Neurociências na formação docente continuada : valorizando o desenvolvimento e a aprendizagem na primeira infância

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Crespi, Livia Regina Saiani
Orientador(a): Nobile, Marcia Finimundi
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/210807
Resumo: Esse estudo tem como foco discorrer sobre o desenvolvimento neurobiológico e a aprendizagem durante os seis primeiros anos de vida da criança, apresentando fundamentos que preconizam a valorização desta etapa da vida para o desenvolvimento humano. O estudo busca levantar os conhecimentos prévios de educadores que lecionam para as etapas Creche e Pré-escola em instituições municipais de Educação Infantil (EI) de Farroupilha/RS sobre aspectos relacionados ao funcionamento cerebral, ao neurodesenvolvimento e aprendizagem durante a Primeira Infância e, verificar, após a oferta de encontros de formação docente continuada, se houve alteração nos conhecimentos prévios coletados e se foram promovidos esclarecimentos sobre a temática em tela. Optou-se pela realização de uma pesquisa mista, com abordagem qualitativa e quantitativa, de natureza aplicada e de cunho exploratório. Na abordagem qualitativa, o levantamento de dados se deu através de revisão bibliográfica conduzida em autores das áreas de Neurociências, Educação e Psicologia, em legislações e políticas públicas que versam sobre a garantia dos direitos das crianças, como Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil de 2009, o Plano Nacional de Educação, Lei nº 13.005 de 2014, o Marco Legal da Primeira Infância, Lei nº 13.257 de 2016 e a Base Nacional Comum Curricular, aprovada no final de 2017. O campo de pesquisa foi composto por docentes das escolas municipais de EI do município de Farroupilha/RS. Na abordagem quantitativa, fez-se uso de questionários pré e pós-teste fechados para os professores e um questionário misto voltado para a pessoa responsável pela supervisão educacional da EI no município em questão. Os resultados coletados na pesquisa foram expressos em oito artigos científicos que compõem os capítulos desta tese. A análise dos resultados coletados indica a existência de uma considerável lacuna de conhecimento entre os educadores sobre a importância da Primeira Infância para o desenvolvimento humano, em especial sobre os aspectos relacionados ao neurodesenvolvimento e a aprendizagem entre o nascimento e os seis anos de idade. Os encontros de formação continuada, elaborados com respaldo de saberes contemporâneos das Neurociências e da Educação sobre a temática, supriram lacunas de conhecimento detectadas no pré-teste aplicado em momento anterior ao início dos encontros de formação, promovendo esclarecimentos sobre a temática. O estudo também apontou a relevância da interlocução entre Neurociências, Educação e formação docente continuada, considerando a urgência de promover práticas pedagógicas que considerem diferentes aspectos que medeiam o desenvolvimento e a aprendizagem infantil, favorecendo a consolidação desses processos no ambiente escolar.
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Optou-se pela realização de uma pesquisa mista, com abordagem qualitativa e quantitativa, de natureza aplicada e de cunho exploratório. Na abordagem qualitativa, o levantamento de dados se deu através de revisão bibliográfica conduzida em autores das áreas de Neurociências, Educação e Psicologia, em legislações e políticas públicas que versam sobre a garantia dos direitos das crianças, como Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil de 2009, o Plano Nacional de Educação, Lei nº 13.005 de 2014, o Marco Legal da Primeira Infância, Lei nº 13.257 de 2016 e a Base Nacional Comum Curricular, aprovada no final de 2017. O campo de pesquisa foi composto por docentes das escolas municipais de EI do município de Farroupilha/RS. Na abordagem quantitativa, fez-se uso de questionários pré e pós-teste fechados para os professores e um questionário misto voltado para a pessoa responsável pela supervisão educacional da EI no município em questão. Os resultados coletados na pesquisa foram expressos em oito artigos científicos que compõem os capítulos desta tese. A análise dos resultados coletados indica a existência de uma considerável lacuna de conhecimento entre os educadores sobre a importância da Primeira Infância para o desenvolvimento humano, em especial sobre os aspectos relacionados ao neurodesenvolvimento e a aprendizagem entre o nascimento e os seis anos de idade. Os encontros de formação continuada, elaborados com respaldo de saberes contemporâneos das Neurociências e da Educação sobre a temática, supriram lacunas de conhecimento detectadas no pré-teste aplicado em momento anterior ao início dos encontros de formação, promovendo esclarecimentos sobre a temática. O estudo também apontou a relevância da interlocução entre Neurociências, Educação e formação docente continuada, considerando a urgência de promover práticas pedagógicas que considerem diferentes aspectos que medeiam o desenvolvimento e a aprendizagem infantil, favorecendo a consolidação desses processos no ambiente escolar.This study focuses on neurobiological development and learning during the first six years of children’s life, presenting foundations that advocate the valorization of this stage of life for human development. The study seeks to raise the previous knowledge of educators who teach for the Nursery and Preschool stages in municipal institutions of Early Childhood Education (EI) of Farroupilha/RS on aspects related to brain functioning, neurodevelopment and learning during Early Childhood and, verify, after offering meetings of continuing teachers’ training, whether there was alteration in previous knowledge collected and whether clarifications were promoted on the proposed theme. In order to enable this study it was chosen a mixed research methodology, with a qualitative and quantitative approach, of applied and exploratory nature. In the qualitative approach, the data collection took place through a literature review conducted in authors in the areas of Neurosciences, Education and Psychology, in legislation and public policies that deal with the guarantee of children's rights, such as National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education from 2009, the National Education Plan, Law No. 13,005 from 2014, the Legal Framework for Early Childhood, Law No. 13,257 from 2016 and the National Common Curriculum Base, approved at the end of 2017. The research field was composed of teachers from the municipal schools of early education in the municipality of Farroupilha/RS. In the quantitative approach, closed pre and post-test questionnaires were applied to these teachers and a mixed questionnaire aimed at the person responsible for the educational supervision of the early education schools in the municipality in question. The results collected in the research were expressed in eight scientific articles and presented as chapters in this thesis. The analysis of the collected results indicates the existence of a considerable knowledge gap among educators about the importance of Early Childhood for human development, especially on aspects related to neurodevelopment and learning between birth and six years of age. The continuing education meetings, elaborated with the support of contemporary knowledge of Neurosciences and Education on the theme, covered gaps of knowledge detected in the pre-test applied at a time before the beginning of the training meetings, promoting clarifications on the subjects proposed. The study also pointed out the relevance of the dialogue between Neurosciences, Education and continuing teacher training, considering the urgency of promoting pedagogical practices that consider different aspects that mediate the development and learning of children, favoring the consolidation of these processes in the school environment.application/pdfporFormação de professoresEducação continuadaNeurociênciasDesenvolvimento infantilAprendizagemEducação infantilEarly ChildhoodNeurosciencesContinuing teachers’ trainingChildren developmentNeurociências na formação docente continuada : valorizando o desenvolvimento e a aprendizagem na primeira infânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2020doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115652.pdf.txt001115652.pdf.txtExtracted Texttext/plain512900http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210807/2/001115652.pdf.txtd3cc665531ab7ba6db7bbb3ac3c96224MD52ORIGINAL001115652.pdfTexto completoapplication/pdf4725892http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210807/1/001115652.pdf9e6421907213cbb734df7d85607a57b5MD5110183/2108072021-05-07 05:13:43.006702oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210807Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T08:13:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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