Viver no exterior e voltar para o Brasil : uma análise do processo de aculturação e de readaptação de consumidores brasileiros

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Vedana, Simone Nazareth
Orientador(a): Silveira, Teniza da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/26163
Resumo: Cada vez mais os brasileiros, principalmente os jovens, estão se interessando pela experiência de passar um tempo morando no exterior. Como conseqüência, essa vivência no exterior pode provocar diversas mudanças na vida desses indivíduos, visto que todas as pessoas que participam de transições culturais estão sujeitas a uma variedade de experiências coletivamente rotuladas como choque cultural, adaptação, adaptação entre culturas ou aculturação. Além disso, ao retornarem para o país de origem, esses indivíduos correm o risco de passar por um choque cultural reverso e sofrer os efeitos do processo de aculturação vivenciados no exterior. Enquanto estudos sobre aculturação focam em mudança cultural como resultado de contato cultural e adaptação, o estudo da aculturação do consumidor, primeiramente, foca na adaptação cultural como manifestação no mercado. Esse é o enfoque do presente estudo, que teve, portanto, como objetivo geral identificar quais são os efeitos do processo de aculturação no consumidor brasileiro durante e após uma experiência de vida internacional. O presente estudo foi desenvolvido através de uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas em profundidade, com a utilização de um roteiro semi-estruturado, entre os meses de agosto e novembro de 2009, até o ponto em que ocorreu uma saturação teórica, chegando a 21 entrevistados. Além disso, as entrevistas foram filmadas para a realização de uma videografia, visando uma maior compreensão do comportamento desses consumidores. Entre os resultados desse estudo constatou-se que o processo de aculturação do consumidor provoca mudanças em hábitos alimentares, no processo de decisão de compra, na identidade cultural dos indivíduos, entre outros.
id URGS_7876a017dae93ffbeb0e0d45fc6ddfe6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26163
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Vedana, Simone NazarethSilveira, Teniza da2010-10-06T04:19:09Z2010http://hdl.handle.net/10183/26163000756865Cada vez mais os brasileiros, principalmente os jovens, estão se interessando pela experiência de passar um tempo morando no exterior. Como conseqüência, essa vivência no exterior pode provocar diversas mudanças na vida desses indivíduos, visto que todas as pessoas que participam de transições culturais estão sujeitas a uma variedade de experiências coletivamente rotuladas como choque cultural, adaptação, adaptação entre culturas ou aculturação. Além disso, ao retornarem para o país de origem, esses indivíduos correm o risco de passar por um choque cultural reverso e sofrer os efeitos do processo de aculturação vivenciados no exterior. Enquanto estudos sobre aculturação focam em mudança cultural como resultado de contato cultural e adaptação, o estudo da aculturação do consumidor, primeiramente, foca na adaptação cultural como manifestação no mercado. Esse é o enfoque do presente estudo, que teve, portanto, como objetivo geral identificar quais são os efeitos do processo de aculturação no consumidor brasileiro durante e após uma experiência de vida internacional. O presente estudo foi desenvolvido através de uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas em profundidade, com a utilização de um roteiro semi-estruturado, entre os meses de agosto e novembro de 2009, até o ponto em que ocorreu uma saturação teórica, chegando a 21 entrevistados. Além disso, as entrevistas foram filmadas para a realização de uma videografia, visando uma maior compreensão do comportamento desses consumidores. Entre os resultados desse estudo constatou-se que o processo de aculturação do consumidor provoca mudanças em hábitos alimentares, no processo de decisão de compra, na identidade cultural dos indivíduos, entre outros.More and more Brazilians are becoming interested in having the experience of living abroad, especially Brazilian youth. As a result, this experience abroad can cause several changes in their lives, as all people participating in cultural transitions are subject to a variety of experiences collectively labeled as culture shock, adjustment, adaptation between cultures or acculturation. In addition, upon returning to the country of origin, these individuals are at risk of undergoing a reverse culture shock and suffer the effects of the acculturation process experienced abroad. While acculturation studies focus on cultural change as a result of cultural contact and adaptation, the study of consumer acculturation focuses primarily on cultural adaptation as a manifestation in the market. This is the focus of this study, which was therefore aimed at identifying what are the effects of the acculturation process in the Brazilian consumer during and after an experience of international life. This study was developed through a qualitative approach. Data collection was conducted through interviews, using a semi-structured script, between August and November 2009, to the point where there was a theoretical saturation, reaching 21 respondents. Moreover, the interviews were filmed for the realization of a videography, seeking a better understanding of the behavior of these consumers. Among the results of this study was revealed that the acculturation process causes changes in consumer eating habits, in the process of purchasing decision, in the cultural identity of the individuals, among others.application/pdfporComportamento do consumidorAculturaçãoConsumidorMarketingConsumer acculturationAcculturationCulture shockCultureGlobalizationSojournersViver no exterior e voltar para o Brasil : uma análise do processo de aculturação e de readaptação de consumidores brasileirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000756865.pdf000756865.pdfTexto completoapplication/pdf3065420http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26163/1/000756865.pdfb1bd040cef8e5f90a94852ddcf107ec9MD51TEXT000756865.pdf.txt000756865.pdf.txtExtracted Texttext/plain261541http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26163/2/000756865.pdf.txtf5fde0c3d2e595c5792e26486a254843MD52THUMBNAIL000756865.pdf.jpg000756865.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg992http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26163/3/000756865.pdf.jpgf4d57ca17151006dbce92e8b92a208f0MD5310183/261632018-10-18 07:37:08.208oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26163Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T10:37:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Viver no exterior e voltar para o Brasil : uma análise do processo de aculturação e de readaptação de consumidores brasileiros
title Viver no exterior e voltar para o Brasil : uma análise do processo de aculturação e de readaptação de consumidores brasileiros
spellingShingle Viver no exterior e voltar para o Brasil : uma análise do processo de aculturação e de readaptação de consumidores brasileiros
Vedana, Simone Nazareth
Comportamento do consumidor
Aculturação
Consumidor
Marketing
Consumer acculturation
Acculturation
Culture shock
Culture
Globalization
Sojourners
title_short Viver no exterior e voltar para o Brasil : uma análise do processo de aculturação e de readaptação de consumidores brasileiros
title_full Viver no exterior e voltar para o Brasil : uma análise do processo de aculturação e de readaptação de consumidores brasileiros
title_fullStr Viver no exterior e voltar para o Brasil : uma análise do processo de aculturação e de readaptação de consumidores brasileiros
title_full_unstemmed Viver no exterior e voltar para o Brasil : uma análise do processo de aculturação e de readaptação de consumidores brasileiros
title_sort Viver no exterior e voltar para o Brasil : uma análise do processo de aculturação e de readaptação de consumidores brasileiros
author Vedana, Simone Nazareth
author_facet Vedana, Simone Nazareth
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vedana, Simone Nazareth
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira, Teniza da
contributor_str_mv Silveira, Teniza da
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Aculturação
Consumidor
Marketing
topic Comportamento do consumidor
Aculturação
Consumidor
Marketing
Consumer acculturation
Acculturation
Culture shock
Culture
Globalization
Sojourners
dc.subject.eng.fl_str_mv Consumer acculturation
Acculturation
Culture shock
Culture
Globalization
Sojourners
description Cada vez mais os brasileiros, principalmente os jovens, estão se interessando pela experiência de passar um tempo morando no exterior. Como conseqüência, essa vivência no exterior pode provocar diversas mudanças na vida desses indivíduos, visto que todas as pessoas que participam de transições culturais estão sujeitas a uma variedade de experiências coletivamente rotuladas como choque cultural, adaptação, adaptação entre culturas ou aculturação. Além disso, ao retornarem para o país de origem, esses indivíduos correm o risco de passar por um choque cultural reverso e sofrer os efeitos do processo de aculturação vivenciados no exterior. Enquanto estudos sobre aculturação focam em mudança cultural como resultado de contato cultural e adaptação, o estudo da aculturação do consumidor, primeiramente, foca na adaptação cultural como manifestação no mercado. Esse é o enfoque do presente estudo, que teve, portanto, como objetivo geral identificar quais são os efeitos do processo de aculturação no consumidor brasileiro durante e após uma experiência de vida internacional. O presente estudo foi desenvolvido através de uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas em profundidade, com a utilização de um roteiro semi-estruturado, entre os meses de agosto e novembro de 2009, até o ponto em que ocorreu uma saturação teórica, chegando a 21 entrevistados. Além disso, as entrevistas foram filmadas para a realização de uma videografia, visando uma maior compreensão do comportamento desses consumidores. Entre os resultados desse estudo constatou-se que o processo de aculturação do consumidor provoca mudanças em hábitos alimentares, no processo de decisão de compra, na identidade cultural dos indivíduos, entre outros.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-10-06T04:19:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/26163
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000756865
url http://hdl.handle.net/10183/26163
identifier_str_mv 000756865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26163/1/000756865.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26163/2/000756865.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26163/3/000756865.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b1bd040cef8e5f90a94852ddcf107ec9
f5fde0c3d2e595c5792e26486a254843
f4d57ca17151006dbce92e8b92a208f0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064950488760320