Contribuições da neurodidática para o processo de ensino : análises, relações e metodologias

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Calabria, Pauline Henriques
Orientador(a): Nobile, Marcia Finimundi
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/220952
Resumo: A presente dissertação de mestrado busca investigar as contribuições da neurodidática para o processo de ensino e a relação desta com as metodologias utilizadas em sala de aula. No primeiro capítulo, esta pesquisa aborda dados obtidos na formação continuada ofertada, onde se analisa a compreensão docente de temas como neurodidática e neurociências, e a forma que esses conhecimentos podem contribuir para prática em sala de aula. No segundo capítulo, também se apresenta os dados coletados através da formação continuada, acerca da prática pedagógica e as metodologias utilizadas pelos docentes participantes, analisando assim, a relação entre as neurociências e a prática docente. No terceiro capítulo, busca-se compreender como as metodologias ativas podem se relacionar com os saberes neurocientíficos e as contribuições destes para o processo de ensino e aprendizagem, através de revisões bibliográficas. O campo de pesquisa foi composto por docentes regentes das turmas de 4º ano e 5º ano da Rede Municipal de Ensino de Farroupilha/RS. A presente pesquisa fez uso de metodologia mista, sendo a abordagem qualitativa pautada em autores que discorrem sobre Neurociências, Educação e Neurodidática como Lent (2001; 2019), Bear, Connors & Paradiso (2008), Cosenza & Guerra (2011), Pessoa (2018), Izquierdo (2011), Kandel (2014), Relvas (2012; 2018) e Oliveira (2011) além de documentos normativos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394/1996, a Base Nacional Comum Curricular (2017), a Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Ensino: Projeto Político Pedagógico das Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, de 2020 e o Plano Municipal de Educação nº 4.125/2015. Na abordagem quantitativa fez-se uso de questionários mistos aplicados aos docentes participantes antes e após a formação. A análise dos resultados coletados nas questões fechadas indica que os docentes apresentaram maior compreensão sobre o que é a neurodidática e a sua utilização para a prática docente e ainda, conseguiram relacionar as neurociências com as metodologias utilizadas em sala de aula. Os dados obtidos na questão aberta, por sua vez, indicam que através da formação os docentes conseguiram ampliar o conceito sobre o que são as neurociências, relacionando este ao processo de como o cérebro aprende. O estudo também apontou a relevância dos conhecimentos neurocientíficos para a prática pedagógica e ainda, a relação destes com a metodologia ativa de ensino.
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spelling Calabria, Pauline HenriquesNobile, Marcia Finimundi2021-05-14T04:25:26Z2021http://hdl.handle.net/10183/220952001125372A presente dissertação de mestrado busca investigar as contribuições da neurodidática para o processo de ensino e a relação desta com as metodologias utilizadas em sala de aula. No primeiro capítulo, esta pesquisa aborda dados obtidos na formação continuada ofertada, onde se analisa a compreensão docente de temas como neurodidática e neurociências, e a forma que esses conhecimentos podem contribuir para prática em sala de aula. No segundo capítulo, também se apresenta os dados coletados através da formação continuada, acerca da prática pedagógica e as metodologias utilizadas pelos docentes participantes, analisando assim, a relação entre as neurociências e a prática docente. No terceiro capítulo, busca-se compreender como as metodologias ativas podem se relacionar com os saberes neurocientíficos e as contribuições destes para o processo de ensino e aprendizagem, através de revisões bibliográficas. O campo de pesquisa foi composto por docentes regentes das turmas de 4º ano e 5º ano da Rede Municipal de Ensino de Farroupilha/RS. A presente pesquisa fez uso de metodologia mista, sendo a abordagem qualitativa pautada em autores que discorrem sobre Neurociências, Educação e Neurodidática como Lent (2001; 2019), Bear, Connors & Paradiso (2008), Cosenza & Guerra (2011), Pessoa (2018), Izquierdo (2011), Kandel (2014), Relvas (2012; 2018) e Oliveira (2011) além de documentos normativos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394/1996, a Base Nacional Comum Curricular (2017), a Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Ensino: Projeto Político Pedagógico das Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, de 2020 e o Plano Municipal de Educação nº 4.125/2015. Na abordagem quantitativa fez-se uso de questionários mistos aplicados aos docentes participantes antes e após a formação. A análise dos resultados coletados nas questões fechadas indica que os docentes apresentaram maior compreensão sobre o que é a neurodidática e a sua utilização para a prática docente e ainda, conseguiram relacionar as neurociências com as metodologias utilizadas em sala de aula. Os dados obtidos na questão aberta, por sua vez, indicam que através da formação os docentes conseguiram ampliar o conceito sobre o que são as neurociências, relacionando este ao processo de como o cérebro aprende. O estudo também apontou a relevância dos conhecimentos neurocientíficos para a prática pedagógica e ainda, a relação destes com a metodologia ativa de ensino.This master’s dissertation seeks to investigate the contributions of neurodidactics to the teaching process and its relationship with the methodologies used in the classroom. In the first chapter, this research discusses data obtained in the continuous education offered, which analyzes the teacher's understanding of topics such as neurodidactics and neurosciences, and the way that this knowledge can contribute to practice in the classroom. The second chapter also presents the data collected through continuing education, about pedagogical practice and the methodologies used by the participating teachers, thus analyzing the relationship between neurosciences and teaching practice. In the third chapter, we seek to understand how active methodologies can relate to neuroscientific knowledge and their contributions to the teaching and learning process through bibliographic reviews. The research field was composed of teachers regents of the classes of 4th year and 5th year of the Municipal School Network of Farroupilha / RS. The present research used a mixed methodology, and the qualitative approach was based on authors who discuss Neurosciences, Education and Neurodidactics such as Lent (2001; 2019), Bear, Connors & Paradiso (2008), Cosenza & Guerra (2011), Pessoa (2018), Izquierdo (2011), Kandel (2014), Relvas (2012; 2018) and Oliveira (2011) in addition to normative documents such as the Law of Guidelines and Bases of Education nº 9.394/1996, the National Common Curriculum Base (2017), the Pedagogical Proposal of the Municipal Education Network: Pedagogical Political Project of Schools of Early Childhood Education and Elementary Education, 2020 and the Municipal Education Plan nº 4.125/2015. In the quantitative approach, mixed questionnaires applied to participating teachers before and after training were used. The analysis of the results collected in the closed questions indicates that the teachers had a greater understanding of what neurodidactics is and its use for teaching practice, and also managed to relate the neurosciences with the methodologies used in the classroom. The data obtained in the open question, in turn, indicate that through training teachers were able to broaden the concept about what neurosciences are, relating it to the process of how the brain learns. The study also pointed out the relevance of neuroscientific knowledge for pedagogical practice and also the relationship of these with the active teaching methodology.application/pdfporPrática pedagógicaNeurociências : EducaçãoFormação de professoresEnsino e aprendizagemNeuroscienceTeacher’s trainingNeurodidacticMethodologyEducationContribuições da neurodidática para o processo de ensino : análises, relações e metodologiasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125372.pdf.txt001125372.pdf.txtExtracted Texttext/plain73479http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220952/2/001125372.pdf.txt3fbb25c01885c5b18269d80ef62a08bcMD52ORIGINAL001125372.pdfTexto parcialapplication/pdf1143243http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220952/1/001125372.pdf58783ff29dde6f4df39ac8c5ebc519e7MD5110183/2209522023-04-15 03:22:52.898596oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220952Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-04-15T06:22:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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