Educação alimentar e nutricional, por que te quero? : percepções de educadores de uma escola privada de Porto Alegre sobre as possibilidades e dificuldades da prática da educação alimentar e nutricional no cotidiano escolar
Ano de defesa: | 2023 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/257491 |
Resumo: | O presente trabalho foi realizado em uma instituição privada do município de Porto Alegre e teve como objetivo geral investigar o conhecimento e a adesão às práticas de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) no ambiente escolar privado e criar uma proposta de trabalho para sensibilizar e instrumentalizar professores acerca destas práticas. Buscou-se suporte teórico em autores de referência para a área da educação e relevantes para este estudo, e na legislação brasileira. A pesquisa consiste em um estudo de caso, transversal e experimental com abordagem qualitativa e quantitativa, e utilizou de diferentes técnicas para coletas de dados, como entrevistas e observações, grupo focal e questionário. Os resultados do grupo focal foram analisados em dois eixos de discussão: eixo 1: a referência do adulto como exemplo para a formação do sujeito; eixo 2: a importância da formação docente para estabelecer a EAN no ambiente escolar; eixo 3: a importância da EAN no ambiente escolar. As respostas do questionário foram divididas em 3 categorias de análise: o ambiente escolar e a promoção EAN; organização curricular; formação docente. Conclui-se neste trabalho que os profissionais da educação reconhecem a importância da educação alimentar e nutricional e que a escola pode contribuir para o desenvolvimento de hábitos alimentares mais saudáveis. Porém, os profissionais não se sentem aptos ou seguros pela falta de formação adequada e materiais de apoio sobre a temática. Os educadores também entendem o potencial interdisciplinar da temática alimentação. A parceria com as famílias e a afetividade também influenciam na promoção da EAN no ambiente escolar. |
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Os resultados do grupo focal foram analisados em dois eixos de discussão: eixo 1: a referência do adulto como exemplo para a formação do sujeito; eixo 2: a importância da formação docente para estabelecer a EAN no ambiente escolar; eixo 3: a importância da EAN no ambiente escolar. As respostas do questionário foram divididas em 3 categorias de análise: o ambiente escolar e a promoção EAN; organização curricular; formação docente. Conclui-se neste trabalho que os profissionais da educação reconhecem a importância da educação alimentar e nutricional e que a escola pode contribuir para o desenvolvimento de hábitos alimentares mais saudáveis. Porém, os profissionais não se sentem aptos ou seguros pela falta de formação adequada e materiais de apoio sobre a temática. Os educadores também entendem o potencial interdisciplinar da temática alimentação. A parceria com as famílias e a afetividade também influenciam na promoção da EAN no ambiente escolar.This work took place in a private institution in the city of Porto Alegre and has as its primary goal to investigate the awareness and application of the Food and Nutritional Education program (EAN) in the private school sector and to develop a project to reach teachers and provide ways for them to implement these practices. The theoretical foundation was based on relevant authors in the educational relevant to this study and Brazilian legislation pertaining to this theme. This research project is considered a case study of a transversal and experimental nature with a qualitative and quantitative approach. Data collection methods were applied: interviews and observations, focal groups and questionnaires. The results of the focal group were sorted into three sections. Section 1: The adult’s reference point actis as an example that shapes the child. Section 2: The importance of the Teacher’s qualification in establishing the EAN program. Section 3: The importance of NDE in a schooling environment.The questionnaire’s answers were divided into three categories for analysis: The school environment and the promotion of the EAN program; Curricular structure, and the Teacher’s educational background. It was concluded that education professionals are aware of the importance of the Food and Nutritional Education program and that the school can play an important role in the developing of healthier eating habits. However, education professionals do ont feel apt or confident in their knowledge due to a lack of proper training and information about the subject. These workers also understand the multidisciplinary potential of working with this theme in schools. The partnership between families and the personal bonds forged are also factors that can influence the promotion of the EAN program in the school environment. It is also understood that it is essential to sensitize education profissionals about the subject besides offering further study and training. That way, teachers will commit themselves to teach this subject despite the obstacles that the school’s day-to-day presents because they will comprehend the role the school environment plays in maintaining an individual's health, as well as their social and environmental responsibility.application/pdfporEducação alimentar e nutricionalInstituições acadêmicasNutrição da criançaFood and nutritional education programQualification of education professionalsChildhoodPreschoolElementary schoolTeachingEducação alimentar e nutricional, por que te quero? : percepções de educadores de uma escola privada de Porto Alegre sobre as possibilidades e dificuldades da prática da educação alimentar e nutricional no cotidiano escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001164091.pdf.txt001164091.pdf.txtExtracted Texttext/plain206835http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257491/2/001164091.pdf.txt7bdd3a71d2c02adb1b5a85d2db620dc5MD52ORIGINAL001164091.pdfTexto completoapplication/pdf4450011http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257491/1/001164091.pdfdd47f9c5495e9ad073bd23ec8fa2002fMD5110183/2574912023-05-07 03:42:44.585661oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257491Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-05-07T06:42:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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