Contextualização no ensino de química : estudando a tabela periódica e os elementos metálicos através de uma sequência didática com a temática alimentação
Ano de defesa: | 2020 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/218971 |
Resumo: | Este trabalho apresenta a elaboração e aplicação de um produto educacional, desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional– PROFQUI-UFRGS, linha de pesquisa Química da vida. A proposta é direcionada para o estudo da tabela periódica a partir da temática alimentação, para a contextualização. Justifica-se a escolha da proposta pela importância do conteúdo tabela periódica para o ensino de química bem como a relevância da temática e relação com nosso cotidiano. Além disso esta temática, tem despertado interesse crescente da sociedade uma vez que a alimentação adequada é fator essencial para a promoção da saúde. Associado a isso, a contextualização tem papel fundamental na motivação para aprendizagem. A percepção da falta de interesse e baixo rendimento dos estudantes de Ensino Médio motivou a pesquisadora na elaboração desse produto educacional, que consiste em uma sequência didática inspirada na Abordagem Temática Freireana, que enfatiza que os conceitos científicos tenham significado para os alunos, cabendo ao professor ser agente de diálogo e problematização para a formação de sujeitos críticos. A sequência didática foi dividida em 5 aulas, que objetivaram relacionar de forma progressiva os conceitos científicos e a problematização com os assuntos pertinentes à alimentação como as vitaminas, macro e micronutrientes e sais minerais, bem como os 14 metais essenciais para os seres humanos. A aplicação ocorreu com um grupo de 15 alunos de uma turma de Contraturno, de uma escola pública do município de Farroupilha. Os dados foram tratados com base na Análise de conteúdo de Bardin, os resultados indicam que a sequência didática apresenta um potencial para promover o engajamento dos estudantes e uma aprendizagem que supera memorização mecânica de conteúdos. Além disso, o produto educacional pode fomentar uma atitude de reflexão crítica do professor sobre a prática docente, contribuindo para elaboração de estratégias de ensino baseadas em problematizações, exemplos do cotidiano e temas relevantes para alunos. Acredita-se que, dessa forma as aulas de química sejam mais significativas, fascinantes e cativantes, tornando as questões científicas relevantes, fazendo a ponte entre o conhecimento conceitual da tabela periódica e sua relação com a situações da vida real. |
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Kapelinski, Tatiana MariaBecker, Emilene MendesRaupp, Daniele Trajano2021-03-17T04:18:57Z2020http://hdl.handle.net/10183/218971001122773Este trabalho apresenta a elaboração e aplicação de um produto educacional, desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional– PROFQUI-UFRGS, linha de pesquisa Química da vida. A proposta é direcionada para o estudo da tabela periódica a partir da temática alimentação, para a contextualização. Justifica-se a escolha da proposta pela importância do conteúdo tabela periódica para o ensino de química bem como a relevância da temática e relação com nosso cotidiano. Além disso esta temática, tem despertado interesse crescente da sociedade uma vez que a alimentação adequada é fator essencial para a promoção da saúde. Associado a isso, a contextualização tem papel fundamental na motivação para aprendizagem. A percepção da falta de interesse e baixo rendimento dos estudantes de Ensino Médio motivou a pesquisadora na elaboração desse produto educacional, que consiste em uma sequência didática inspirada na Abordagem Temática Freireana, que enfatiza que os conceitos científicos tenham significado para os alunos, cabendo ao professor ser agente de diálogo e problematização para a formação de sujeitos críticos. A sequência didática foi dividida em 5 aulas, que objetivaram relacionar de forma progressiva os conceitos científicos e a problematização com os assuntos pertinentes à alimentação como as vitaminas, macro e micronutrientes e sais minerais, bem como os 14 metais essenciais para os seres humanos. A aplicação ocorreu com um grupo de 15 alunos de uma turma de Contraturno, de uma escola pública do município de Farroupilha. Os dados foram tratados com base na Análise de conteúdo de Bardin, os resultados indicam que a sequência didática apresenta um potencial para promover o engajamento dos estudantes e uma aprendizagem que supera memorização mecânica de conteúdos. Além disso, o produto educacional pode fomentar uma atitude de reflexão crítica do professor sobre a prática docente, contribuindo para elaboração de estratégias de ensino baseadas em problematizações, exemplos do cotidiano e temas relevantes para alunos. Acredita-se que, dessa forma as aulas de química sejam mais significativas, fascinantes e cativantes, tornando as questões científicas relevantes, fazendo a ponte entre o conhecimento conceitual da tabela periódica e sua relação com a situações da vida real.This work presents the elaboration and application of an educational product, developed in the Professional Master's Program in Chemistry in the National Network - PROFQUI-UFRGS, research line life chemistry. The proposal is directed to the study of the periodic table from the food theme, for contextualization. The choice is justified by the importance of the content for teaching chemistry, as well as the relevance of the theme, which in addition to being present in our daily lives, has aroused growing interest in society, since adequate food is an essential factor for health promotion. The contextualization has a fundamental role in the motivation for learning, and the perception of the lack of interest and low performance of high school students, motivated the researcher in the elaboration of this educational product, a didactic sequence was inspired by the Freirean Thematic Approach, which emphasizes that the concepts have a meaning for students, leaving the teacher to be an agent of dialogue and problematization for the formation of critical subjects. The didactic sequence was divided into 5 classes, which aimed to progressively relate scientific concepts and problematization with subjects relevant to food such as vitamins, macro and micronutrients and mineral salts, as well as the 14 essential metals for humans. The application took place with a group of 15 students from a Contraturno class, from a public school in the Farroupilha city. The data were treated based on Bardin's Content Analysis, the results indicate that the didactic sequence has a potential to promote student engagement and learning that surpasses mechanical memorization of content. In addition, the educational product can foster an attitude of critical reflection by the teacher on teaching practice, contributing to the elaboration of teaching strategies based on problematizations, everyday examples and relevant topics for students. It is believed that, in this way, chemistry classes are more meaningful, fascinating and captivating, making scientific questions relevant, making the bridge between the conceptual knowledge of the periodic table and its relationship with real life situations.application/pdfporTabela periódicaEnsino de quimicaContextualizaçãoAlimentaçãoEnsino e aprendizagemObjeto de aprendizagemPeriodic tableChemistry teachingContextualizationFoodFreirean Thematic ApproachContextualização no ensino de química : estudando a tabela periódica e os elementos metálicos através de uma sequência didática com a temática alimentaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaMestrado Profissional em Química em Rede NacionalPorto Alegre, BR-RS2020mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001122773.pdf.txt001122773.pdf.txtExtracted Texttext/plain299193http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218971/2/001122773.pdf.txte042e25d77b05036b4ff16d5fba498d4MD52ORIGINAL001122773.pdfTexto completoapplication/pdf5795901http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218971/1/001122773.pdf40b5ae9947b30782a742998330a876f0MD5110183/2189712021-05-07 04:59:15.419682oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218971Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:59:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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