Práticas pedagógicas democráticas e a constituição de uma outra cultura na escola adolfina diefenthäler

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Lamb, Joice Maria
Orientador(a): Gandin, Luis Armando
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/262730
Resumo: Esta dissertação analisa as práticas democráticas desenvolvidas na EMEB Profª Adolfina J. M. Diefenthäler com o objetivo de compreender como se constituiu uma outra cultura da escola. Fundamentados numa perspectiva crítica da educação, são apresentados conceitos de cultura, cultura escolar, escolas democráticas e também perspectivas sobre os sujeitos que atuam nessa cultura no cotidiano escolar. Para esta pesquisa, foram ouvidas pessoas que representam cinco segmentos da escola: estudantes, docentes, gestores, funcionários e familiares. A partir destas escutas, foram evidenciadas diversas práticas cotidianas consideradas democráticas pelos participantes da pesquisa e entendidas como muito relevantes para a construção de uma outra cultura na escola. Constatou-se que esta outra cultura está baseada no direito à participação democrática, estabelecido de diversas formas em diversas práticas. A cultura identificada foi apresentada a partir da descrição das estruturas que a sustentam, dos valores partilhados e dos pressupostos básicos que passaram a fundamentar as ações cotidianas. Foi possível concluir que a outra cultura constituída foi produzida através da experiência democrática que permitiu que os sujeitos se sentissem capazes, empoderados e agissem sobre a sua realidade, observando-a, questionando-a, discutindo-a e transformando-a coletivamente e colaborativamente, criando uma grande comunidade de aprendizagem. As ações desta comunidade foram paulatinamente transformando a cultura escolar já existente numa outra cultura mais democrática, mais acolhedora, mais colaborativa e mais capaz de dar conta das necessidades das pessoas que a compõem.
id URGS_12309ee987fa4007975aae63c0283534
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262730
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Lamb, Joice MariaGandin, Luis Armando2023-07-28T03:36:37Z2023http://hdl.handle.net/10183/262730001171786Esta dissertação analisa as práticas democráticas desenvolvidas na EMEB Profª Adolfina J. M. Diefenthäler com o objetivo de compreender como se constituiu uma outra cultura da escola. Fundamentados numa perspectiva crítica da educação, são apresentados conceitos de cultura, cultura escolar, escolas democráticas e também perspectivas sobre os sujeitos que atuam nessa cultura no cotidiano escolar. Para esta pesquisa, foram ouvidas pessoas que representam cinco segmentos da escola: estudantes, docentes, gestores, funcionários e familiares. A partir destas escutas, foram evidenciadas diversas práticas cotidianas consideradas democráticas pelos participantes da pesquisa e entendidas como muito relevantes para a construção de uma outra cultura na escola. Constatou-se que esta outra cultura está baseada no direito à participação democrática, estabelecido de diversas formas em diversas práticas. A cultura identificada foi apresentada a partir da descrição das estruturas que a sustentam, dos valores partilhados e dos pressupostos básicos que passaram a fundamentar as ações cotidianas. Foi possível concluir que a outra cultura constituída foi produzida através da experiência democrática que permitiu que os sujeitos se sentissem capazes, empoderados e agissem sobre a sua realidade, observando-a, questionando-a, discutindo-a e transformando-a coletivamente e colaborativamente, criando uma grande comunidade de aprendizagem. As ações desta comunidade foram paulatinamente transformando a cultura escolar já existente numa outra cultura mais democrática, mais acolhedora, mais colaborativa e mais capaz de dar conta das necessidades das pessoas que a compõem.This dissertation analyzes the democratic practices developed at EMEB Profª Adolfina J. M. Diefenthäler in order to understand how an alternate school culture was constituted. Based on a critical perspective of education, concepts of culture, school culture, and democratic schools as well as perspectives about the subjects that act within this culture in everyday school life are presented. For this research, people representing five segments of the school were heard: students, teachers, managers, employees, and family members. From these hearings, several daily practices considered democratic by the research participants and understood as very relevant for the construction of an alternate culture at school were evidenced. It was found that this alternate culture is based on the right to democratic participation established in different ways in various practices. The identified culture was presented from the description of the structures that sustain it, the shared values, and the basic assumptions that became the basis for daily actions. It was possible to conclude that the constituted alternate culture was produced through the democratic experience that allowed the subjects to feel capable and empowered and to act on their reality, observing it, questioning it, discussing it, and transforming it collectively and collaboratively, creating a large community of learning. The actions of this community gradually transformed the already existing school culture into an alternate culture that was more democratic, more welcoming, more collaborative, and more capable of meeting the needs of the people who constitute it.application/pdfporGestão escolarCultura escolarPublic schoolDemocratic educationParticipationSchool cultureSchool managementDemocratic managementPráticas pedagógicas democráticas e a constituição de uma outra cultura na escola adolfina diefenthälerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171786.pdf.txt001171786.pdf.txtExtracted Texttext/plain418684http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262730/2/001171786.pdf.txt898561d0cc1fb8d4e0182a6b66e12699MD52ORIGINAL001171786.pdfTexto completoapplication/pdf3237302http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262730/1/001171786.pdf772328e3ea8123302cecc3b4a8e8518aMD5110183/2627302023-07-29 03:36:11.144956oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262730Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-07-29T06:36:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas pedagógicas democráticas e a constituição de uma outra cultura na escola adolfina diefenthäler
title Práticas pedagógicas democráticas e a constituição de uma outra cultura na escola adolfina diefenthäler
spellingShingle Práticas pedagógicas democráticas e a constituição de uma outra cultura na escola adolfina diefenthäler
Lamb, Joice Maria
Gestão escolar
Cultura escolar
Public school
Democratic education
Participation
School culture
School management
Democratic management
title_short Práticas pedagógicas democráticas e a constituição de uma outra cultura na escola adolfina diefenthäler
title_full Práticas pedagógicas democráticas e a constituição de uma outra cultura na escola adolfina diefenthäler
title_fullStr Práticas pedagógicas democráticas e a constituição de uma outra cultura na escola adolfina diefenthäler
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas democráticas e a constituição de uma outra cultura na escola adolfina diefenthäler
title_sort Práticas pedagógicas democráticas e a constituição de uma outra cultura na escola adolfina diefenthäler
author Lamb, Joice Maria
author_facet Lamb, Joice Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lamb, Joice Maria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gandin, Luis Armando
contributor_str_mv Gandin, Luis Armando
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Cultura escolar
topic Gestão escolar
Cultura escolar
Public school
Democratic education
Participation
School culture
School management
Democratic management
dc.subject.eng.fl_str_mv Public school
Democratic education
Participation
School culture
School management
Democratic management
description Esta dissertação analisa as práticas democráticas desenvolvidas na EMEB Profª Adolfina J. M. Diefenthäler com o objetivo de compreender como se constituiu uma outra cultura da escola. Fundamentados numa perspectiva crítica da educação, são apresentados conceitos de cultura, cultura escolar, escolas democráticas e também perspectivas sobre os sujeitos que atuam nessa cultura no cotidiano escolar. Para esta pesquisa, foram ouvidas pessoas que representam cinco segmentos da escola: estudantes, docentes, gestores, funcionários e familiares. A partir destas escutas, foram evidenciadas diversas práticas cotidianas consideradas democráticas pelos participantes da pesquisa e entendidas como muito relevantes para a construção de uma outra cultura na escola. Constatou-se que esta outra cultura está baseada no direito à participação democrática, estabelecido de diversas formas em diversas práticas. A cultura identificada foi apresentada a partir da descrição das estruturas que a sustentam, dos valores partilhados e dos pressupostos básicos que passaram a fundamentar as ações cotidianas. Foi possível concluir que a outra cultura constituída foi produzida através da experiência democrática que permitiu que os sujeitos se sentissem capazes, empoderados e agissem sobre a sua realidade, observando-a, questionando-a, discutindo-a e transformando-a coletivamente e colaborativamente, criando uma grande comunidade de aprendizagem. As ações desta comunidade foram paulatinamente transformando a cultura escolar já existente numa outra cultura mais democrática, mais acolhedora, mais colaborativa e mais capaz de dar conta das necessidades das pessoas que a compõem.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-28T03:36:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262730
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001171786
url http://hdl.handle.net/10183/262730
identifier_str_mv 001171786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262730/2/001171786.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262730/1/001171786.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 898561d0cc1fb8d4e0182a6b66e12699
772328e3ea8123302cecc3b4a8e8518a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065212446113792