MAMGEST : uma proposta de modelo para a avaliação da maturidade em gestão da pós-graduação lato sensu na UFRGS
Ano de defesa: | 2021 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/229358 |
Resumo: | Este trabalho propôs o desenvolvimento de um modelo de maturidade em gestão voltado à Pós-Graduação Lato Sensu (PGLS) para o escopo do setor público. A PGLS como parte do processo finalístico das Instituições de Ensino Superior Públicas (IESP) objetiva a complementação da formação profissional de graduados, capacitando-os nas áreas específicas relacionadas às respectivas áreas de formação. Assim, o estudo se justifica pela necessidade de a IESP qualificar a gestão da PGLS a fim de retornar à comunidade acadêmica e à sociedade serviços otimizados, ainda atender às exigências dos órgãos reguladores, além de colaborar com mais uma ferramenta para gerir a área da educação superior pública. Para executar o estudo, utilizou-se a metodologia Design Science Research (DSR) com as seguintes técnicas de pesquisa: observação participante, pesquisa documental e pesquisa de literatura. Dentro das etapas desenvolvidas na DSR evoluiu-se com a criação do artefato: I) conscientização: estabelecimento do problema de pesquisa e de uma de uma proposta para solução; II) Sugestão: criação do projeto temporário do artefato; III) Desenvolvimento: criação do artefato final; IV) Avaliação: verificação do potencial de aplicabilidade do artefato VI) Conclusão: consolidação dos resultados. Na etapa de desenvolvimento o artefato foi submetido à análise e avaliação de especialistas da área da PGLS, gestão universitária e modelos de maturidade por meio de entrevista semiestruturada a fim de refinamento. A pesquisa resultou no Modelo de Avaliação da Maturidade em Gestão para a PGLS (MAMGEST), composto por 15 dimensões, 38 elementos e 5 níveis de maturidade. Na etapa de avaliação, foi verificada a aplicabilidade do modelo por meio de sua implementação na instituição selecionada, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), concluindose que o MAMGEST tem aderência ao caso concreto, sendo potencialmente profícuo para a avaliar a maturidade de gestão da PGLS. |
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Pereira, Aline da CostaCortimiglia, Marcelo Nogueira2021-09-02T04:22:19Z2021http://hdl.handle.net/10183/229358001129617Este trabalho propôs o desenvolvimento de um modelo de maturidade em gestão voltado à Pós-Graduação Lato Sensu (PGLS) para o escopo do setor público. A PGLS como parte do processo finalístico das Instituições de Ensino Superior Públicas (IESP) objetiva a complementação da formação profissional de graduados, capacitando-os nas áreas específicas relacionadas às respectivas áreas de formação. Assim, o estudo se justifica pela necessidade de a IESP qualificar a gestão da PGLS a fim de retornar à comunidade acadêmica e à sociedade serviços otimizados, ainda atender às exigências dos órgãos reguladores, além de colaborar com mais uma ferramenta para gerir a área da educação superior pública. Para executar o estudo, utilizou-se a metodologia Design Science Research (DSR) com as seguintes técnicas de pesquisa: observação participante, pesquisa documental e pesquisa de literatura. Dentro das etapas desenvolvidas na DSR evoluiu-se com a criação do artefato: I) conscientização: estabelecimento do problema de pesquisa e de uma de uma proposta para solução; II) Sugestão: criação do projeto temporário do artefato; III) Desenvolvimento: criação do artefato final; IV) Avaliação: verificação do potencial de aplicabilidade do artefato VI) Conclusão: consolidação dos resultados. Na etapa de desenvolvimento o artefato foi submetido à análise e avaliação de especialistas da área da PGLS, gestão universitária e modelos de maturidade por meio de entrevista semiestruturada a fim de refinamento. A pesquisa resultou no Modelo de Avaliação da Maturidade em Gestão para a PGLS (MAMGEST), composto por 15 dimensões, 38 elementos e 5 níveis de maturidade. Na etapa de avaliação, foi verificada a aplicabilidade do modelo por meio de sua implementação na instituição selecionada, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), concluindose que o MAMGEST tem aderência ao caso concreto, sendo potencialmente profícuo para a avaliar a maturidade de gestão da PGLS.This work proposed the development of a management maturity model aimed at the Lato Sensu Graduate Program (PGLS) for the scope of the public sector. PGLS as part of the finalistic process of Public Higher Education Institutions (IESP) aims to complement the professional training of graduates, training them in specific areas related to the respective training areas. Thus, the study is justified by the need for IESP to qualify the management of PGLS to return optimized services to the academic community and society, still meet the requirements of regulatory bodies, in addition to collaborating with another tool to manage the area of education public superior. To guide the study, the Design Science Research (DSR) methodology was used using the following research tools: participant observation, documentary research and literature research. Within the stages developed in the DSR, the creation of the artifact evolved: I) awareness: establishment of the research problem and one of a proposal for a solution; II) Suggestion: creation of the temporary artifact project; III) Development: creation of the final artifact; IV) Evaluation: verification of the applicability of the artifact VI) Conclusion: consolidation of the results. The research resulted in the Management Maturity Assessment Model for PGLS (MAMGEST), composed of 15 dimensions, 38 elements and 5 levels of maturity. It is important to note that in the development stage, the artifact was subjected to analysis and evaluation by specialists in the PGLS area, university management and maturity models through semi-structured interviews to improve it. Furthermore, in the evaluation stage, the applicability of the model was verified through its implementation in the selected institution, the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), concluding that MAMGEST has adherence to the specific case, being useful to evaluate the management maturity of PGLS.application/pdfporInstituições de ensino superiorPós-GraduaçãoGestão educacionalMaturity modelsUniversity managementLato sensu graduate studiesHigher educationQualityMAMGEST : uma proposta de modelo para a avaliação da maturidade em gestão da pós-graduação lato sensu na UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e TransportesPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129617.pdf.txt001129617.pdf.txtExtracted Texttext/plain398241http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229358/2/001129617.pdf.txt4af75b9289cf05ff9a74a5df251e2f72MD52ORIGINAL001129617.pdfTexto completoapplication/pdf4561063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229358/1/001129617.pdf1cc9824e1166079aa8fa0cd51b0c8682MD5110183/2293582021-09-19 04:26:18.697336oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229358Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-09-19T07:26:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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