No escurinho do cinema... sobre HIV/AIDS, gênero e sexualidade em filmes hollywoodianos
Ano de defesa: | 2007 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/13737 |
Resumo: | Esta dissertação aborda, na vertente dos Estudos Culturais, as representações de HIV/AIDS, gênero e sexualidade produzidas em dois filmes hollywoodianos – Filadélfia (1993) e 24° Dia – O Prazo Final (2003). Neste trabalho indico como os filmes têm se constituído em espaços educativos que ensinam sobre uma série de aspectos, promovendo, colocando em veiculação e fixando padrões culturais de gênero e sexualidade, atuando na contemporaneidade como uma Pedagogia Cultural. Problematizo como as representações do HIV/AIDS, inicialmente atreladas à homossexualidade masculina, proporcionaram uma série de preconceitos e de marginalizações relacionadas aos gays. O presente estudo também esteve atento para a diversidade relativa às significações da doença, apontadas nas duas películas. Tais significações são concebidas tanto como construção da área Biomédica, quanto também uma doença de múltiplas representações e significações, constituídas pelo e no tecido cultural. Ao finalizar, aponto para as possibilidades de se morrer e/ou viver com o HIV/AIDS, presentes nas narrativas dos dois filmes aqui analisados. |
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Corrêa, Anderson RodriguesGarbin, Elisabete Maria2008-08-27T04:12:40Z2007http://hdl.handle.net/10183/13737000617605Esta dissertação aborda, na vertente dos Estudos Culturais, as representações de HIV/AIDS, gênero e sexualidade produzidas em dois filmes hollywoodianos – Filadélfia (1993) e 24° Dia – O Prazo Final (2003). Neste trabalho indico como os filmes têm se constituído em espaços educativos que ensinam sobre uma série de aspectos, promovendo, colocando em veiculação e fixando padrões culturais de gênero e sexualidade, atuando na contemporaneidade como uma Pedagogia Cultural. Problematizo como as representações do HIV/AIDS, inicialmente atreladas à homossexualidade masculina, proporcionaram uma série de preconceitos e de marginalizações relacionadas aos gays. O presente estudo também esteve atento para a diversidade relativa às significações da doença, apontadas nas duas películas. Tais significações são concebidas tanto como construção da área Biomédica, quanto também uma doença de múltiplas representações e significações, constituídas pelo e no tecido cultural. Ao finalizar, aponto para as possibilidades de se morrer e/ou viver com o HIV/AIDS, presentes nas narrativas dos dois filmes aqui analisados.This dissertation approaches, within the Cultural Studies discussion, the HIV/AIDS, gender, and sexuality representations shown in two Hollywood films-Philadelphia (1993) and The 24th Day (2003). In this paper, I indicate how films are becoming educational spaces that teach a series of aspects by promoting, releasing and determining cultural patterns of gender and sexuality, acting in the contemporaneity as a Cultural Pedagogy. I bring into discussion how HIV/AIDS representations, initially tied to male homosexuality, resulted in a series of prejudice and marginalization regarding gay people. The present study observed the diversity related to the disease significations revealed in both films. Such significations are conceived as a Biomedical area construction, as well as a disease of multiple representations and significations established by and in the cultural fabric. Finally, I point out to the possibilities of dying and/or living with HIV/AIDS present in the film narratives analyzed here.application/pdfporAIDSCinemaSexualidadeGêneroEstudos culturaisPedagogia culturalNo escurinho do cinema... sobre HIV/AIDS, gênero e sexualidade em filmes hollywoodianosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000617605.pdf000617605.pdfTexto completoapplication/pdf1487539http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13737/1/000617605.pdf60f049ec0ee11c09602d6c4ab26b511dMD51TEXT000617605.pdf.txt000617605.pdf.txtExtracted Texttext/plain300224http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13737/2/000617605.pdf.txtd923ad2778e5fd0c41da4421085b1ba1MD52THUMBNAIL000617605.pdf.jpg000617605.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1691http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13737/3/000617605.pdf.jpg8f5eed6a8981796b1570210f8898ad6fMD5310183/137372018-10-17 09:40:38.31oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13737Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T12:40:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Esta dissertação aborda, na vertente dos Estudos Culturais, as representações de HIV/AIDS, gênero e sexualidade produzidas em dois filmes hollywoodianos – Filadélfia (1993) e 24° Dia – O Prazo Final (2003). Neste trabalho indico como os filmes têm se constituído em espaços educativos que ensinam sobre uma série de aspectos, promovendo, colocando em veiculação e fixando padrões culturais de gênero e sexualidade, atuando na contemporaneidade como uma Pedagogia Cultural. Problematizo como as representações do HIV/AIDS, inicialmente atreladas à homossexualidade masculina, proporcionaram uma série de preconceitos e de marginalizações relacionadas aos gays. O presente estudo também esteve atento para a diversidade relativa às significações da doença, apontadas nas duas películas. Tais significações são concebidas tanto como construção da área Biomédica, quanto também uma doença de múltiplas representações e significações, constituídas pelo e no tecido cultural. Ao finalizar, aponto para as possibilidades de se morrer e/ou viver com o HIV/AIDS, presentes nas narrativas dos dois filmes aqui analisados. |
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