Catar restos da escuta : sobre o lugar da escrita na prática clínica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Santos, Amanda Cristina Costa dos
Orientador(a): Medeiros, Roberto Henrique Amorim de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/279595
Resumo: Este trabalho discorre sobre o lugar da escrita na prática clínica e seus efeitos na formação de analistas. No que diz respeito à escrita, limitamo-nos a pensar nas anotações que analistas fazem após as sessões, mas que não intencionam compartilhar com outrem. Já no que diz respeito à prática clínica, circunscrevemos a investigação ao contexto de atendimentos em consultório particular. Para articular os temas da escrita e da formação de analistas, passamos pela questão do endereçamento. Para propor uma discussão sobre as temáticas, pedimos, por meio de uma carta-convite, que alguns analistas respondessem às perguntas: “Que lugar tem a escrita na tua prática clínica? Caso tu escrevas sobre aquilo que se passa em sessão, qual é o endereçamento desses escritos?” A partir da leitura das cartas-resposta, catamos algumas palavras que nos dão pistas do lugar que a escrita ocupa na prática clínica, cientes de que fazemos um recorte bastante específico tanto de tempo quanto de espaço. As palavras recolhidas se organizam em dois eixos: um diz respeito à companhia, que se relaciona ao endereçamento; o outro, à transmissão, que se articula à formação em psicanálise.
id URGS_429453e16dd16e8dfe06738d06be73ec
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/279595
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Amanda Cristina Costa dosMedeiros, Roberto Henrique Amorim de2024-10-03T06:53:33Z2023http://hdl.handle.net/10183/279595001211234Este trabalho discorre sobre o lugar da escrita na prática clínica e seus efeitos na formação de analistas. No que diz respeito à escrita, limitamo-nos a pensar nas anotações que analistas fazem após as sessões, mas que não intencionam compartilhar com outrem. Já no que diz respeito à prática clínica, circunscrevemos a investigação ao contexto de atendimentos em consultório particular. Para articular os temas da escrita e da formação de analistas, passamos pela questão do endereçamento. Para propor uma discussão sobre as temáticas, pedimos, por meio de uma carta-convite, que alguns analistas respondessem às perguntas: “Que lugar tem a escrita na tua prática clínica? Caso tu escrevas sobre aquilo que se passa em sessão, qual é o endereçamento desses escritos?” A partir da leitura das cartas-resposta, catamos algumas palavras que nos dão pistas do lugar que a escrita ocupa na prática clínica, cientes de que fazemos um recorte bastante específico tanto de tempo quanto de espaço. As palavras recolhidas se organizam em dois eixos: um diz respeito à companhia, que se relaciona ao endereçamento; o outro, à transmissão, que se articula à formação em psicanálise.This dissertation discusses the place of writing in clinical practice and its effects on the formation of psychoanalysts. As far as writing is concerned, we limit this research to the notes that psychoanalysts take after each session, but which they do not intend to share with others. With regard to clinical practice, this investigation is limited to the context of consultations in a private practice. In order to articulate the themes of writing and formation, we reflect on the issue of addressing. In order to propose a discussion on these themes, we asked, through an invitation letter, that some psychoanalysts answered the following questions: “What place does writing have in your clinical practice? If you write about what happens in session, to whom are these writings addressed?”. We picked up some words from the response letters that give us clues about the place that writing occupies in clinical practice, aware that we are making a very specific cut in both time and space. The collected words are organized in two main categories: one concerns company – which is related to addressing –; the other concerns transmission – which is articulated to formation in psychoanalysis.application/pdfporEscritaPrática clínicaFormação do psicanalistaPsicanáliseCartasPsychoanalysisWritingAddressingFormationCatar restos da escuta : sobre o lugar da escrita na prática clínicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Psicologia, Serviço Social, Saúde e Comunicação HumanaPrograma de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e CulturaPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001211234.pdf.txt001211234.pdf.txtExtracted Texttext/plain74608http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279595/2/001211234.pdf.txt3d76ba21858738b7113b0ae430eacda8MD52ORIGINAL001211234.pdfTexto parcialapplication/pdf16331398http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279595/1/001211234.pdff34b0e0d5fbd1fce64e9cf7a375d15d8MD5110183/2795952024-10-04 06:43:32.748326oai:www.lume.ufrgs.br:10183/279595Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-10-04T09:43:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Catar restos da escuta : sobre o lugar da escrita na prática clínica
title Catar restos da escuta : sobre o lugar da escrita na prática clínica
spellingShingle Catar restos da escuta : sobre o lugar da escrita na prática clínica
Santos, Amanda Cristina Costa dos
Escrita
Prática clínica
Formação do psicanalista
Psicanálise
Cartas
Psychoanalysis
Writing
Addressing
Formation
title_short Catar restos da escuta : sobre o lugar da escrita na prática clínica
title_full Catar restos da escuta : sobre o lugar da escrita na prática clínica
title_fullStr Catar restos da escuta : sobre o lugar da escrita na prática clínica
title_full_unstemmed Catar restos da escuta : sobre o lugar da escrita na prática clínica
title_sort Catar restos da escuta : sobre o lugar da escrita na prática clínica
author Santos, Amanda Cristina Costa dos
author_facet Santos, Amanda Cristina Costa dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Amanda Cristina Costa dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros, Roberto Henrique Amorim de
contributor_str_mv Medeiros, Roberto Henrique Amorim de
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Prática clínica
Formação do psicanalista
Psicanálise
Cartas
topic Escrita
Prática clínica
Formação do psicanalista
Psicanálise
Cartas
Psychoanalysis
Writing
Addressing
Formation
dc.subject.eng.fl_str_mv Psychoanalysis
Writing
Addressing
Formation
description Este trabalho discorre sobre o lugar da escrita na prática clínica e seus efeitos na formação de analistas. No que diz respeito à escrita, limitamo-nos a pensar nas anotações que analistas fazem após as sessões, mas que não intencionam compartilhar com outrem. Já no que diz respeito à prática clínica, circunscrevemos a investigação ao contexto de atendimentos em consultório particular. Para articular os temas da escrita e da formação de analistas, passamos pela questão do endereçamento. Para propor uma discussão sobre as temáticas, pedimos, por meio de uma carta-convite, que alguns analistas respondessem às perguntas: “Que lugar tem a escrita na tua prática clínica? Caso tu escrevas sobre aquilo que se passa em sessão, qual é o endereçamento desses escritos?” A partir da leitura das cartas-resposta, catamos algumas palavras que nos dão pistas do lugar que a escrita ocupa na prática clínica, cientes de que fazemos um recorte bastante específico tanto de tempo quanto de espaço. As palavras recolhidas se organizam em dois eixos: um diz respeito à companhia, que se relaciona ao endereçamento; o outro, à transmissão, que se articula à formação em psicanálise.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-10-03T06:53:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/279595
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001211234
url http://hdl.handle.net/10183/279595
identifier_str_mv 001211234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279595/2/001211234.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279595/1/001211234.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3d76ba21858738b7113b0ae430eacda8
f34b0e0d5fbd1fce64e9cf7a375d15d8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1831316187376517120