoli, FláviaSalgado, Tania Denise Miskinis2017-03-16T02:20:15Z2016http://hdl.handle.net/10183/153224001014054Nesta dissertação realizou-se uma pesquisa qualitativa sobre a aplicação das metodologias de Estudos de Caso e Resolução de Problemas no ensino de Química no Ensino Médio. A proposta teve como objetivos a mudança de postura dos alunos diante de sua aprendizagem, o aumento do interesse dos alunos pela disciplina e o desenvolvimento de algumas habilidades como, por exemplo, ler e resolver problemas. Para alcançá-los, buscou-se desenvolver conteúdos de Química no Ensino Médio através dos métodos de Estudos de Caso e Resolução de Problemas. Os dados desta investigação foram levantados através do diário de campo da autora durante a aplicação das estratégias metodológicas. A aplicação do estudo foi feita em uma escola pública de Porto Alegre e abrangeu três turmas de primeiro ano do Ensino Médio. O trabalho foi aplicado em duas etapas. Na primeira foram elaborados três blocos de casos sobre a História da Química e na segunda foram construídos dois blocos de problemas, um sobre interações intermoleculares e o outro sobre propriedades de algumas substâncias que apareciam em um trecho de um episódio da série Breaking Bad. Com a utilização destas estratégias metodológicas, as aulas de Química e a visão dos alunos sobre essa disciplina foram reformuladas. Com base nos dados obtidos, percebeu-se a melhora na participação dos alunos nas aulas e o aumento de sua autonomia em relação à busca de informações e ao posicionamento frente a alguns assuntos de seu cotidiano que por vezes passavam-lhes despercebidos.For this dissertation, a qualitative research about Case Studies and Problem Solving applications to Chemistry teaching was made. The proposal’s objectives were a change in student’s posture regarding learning, a raise on student’s interest for the subject, and the development of certain skills, such as reading and problem solving. In order to do that, the syllabus for the High School Chemistry course was developed through the Case Study and Problem Solving methods. This data was collected through the author’s field journal, written during the methodological strategies application period. This was done in a public school in Porto Alegre and covered three classes of the High School First Years. The research had two phases. The first one was to elaborate three bundles of cases about Chemistry History and the second was to build another two bundles, one about intermolecular interaction and another about the properties of certain substances that appeared in a scene from Breaking Bad. Those methodological strategies allowed the rethinking of the Chemistry classes and the change of the students’ perceptions of this class. Based on the results obtained, a rise on the students’ participation in class was noticed, as well as a higher autonomy regarding information search, and a more mature positioning towards certain daily topics, that sometimes passed them by unnoticed.application/pdfporEnsino de ciênciasEnsino de quimicaEnsino e aprendizagemAprendizagem baseada em problemasEnsino médioCase StudiesProblem SolvingChemistry teachingAprendizagem baseada em problemas : uma estratégia para o ensino de química no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001014054.pdf001014054.pdfTexto completoapplication/pdf2238567http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153224/1/001014054.pdff38705cc2a995ddfacc79e06db1f4a72MD51TEXT001014054.pdf.txt001014054.pdf.txtExtracted Texttext/plain195715http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153224/2/001014054.pdf.txt3c9a2781546f4b9274e1c18cb5fff000MD52THUMBNAIL001014054.pdf.jpg001014054.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1078http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153224/3/001014054.pdf.jpg3a6e3ce067e9975b6dc1c12e1075ec4dMD5310183/1532242018-10-22 08:20:52.579oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153224Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T11:20:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem baseada em problemas : uma estratégia para o ensino de química no ensino médio
title Aprendizagem baseada em problemas : uma estratégia para o ensino de química no ensino médio
spellingShingle Aprendizagem baseada em problemas : uma estratégia para o ensino de química no ensino médio
Piccoli, Flávia
Ensino de ciências
Ensino de quimica
Ensino e aprendizagem
Aprendizagem baseada em problemas
Ensino médio
Case Studies
Problem Solving
Chemistry teaching
title_short Aprendizagem baseada em problemas : uma estratégia para o ensino de química no ensino médio
title_full Aprendizagem baseada em problemas : uma estratégia para o ensino de química no ensino médio
title_fullStr Aprendizagem baseada em problemas : uma estratégia para o ensino de química no ensino médio
title_full_unstemmed Aprendizagem baseada em problemas : uma estratégia para o ensino de química no ensino médio
title_sort Aprendizagem baseada em problemas : uma estratégia para o ensino de química no ensino médio
author Piccoli, Flávia
author_facet Piccoli, Flávia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piccoli, Flávia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Salgado, Tania Denise Miskinis
contributor_str_mv Salgado, Tania Denise Miskinis
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Ensino de quimica
Ensino e aprendizagem
Aprendizagem baseada em problemas
Ensino médio
topic Ensino de ciências
Ensino de quimica
Ensino e aprendizagem
Aprendizagem baseada em problemas
Ensino médio
Case Studies
Problem Solving
Chemistry teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Case Studies
Problem Solving
Chemistry teaching
description Nesta dissertação realizou-se uma pesquisa qualitativa sobre a aplicação das metodologias de Estudos de Caso e Resolução de Problemas no ensino de Química no Ensino Médio. A proposta teve como objetivos a mudança de postura dos alunos diante de sua aprendizagem, o aumento do interesse dos alunos pela disciplina e o desenvolvimento de algumas habilidades como, por exemplo, ler e resolver problemas. Para alcançá-los, buscou-se desenvolver conteúdos de Química no Ensino Médio através dos métodos de Estudos de Caso e Resolução de Problemas. Os dados desta investigação foram levantados através do diário de campo da autora durante a aplicação das estratégias metodológicas. A aplicação do estudo foi feita em uma escola pública de Porto Alegre e abrangeu três turmas de primeiro ano do Ensino Médio. O trabalho foi aplicado em duas etapas. Na primeira foram elaborados três blocos de casos sobre a História da Química e na segunda foram construídos dois blocos de problemas, um sobre interações intermoleculares e o outro sobre propriedades de algumas substâncias que apareciam em um trecho de um episódio da série Breaking Bad. Com a utilização destas estratégias metodológicas, as aulas de Química e a visão dos alunos sobre essa disciplina foram reformuladas. Com base nos dados obtidos, percebeu-se a melhora na participação dos alunos nas aulas e o aumento de sua autonomia em relação à busca de informações e ao posicionamento frente a alguns assuntos de seu cotidiano que por vezes passavam-lhes despercebidos.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-03-16T02:20:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/153224
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001014054
url http://hdl.handle.net/10183/153224
identifier_str_mv 001014054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153224/1/001014054.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153224/2/001014054.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153224/3/001014054.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f38705cc2a995ddfacc79e06db1f4a72
3c9a2781546f4b9274e1c18cb5fff000
3a6e3ce067e9975b6dc1c12e1075ec4d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810088912738058240