Aprendizagem baseada em problemas : uma estratégia para o ensino de química no ensino médio
Ano de defesa: | 2016 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/153224 |
Resumo: | Nesta dissertação realizou-se uma pesquisa qualitativa sobre a aplicação das metodologias de Estudos de Caso e Resolução de Problemas no ensino de Química no Ensino Médio. A proposta teve como objetivos a mudança de postura dos alunos diante de sua aprendizagem, o aumento do interesse dos alunos pela disciplina e o desenvolvimento de algumas habilidades como, por exemplo, ler e resolver problemas. Para alcançá-los, buscou-se desenvolver conteúdos de Química no Ensino Médio através dos métodos de Estudos de Caso e Resolução de Problemas. Os dados desta investigação foram levantados através do diário de campo da autora durante a aplicação das estratégias metodológicas. A aplicação do estudo foi feita em uma escola pública de Porto Alegre e abrangeu três turmas de primeiro ano do Ensino Médio. O trabalho foi aplicado em duas etapas. Na primeira foram elaborados três blocos de casos sobre a História da Química e na segunda foram construídos dois blocos de problemas, um sobre interações intermoleculares e o outro sobre propriedades de algumas substâncias que apareciam em um trecho de um episódio da série Breaking Bad. Com a utilização destas estratégias metodológicas, as aulas de Química e a visão dos alunos sobre essa disciplina foram reformuladas. Com base nos dados obtidos, percebeu-se a melhora na participação dos alunos nas aulas e o aumento de sua autonomia em relação à busca de informações e ao posicionamento frente a alguns assuntos de seu cotidiano que por vezes passavam-lhes despercebidos. |
id |
URGS_0ef28d2dbcb7f7da6eb151606ac2de52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153224 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Piccoli, FláviaSalgado, Tania Denise Miskinis2017-03-16T02:20:15Z2016http://hdl.handle.net/10183/153224001014054Nesta dissertação realizou-se uma pesquisa qualitativa sobre a aplicação das metodologias de Estudos de Caso e Resolução de Problemas no ensino de Química no Ensino Médio. A proposta teve como objetivos a mudança de postura dos alunos diante de sua aprendizagem, o aumento do interesse dos alunos pela disciplina e o desenvolvimento de algumas habilidades como, por exemplo, ler e resolver problemas. Para alcançá-los, buscou-se desenvolver conteúdos de Química no Ensino Médio através dos métodos de Estudos de Caso e Resolução de Problemas. Os dados desta investigação foram levantados através do diário de campo da autora durante a aplicação das estratégias metodológicas. A aplicação do estudo foi feita em uma escola pública de Porto Alegre e abrangeu três turmas de primeiro ano do Ensino Médio. O trabalho foi aplicado em duas etapas. Na primeira foram elaborados três blocos de casos sobre a História da Química e na segunda foram construídos dois blocos de problemas, um sobre interações intermoleculares e o outro sobre propriedades de algumas substâncias que apareciam em um trecho de um episódio da série Breaking Bad. Com a utilização destas estratégias metodológicas, as aulas de Química e a visão dos alunos sobre essa disciplina foram reformuladas. Com base nos dados obtidos, percebeu-se a melhora na participação dos alunos nas aulas e o aumento de sua autonomia em relação à busca de informações e ao posicionamento frente a alguns assuntos de seu cotidiano que por vezes passavam-lhes despercebidos.For this dissertation, a qualitative research about Case Studies and Problem Solving applications to Chemistry teaching was made. The proposal’s objectives were a change in student’s posture regarding learning, a raise on student’s interest for the subject, and the development of certain skills, such as reading and problem solving. In order to do that, the syllabus for the High School Chemistry course was developed through the Case Study and Problem Solving methods. This data was collected through the author’s field journal, written during the methodological strategies application period. This was done in a public school in Porto Alegre and covered three classes of the High School First Years. The research had two phases. The first one was to elaborate three bundles of cases about Chemistry History and the second was to build another two bundles, one about intermolecular interaction and another about the properties of certain substances that appeared in a scene from Breaking Bad. Those methodological strategies allowed the rethinking of the Chemistry classes and the change of the students’ perceptions of this class. Based on the results obtained, a rise on the students’ participation in class was noticed, as well as a higher autonomy regarding information search, and a more mature positioning towards certain daily topics, that sometimes passed them by unnoticed.application/pdfporEnsino de ciênciasEnsino de quimicaEnsino e aprendizagemAprendizagem baseada em problemasEnsino médioCase StudiesProblem SolvingChemistry teachingAprendizagem baseada em problemas : uma estratégia para o ensino de química no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001014054.pdf001014054.pdfTexto completoapplication/pdf2238567http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153224/1/001014054.pdff38705cc2a995ddfacc79e06db1f4a72MD51TEXT001014054.pdf.txt001014054.pdf.txtExtracted Texttext/plain195715http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153224/2/001014054.pdf.txt3c9a2781546f4b9274e1c18cb5fff000MD52THUMBNAIL001014054.pdf.jpg001014054.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1078http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153224/3/001014054.pdf.jpg3a6e3ce067e9975b6dc1c12e1075ec4dMD5310183/1532242018-10-22 08:20:52.579oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153224Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T11:20:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aprendizagem baseada em problemas : uma estratégia para o ensino de química no ensino médio |
title |
Aprendizagem baseada em problemas : uma estratégia para o ensino de química no ensino médio |
spellingShingle |
Aprendizagem baseada em problemas : uma estratégia para o ensino de química no ensino médio Piccoli, Flávia Ensino de ciências Ensino de quimica Ensino e aprendizagem Aprendizagem baseada em problemas Ensino médio Case Studies Problem Solving Chemistry teaching |
title_short |
Aprendizagem baseada em problemas : uma estratégia para o ensino de química no ensino médio |
title_full |
Aprendizagem baseada em problemas : uma estratégia para o ensino de química no ensino médio |
title_fullStr |
Aprendizagem baseada em problemas : uma estratégia para o ensino de química no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem baseada em problemas : uma estratégia para o ensino de química no ensino médio |
title_sort |
Aprendizagem baseada em problemas : uma estratégia para o ensino de química no ensino médio |
author |
Piccoli, Flávia |
author_facet |
Piccoli, Flávia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Piccoli, Flávia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Salgado, Tania Denise Miskinis |
contributor_str_mv |
Salgado, Tania Denise Miskinis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Ensino de quimica Ensino e aprendizagem Aprendizagem baseada em problemas Ensino médio |
topic |
Ensino de ciências Ensino de quimica Ensino e aprendizagem Aprendizagem baseada em problemas Ensino médio Case Studies Problem Solving Chemistry teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Case Studies Problem Solving Chemistry teaching |
description |
Nesta dissertação realizou-se uma pesquisa qualitativa sobre a aplicação das metodologias de Estudos de Caso e Resolução de Problemas no ensino de Química no Ensino Médio. A proposta teve como objetivos a mudança de postura dos alunos diante de sua aprendizagem, o aumento do interesse dos alunos pela disciplina e o desenvolvimento de algumas habilidades como, por exemplo, ler e resolver problemas. Para alcançá-los, buscou-se desenvolver conteúdos de Química no Ensino Médio através dos métodos de Estudos de Caso e Resolução de Problemas. Os dados desta investigação foram levantados através do diário de campo da autora durante a aplicação das estratégias metodológicas. A aplicação do estudo foi feita em uma escola pública de Porto Alegre e abrangeu três turmas de primeiro ano do Ensino Médio. O trabalho foi aplicado em duas etapas. Na primeira foram elaborados três blocos de casos sobre a História da Química e na segunda foram construídos dois blocos de problemas, um sobre interações intermoleculares e o outro sobre propriedades de algumas substâncias que apareciam em um trecho de um episódio da série Breaking Bad. Com a utilização destas estratégias metodológicas, as aulas de Química e a visão dos alunos sobre essa disciplina foram reformuladas. Com base nos dados obtidos, percebeu-se a melhora na participação dos alunos nas aulas e o aumento de sua autonomia em relação à busca de informações e ao posicionamento frente a alguns assuntos de seu cotidiano que por vezes passavam-lhes despercebidos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-03-16T02:20:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/153224 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001014054 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/153224 |
identifier_str_mv |
001014054 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153224/1/001014054.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153224/2/001014054.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153224/3/001014054.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f38705cc2a995ddfacc79e06db1f4a72 3c9a2781546f4b9274e1c18cb5fff000 3a6e3ce067e9975b6dc1c12e1075ec4d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810088912738058240 |