Estudar com professores : a formação continuada e o processo de mudança de concepção de ensino na educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Borges, Robson Machado
Orientador(a): Fraga, Alex Branco
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/185242
Resumo: A Educação Física (EF) escolar no Brasil passa por um momento bastante delicado. Situações como a diminuição de carga horária dessa disciplina nas escolas e a sua baixa presença no planejamento curricular nacional para o Ensino Médio, são indícios que a sociedade atribui pouca importância a esse componente curricular no ambiente escolar. Colabora para isso o fato de que mesmo com o aumento do número de professores atuando com práticas inovadoras nos últimos anos, o modo tradicional – centrado em poucas modalidades esportivas – e os casos de abandono docente ainda são maioria nas aulas da EF brasileira. Frente a isso, pesquisadores que assumem um posicionamento propositivo, para além de criticar as atuações dos professores nas escolas, têm apontado a formação continuada como uma possibilidade de mudança. No entanto, o formato da maioria das formações para os docentes de EF apresenta características de carga horária reduzida, poucos encontros e desconsideração pelos saberes e interesses dos professores. A partir desse diagnóstico, chega-se ao entendimento que passa a ser fundamental o investimento público em formação continuada de longo prazo baseada em estudos colaborativos com os professores. Tendo esse contexto como referência, esta pesquisa se centra na seguinte questão: de que modo um processo de formação continuada de longa duração, pautado nos pressupostos de uma EF renovada, pode contribuir para uma mudança na concepção de ensino de professores na qual o direito a aprender a pluralidade dos temas da cultura corporal de movimento seja central? Especificamente, buscou-se: compreender os conceitos e sentidos que orientam os docentes no processo de ensino na EF escolar; verificar a ocorrência – ou não – de uma mudança nas concepções dos professores em relação aos processos de ensino em decorrência de uma formação continuada oferecida; identificar os fatores que possibilitam a mudança na concepção de ensino dos professores; analisar como o formato e a condução da formação continuada, na lógica de uma experiência colaborativa, potencializa o processo de mudança de concepção. Para tanto, operou-se metodologicamente com a realização de uma investigação de abordagem qualitativa, caracterizada como uma pesquisa documental com a utilização de dados secundários como técnica de levantamento/aquisição de informações. Mais precisamente, foram analisados os seguintes documentos: materiais didático-pedagógicos produzidos por professores, anotações realizadas por docentes, imagens, transcrições das falas dos professores, um questionário com questões abertas, entrevistas com os participantes, anotações de um acadêmico-bolsista que acompanhou os encontros. Todos estes materiais são de propriedade da 36ª Coordenadoria Regional de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, responsável por uma formação continuada que contou com a participação regular de 15 professores de EF, em 26 encontros de estudos realizados de novembro de 2015 a agosto de 2018. A análise dos documentos permite afirmar que: a) os professores possuem concepções prévias, enraizadas ao longo de sua vida profissional, que freiam o processo de mudança de concepção; b) à medida que o sentido da EF na escola não é claro para os docentes, eles não têm certeza sobre o que ensinar. Consequentemente, optam por abordar alguns esportes com os quais sentem-se mais à vontade; c) os professores se mostram incomodados com essa forma de atuação uma vez que não conseguem oportunizar aos alunos a aprendizagem acerca da pluralidade de temas da cultura corporal de movimento; d) ao tomarem contato com temas que desconheciam, os docentes passaram a suspeitar de suas concepções e de suas atuações nas aulas. Em consequência, emergiu um estado de angústia que diminuía ou aumentava de acordo com o que fazia sentido para eles; e) todos os participantes da formação continuada alteraram suas concepções de ensino sobre a EF escolar, contudo em níveis distintos. A partir da ideia de gradualidade, constatou-se que não houve um momento único gerador de mudança, ao contrário, vários fatores influenciaram a constituição de novos saberes, sendo os principais: o direito dos alunos aprender a pluralidade de temas da cultura corporal de movimento, a experimentação corporal dos temas estudados e a construção coletiva de uma proposta curricular para a EF em âmbito regional; f) o formato e a condução da formação continuada pelo viés dos estudos colaborativos, considerando as opiniões dos professores e incentivando sua participação ativa, foram fundamentais para as transformações nas formas de compreender a EF escolar.
id URGS_1c247e4968a17e04a698d172628e5e04
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/185242
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Borges, Robson MachadoFraga, Alex Branco2018-11-29T02:46:21Z2018http://hdl.handle.net/10183/185242001081612A Educação Física (EF) escolar no Brasil passa por um momento bastante delicado. Situações como a diminuição de carga horária dessa disciplina nas escolas e a sua baixa presença no planejamento curricular nacional para o Ensino Médio, são indícios que a sociedade atribui pouca importância a esse componente curricular no ambiente escolar. Colabora para isso o fato de que mesmo com o aumento do número de professores atuando com práticas inovadoras nos últimos anos, o modo tradicional – centrado em poucas modalidades esportivas – e os casos de abandono docente ainda são maioria nas aulas da EF brasileira. Frente a isso, pesquisadores que assumem um posicionamento propositivo, para além de criticar as atuações dos professores nas escolas, têm apontado a formação continuada como uma possibilidade de mudança. No entanto, o formato da maioria das formações para os docentes de EF apresenta características de carga horária reduzida, poucos encontros e desconsideração pelos saberes e interesses dos professores. A partir desse diagnóstico, chega-se ao entendimento que passa a ser fundamental o investimento público em formação continuada de longo prazo baseada em estudos colaborativos com os professores. Tendo esse contexto como referência, esta pesquisa se centra na seguinte questão: de que modo um processo de formação continuada de longa duração, pautado nos pressupostos de uma EF renovada, pode contribuir para uma mudança na concepção de ensino de professores na qual o direito a aprender a pluralidade dos temas da cultura corporal de movimento seja central? Especificamente, buscou-se: compreender os conceitos e sentidos que orientam os docentes no processo de ensino na EF escolar; verificar a ocorrência – ou não – de uma mudança nas concepções dos professores em relação aos processos de ensino em decorrência de uma formação continuada oferecida; identificar os fatores que possibilitam a mudança na concepção de ensino dos professores; analisar como o formato e a condução da formação continuada, na lógica de uma experiência colaborativa, potencializa o processo de mudança de concepção. Para tanto, operou-se metodologicamente com a realização de uma investigação de abordagem qualitativa, caracterizada como uma pesquisa documental com a utilização de dados secundários como técnica de levantamento/aquisição de informações. Mais precisamente, foram analisados os seguintes documentos: materiais didático-pedagógicos produzidos por professores, anotações realizadas por docentes, imagens, transcrições das falas dos professores, um questionário com questões abertas, entrevistas com os participantes, anotações de um acadêmico-bolsista que acompanhou os encontros. Todos estes materiais são de propriedade da 36ª Coordenadoria Regional de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, responsável por uma formação continuada que contou com a participação regular de 15 professores de EF, em 26 encontros de estudos realizados de novembro de 2015 a agosto de 2018. A análise dos documentos permite afirmar que: a) os professores possuem concepções prévias, enraizadas ao longo de sua vida profissional, que freiam o processo de mudança de concepção; b) à medida que o sentido da EF na escola não é claro para os docentes, eles não têm certeza sobre o que ensinar. Consequentemente, optam por abordar alguns esportes com os quais sentem-se mais à vontade; c) os professores se mostram incomodados com essa forma de atuação uma vez que não conseguem oportunizar aos alunos a aprendizagem acerca da pluralidade de temas da cultura corporal de movimento; d) ao tomarem contato com temas que desconheciam, os docentes passaram a suspeitar de suas concepções e de suas atuações nas aulas. Em consequência, emergiu um estado de angústia que diminuía ou aumentava de acordo com o que fazia sentido para eles; e) todos os participantes da formação continuada alteraram suas concepções de ensino sobre a EF escolar, contudo em níveis distintos. A partir da ideia de gradualidade, constatou-se que não houve um momento único gerador de mudança, ao contrário, vários fatores influenciaram a constituição de novos saberes, sendo os principais: o direito dos alunos aprender a pluralidade de temas da cultura corporal de movimento, a experimentação corporal dos temas estudados e a construção coletiva de uma proposta curricular para a EF em âmbito regional; f) o formato e a condução da formação continuada pelo viés dos estudos colaborativos, considerando as opiniões dos professores e incentivando sua participação ativa, foram fundamentais para as transformações nas formas de compreender a EF escolar.The Physical Education (PE) at school in Brazil is going through a very delicate moment. Situations such as the decrease in the number of hours for that subject in schools and its low presence in the national curricular planning for high school are indications that society attaches little importance to it in the school environment. Such reality contributes to the fact that even with the increase in the number of teachers working with innovative practices in recent years, the traditional mode – centered on only a few sports modalities – and cases of teacher abandonment are still a majority in Brazilian PE classes. Against that, researchers who assume a propositional position, instead of just criticizing the teachers’ actions in schools, have pointed to continuing education as a possibility of change. However, the format of most formations for PE teachers presents characteristics of reduced workload, few meetings and disregard for the knowledge and teachers’ interests. Based on this diagnosis, it is concluded that public investment in long-term continuing education based on collaborative studies with teachers is essential. Taking this context as a reference, this research focuses on the following question: how can a long-term continuing education process, based on the assumptions of a renewed PE, contribute to change the conception of teacher education in which the right to learn a plurality of body culture of movement themes is central? Specifically, we searched: understanding the concepts and meanings that orient the teachers in the teaching process in the school PE; verifying the occurrence – or not – of change in the teachers’ conceptions in relation to the teaching processes as a result of a continuous formation offered; identifying the factors that make it possible to change the teacher’s education conception; analyzing how the format and the conduction of the continuous formation, in the logic of a collaborative experience, potentiates the process of change of conception. In order to do so, we performed methodologically with the accomplishment of a qualitative approach research, characterized as a documentary research with the use of secondary data as information gathering/acquisition technique. More precisely, the following documents were analyzed: educational materials produced by teachers, notes made by teachers, images, transcripts of teachers' speeches, a questionnaire with open questions, interviews with the participants and notes from an university student who’s accompanied the meetings. All these materials are the 36th Regional Education Coordination of Rio Grande do Sul State property, responsible for a continuous training that had the regular participation of 15 PE teachers in 26 meetings held from November 2015 to August 2018. The analysis of the documents shows that: a) the teachers have previous conceptions, rooted throughout their professional life, that restrain the process of conception change; b) as the sense of EF in school is not clear to teachers, they are not sure about what teaching. Consequently, they choose to approach some sports with which they feel more comfortable; c) teachers are uncomfortable with this form of action since they fail to give students the opportunity to learn about the plurality of themes of movement body culture; d) when they came into contact with unknown subjects, the teachers began to suspect their conceptions and their performances in the classes. As a consequence, a state of anguish emerged that diminished or increased according to what made sense to them; e) all participants in continuing education changed their conceptions of teaching on school PE, however in different levels. From the idea of graduality, it was verified that there was not a unique moment generating change, on the contrary, several factors influenced the constitution of new knowledge, being the main ones: the right of students to learn the plurality of themes of movement body culture, the corporal experimentation of the subjects studied and the collective construction of a curricular proposal for PE at the regional level; f) the format and conduct of continuing education through the collaborative studies bias, considering the teachers' opinions and encouraging their active participation, were fundamental for the transformations in the ways of understanding the school PE.application/pdfporEnsino e aprendizagemEducação física escolarDocênciaFormação continuadaCollaborative studyTeaching conceptionTeacher knowledgePhysical EducationContinuing EducationEstudar com professores : a formação continuada e o processo de mudança de concepção de ensino na educação física escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2018.doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001081612.pdf.txt001081612.pdf.txtExtracted Texttext/plain555838http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185242/2/001081612.pdf.txtae88f4b8756209523668414cdf7bdcb5MD52ORIGINAL001081612.pdfTexto completoapplication/pdf4302914http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185242/1/001081612.pdf53893e8653fbff970a7b27c558fad801MD5110183/1852422018-11-30 02:42:34.900688oai:www.lume.ufrgs.br:10183/185242Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-11-30T04:42:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudar com professores : a formação continuada e o processo de mudança de concepção de ensino na educação física escolar
title Estudar com professores : a formação continuada e o processo de mudança de concepção de ensino na educação física escolar
spellingShingle Estudar com professores : a formação continuada e o processo de mudança de concepção de ensino na educação física escolar
Borges, Robson Machado
Ensino e aprendizagem
Educação física escolar
Docência
Formação continuada
Collaborative study
Teaching conception
Teacher knowledge
Physical Education
Continuing Education
title_short Estudar com professores : a formação continuada e o processo de mudança de concepção de ensino na educação física escolar
title_full Estudar com professores : a formação continuada e o processo de mudança de concepção de ensino na educação física escolar
title_fullStr Estudar com professores : a formação continuada e o processo de mudança de concepção de ensino na educação física escolar
title_full_unstemmed Estudar com professores : a formação continuada e o processo de mudança de concepção de ensino na educação física escolar
title_sort Estudar com professores : a formação continuada e o processo de mudança de concepção de ensino na educação física escolar
author Borges, Robson Machado
author_facet Borges, Robson Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Robson Machado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fraga, Alex Branco
contributor_str_mv Fraga, Alex Branco
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem
Educação física escolar
Docência
Formação continuada
topic Ensino e aprendizagem
Educação física escolar
Docência
Formação continuada
Collaborative study
Teaching conception
Teacher knowledge
Physical Education
Continuing Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Collaborative study
Teaching conception
Teacher knowledge
Physical Education
Continuing Education
description A Educação Física (EF) escolar no Brasil passa por um momento bastante delicado. Situações como a diminuição de carga horária dessa disciplina nas escolas e a sua baixa presença no planejamento curricular nacional para o Ensino Médio, são indícios que a sociedade atribui pouca importância a esse componente curricular no ambiente escolar. Colabora para isso o fato de que mesmo com o aumento do número de professores atuando com práticas inovadoras nos últimos anos, o modo tradicional – centrado em poucas modalidades esportivas – e os casos de abandono docente ainda são maioria nas aulas da EF brasileira. Frente a isso, pesquisadores que assumem um posicionamento propositivo, para além de criticar as atuações dos professores nas escolas, têm apontado a formação continuada como uma possibilidade de mudança. No entanto, o formato da maioria das formações para os docentes de EF apresenta características de carga horária reduzida, poucos encontros e desconsideração pelos saberes e interesses dos professores. A partir desse diagnóstico, chega-se ao entendimento que passa a ser fundamental o investimento público em formação continuada de longo prazo baseada em estudos colaborativos com os professores. Tendo esse contexto como referência, esta pesquisa se centra na seguinte questão: de que modo um processo de formação continuada de longa duração, pautado nos pressupostos de uma EF renovada, pode contribuir para uma mudança na concepção de ensino de professores na qual o direito a aprender a pluralidade dos temas da cultura corporal de movimento seja central? Especificamente, buscou-se: compreender os conceitos e sentidos que orientam os docentes no processo de ensino na EF escolar; verificar a ocorrência – ou não – de uma mudança nas concepções dos professores em relação aos processos de ensino em decorrência de uma formação continuada oferecida; identificar os fatores que possibilitam a mudança na concepção de ensino dos professores; analisar como o formato e a condução da formação continuada, na lógica de uma experiência colaborativa, potencializa o processo de mudança de concepção. Para tanto, operou-se metodologicamente com a realização de uma investigação de abordagem qualitativa, caracterizada como uma pesquisa documental com a utilização de dados secundários como técnica de levantamento/aquisição de informações. Mais precisamente, foram analisados os seguintes documentos: materiais didático-pedagógicos produzidos por professores, anotações realizadas por docentes, imagens, transcrições das falas dos professores, um questionário com questões abertas, entrevistas com os participantes, anotações de um acadêmico-bolsista que acompanhou os encontros. Todos estes materiais são de propriedade da 36ª Coordenadoria Regional de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, responsável por uma formação continuada que contou com a participação regular de 15 professores de EF, em 26 encontros de estudos realizados de novembro de 2015 a agosto de 2018. A análise dos documentos permite afirmar que: a) os professores possuem concepções prévias, enraizadas ao longo de sua vida profissional, que freiam o processo de mudança de concepção; b) à medida que o sentido da EF na escola não é claro para os docentes, eles não têm certeza sobre o que ensinar. Consequentemente, optam por abordar alguns esportes com os quais sentem-se mais à vontade; c) os professores se mostram incomodados com essa forma de atuação uma vez que não conseguem oportunizar aos alunos a aprendizagem acerca da pluralidade de temas da cultura corporal de movimento; d) ao tomarem contato com temas que desconheciam, os docentes passaram a suspeitar de suas concepções e de suas atuações nas aulas. Em consequência, emergiu um estado de angústia que diminuía ou aumentava de acordo com o que fazia sentido para eles; e) todos os participantes da formação continuada alteraram suas concepções de ensino sobre a EF escolar, contudo em níveis distintos. A partir da ideia de gradualidade, constatou-se que não houve um momento único gerador de mudança, ao contrário, vários fatores influenciaram a constituição de novos saberes, sendo os principais: o direito dos alunos aprender a pluralidade de temas da cultura corporal de movimento, a experimentação corporal dos temas estudados e a construção coletiva de uma proposta curricular para a EF em âmbito regional; f) o formato e a condução da formação continuada pelo viés dos estudos colaborativos, considerando as opiniões dos professores e incentivando sua participação ativa, foram fundamentais para as transformações nas formas de compreender a EF escolar.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-29T02:46:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/185242
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001081612
url http://hdl.handle.net/10183/185242
identifier_str_mv 001081612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185242/2/001081612.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185242/1/001081612.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ae88f4b8756209523668414cdf7bdcb5
53893e8653fbff970a7b27c558fad801
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065113277038592