Construção da identidade dos jovens aprendizes : uma nova condição operária?
Ano de defesa: | 2011 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/31951 |
Resumo: | O interesse que envolveu a investigação proposta nesta dissertação foi a de compreender a relação dos jovens aprendizes com o seu trabalho. Buscou-se analisar o processo de constituição da identidade profissional de jovens que participavam ou eram recém-egressos de um curso de qualificação profissional como forma de explicitar que o acesso ao trabalho representa uma importante fase de socialização e de inserção social. Entrevistaram-se quinze jovens, de dezesseis a vinte anos de idade, utilizando-se roteiro semiestruturado. Analisaram-se as entrevistas a partir de uma abordagem qualitativa baseada em análise de conteúdo. Partiu-se dos conceitos de socialização e identidade no trabalho por meio dos quais se apresentou o debate a respeito da emergência de uma nova condição operária. A articulação conceitual entre juventude e identidade profissional permitiu analisar o modo como transformações sociais mais amplas – aceleração tecnológica, reestruturação produtiva, fragmentação dos laços societários, crise de pertencimento – incidem sobre as relações sociais dos jovens no ambiente de trabalho. |
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Silva, Juceli daAntunes, Elaine di Diego2011-09-22T06:01:47Z2011http://hdl.handle.net/10183/31951000785758O interesse que envolveu a investigação proposta nesta dissertação foi a de compreender a relação dos jovens aprendizes com o seu trabalho. Buscou-se analisar o processo de constituição da identidade profissional de jovens que participavam ou eram recém-egressos de um curso de qualificação profissional como forma de explicitar que o acesso ao trabalho representa uma importante fase de socialização e de inserção social. Entrevistaram-se quinze jovens, de dezesseis a vinte anos de idade, utilizando-se roteiro semiestruturado. Analisaram-se as entrevistas a partir de uma abordagem qualitativa baseada em análise de conteúdo. Partiu-se dos conceitos de socialização e identidade no trabalho por meio dos quais se apresentou o debate a respeito da emergência de uma nova condição operária. A articulação conceitual entre juventude e identidade profissional permitiu analisar o modo como transformações sociais mais amplas – aceleração tecnológica, reestruturação produtiva, fragmentação dos laços societários, crise de pertencimento – incidem sobre as relações sociais dos jovens no ambiente de trabalho.The investigation proposed by this dissertation has as its main interest to understand the relation that young apprentices have with their work. It seeked to analyze the professional identity constitution process of participating or egress youngsters from a professional qualification course, as a way of showing that access to work represents an important socialization and social integration life stage. Fifteen youngsters of sixteen to twenty years old were interviewed, with a semi-structured framework. Interviews were analyzed from a contents analysis based qualitative approach. Concepts of socialization and identity were considered in order to present the debate on the emergency of a new working class condition. The conceptual articulation between youth and professional identity permitted to analyze the way that broader social transformations – technological acceleration, productive restructuration, social ties fragmentation, crisis of belonging – converge in the social relations of youngsters in the working environment.application/pdfporIdentidade profissionalJovens aprendizesTrabalhoIdentityWorkYouthSocializationWorking class conditionConstrução da identidade dos jovens aprendizes : uma nova condição operária?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000785758.pdf.txt000785758.pdf.txtExtracted Texttext/plain480533http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31951/2/000785758.pdf.txt6001d1615ec08e78c2a7f4c910a665a5MD52ORIGINAL000785758.pdf000785758.pdfTexto completoapplication/pdf1792690http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31951/1/000785758.pdfa3e5fed600b95588811431e06e710c2eMD51THUMBNAIL000785758.pdf.jpg000785758.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1190http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31951/3/000785758.pdf.jpg9d6aa3e892739c39da07ab78b5830658MD5310183/319512018-10-10 07:50:06.592oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31951Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-10T10:50:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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