Anotações em partituras como estratégia de aprendizagem de repertório novo de flautistas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Schmidt, Dainer
Orientador(a): Winter, Leonardo Loureiro
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/254806
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo investigar a utilização de anotações em partituras, realizadas por flautistas, como estratégia de aprendizagem de repertório novo. Além da revisão bibliográfica, e utilizada como fundamentação teórica, foi realizada uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa tendo como participantes flautistas estudantes e profissionais, atuantes no Brasil e exterior. Foram coletadas partituras anotadas e respostas a um questionário online. Os resultados desta pesquisa permitiram averiguar e avaliar a importância das anotações em partituras enquanto estratégia de aprendizagem para os músicos flautistas.
id URGS_63745ab5ffed7f8e8d81fe4ebd805536
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254806
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Schmidt, DainerWinter, Leonardo Loureiro2023-02-14T03:22:16Z2022http://hdl.handle.net/10183/254806001158827A presente pesquisa teve como objetivo investigar a utilização de anotações em partituras, realizadas por flautistas, como estratégia de aprendizagem de repertório novo. Além da revisão bibliográfica, e utilizada como fundamentação teórica, foi realizada uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa tendo como participantes flautistas estudantes e profissionais, atuantes no Brasil e exterior. Foram coletadas partituras anotadas e respostas a um questionário online. Os resultados desta pesquisa permitiram averiguar e avaliar a importância das anotações em partituras enquanto estratégia de aprendizagem para os músicos flautistas.The present study aimed to investigate the usage of annotations in music scores made by flutists as learning strategy of new repertoire. In addition to the bibliographic review, and used as a theoretical basis, quali-quantitative research was conducted, having as participants students and professional flutists active in Brazil and abroad. Annotated music scores and responses to an online questionnaire were collected. The results allowed us to investigate and evaluate the importance of annotations in music scores as a learning strategy for flutists.application/pdfporFlauta transversalPartituraConstrução interpretativaPerformance musicalAnnotations in music scoresLearning strategies in musicInterpretative constructionMusic performanceFluteAnotações em partituras como estratégia de aprendizagem de repertório novo de flautistasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001158827.pdf.txt001158827.pdf.txtExtracted Texttext/plain253613http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254806/2/001158827.pdf.txt6ee3b7e67f663aa6ae9ecfdfbd11b4f6MD52ORIGINAL001158827.pdfTexto completoapplication/pdf6923520http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254806/1/001158827.pdfa6e7509a63732c197bca099e5082078aMD5110183/2548062023-02-15 04:24:31.900703oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254806Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-02-15T06:24:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Anotações em partituras como estratégia de aprendizagem de repertório novo de flautistas
title Anotações em partituras como estratégia de aprendizagem de repertório novo de flautistas
spellingShingle Anotações em partituras como estratégia de aprendizagem de repertório novo de flautistas
Schmidt, Dainer
Flauta transversal
Partitura
Construção interpretativa
Performance musical
Annotations in music scores
Learning strategies in music
Interpretative construction
Music performance
Flute
title_short Anotações em partituras como estratégia de aprendizagem de repertório novo de flautistas
title_full Anotações em partituras como estratégia de aprendizagem de repertório novo de flautistas
title_fullStr Anotações em partituras como estratégia de aprendizagem de repertório novo de flautistas
title_full_unstemmed Anotações em partituras como estratégia de aprendizagem de repertório novo de flautistas
title_sort Anotações em partituras como estratégia de aprendizagem de repertório novo de flautistas
author Schmidt, Dainer
author_facet Schmidt, Dainer
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmidt, Dainer
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Winter, Leonardo Loureiro
contributor_str_mv Winter, Leonardo Loureiro
dc.subject.por.fl_str_mv Flauta transversal
Partitura
Construção interpretativa
Performance musical
topic Flauta transversal
Partitura
Construção interpretativa
Performance musical
Annotations in music scores
Learning strategies in music
Interpretative construction
Music performance
Flute
dc.subject.eng.fl_str_mv Annotations in music scores
Learning strategies in music
Interpretative construction
Music performance
Flute
description A presente pesquisa teve como objetivo investigar a utilização de anotações em partituras, realizadas por flautistas, como estratégia de aprendizagem de repertório novo. Além da revisão bibliográfica, e utilizada como fundamentação teórica, foi realizada uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa tendo como participantes flautistas estudantes e profissionais, atuantes no Brasil e exterior. Foram coletadas partituras anotadas e respostas a um questionário online. Os resultados desta pesquisa permitiram averiguar e avaliar a importância das anotações em partituras enquanto estratégia de aprendizagem para os músicos flautistas.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-14T03:22:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/254806
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001158827
url http://hdl.handle.net/10183/254806
identifier_str_mv 001158827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254806/2/001158827.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254806/1/001158827.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6ee3b7e67f663aa6ae9ecfdfbd11b4f6
a6e7509a63732c197bca099e5082078a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065201680384000