Qualidade de vida urbana em contextos com distintas alturas e interfaces térreas em uma cidade litorânea

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Antocheviz, Fabiana Bugs
Orientador(a): Reis, Antonio Tarcisio da Luz
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/218461
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar, através da análise de indicadores de qualidade urbana, as implicações de atributos físico-espaciais relacionados ao espaço urbano e a edificações com diferentes alturas e interfaces térreas na preferência e na satisfação dos usuários de uma cidade litorânea de pequeno porte. Para atingir o objetivo proposto, a cidade de Capão da Canoa - RS foi selecionada como área de estudo. Os dados foram coletados através de múltiplos métodos utilizados na área de estudos Ambiente e Comportamento, tais como, observações de comportamento e aplicação de questionários in loco e via internet para moradores e veranistas de três contextos: (1) 6 quadras com predomínio de edifícios baixos (até 5 pav.) com térreos com uso misto (residencial, comercial e serviços); (2) 3 quadras com predomínio de edifícios médios (6 e 9 pav.) com térreos com portas de garagem e paredes cegas; (3) 6 quadras com predomínio de edifícios altos (10 a 12 pav.) com térreos com portas de garagem e paredes cegas. Também foi considerada uma amostra online de moradores e veranistas dos bairros Centro, Navegantes e Zona Nova, em quadras que não fizessem parte dos contextos selecionados. Além disso, foram realizadas entrevistas estruturadas com moradores e veranistas dos três contextos, gestores públicos, construtores civis e promotores imobiliários. Os dados quantitativos foram analisados através de testes estatísticos paramétricos e não-paramétricos e os dados de natureza qualitativa analisados através de interpretações dos significados e frequências. Os resultados evidenciam que, de acordo com as percepções de moradores e veranistas, o contexto com predomínio de edifícios baixos tende a ter os melhores e o contexto com predomínio de edifícios altos os piores índices de qualidade urbana avaliados nesta pesquisa. No entanto, edifícios altos correspondem à tipologia que mais vem sendo construída atualmente em Capão da Canoa devido à influência do mercado da construção civil, sob a justificativa de maior aproveitamento do solo, desenvolvimento econômico e turístico da cidade, atração de novos moradores e veranistas e geração de empregos no município. Adicionalmente, mesmo que edifícios altos de 12 pavimentos não sejam causadores de maiores problemas em cidades médias e grandes, a forma com que tais edificações têm sido construídas em uma cidade litorânea de pequeno porte como Capão da Canoa tende a produzir efeitos mais negativos do que positivos, sobretudo, quando localizadas em frente à orla. Constata-se, ainda, o impacto negativo do tipo de uso (portas de acesso a garagens e paredes cegas) e da menor conexão visual e funcional dos pavimentos térreos de edifícios altos com a rua na qualidade estética, na segurança quanto à ocorrência de crimes e no uso dos espaços abertos adjacentes a essas edificações. Assim sendo, os resultados obtidos podem contribuir para a reflexão acadêmica acerca da qualificação de cidades litorâneas através da construção de edificações conectadas com o espaço aberto público. Além disso, espera-se que esses resultados auxiliem na tomada de decisões de arquitetos, urbanistas, construtores civis e demais profissionais envolvidos com a forma urbana e na elaboração, pelos governos locais, de legislações urbanísticas que possam melhorar as relações entre as alturas das edificações, densidades habitacionais e interfaces térreas dos edifícios em cidades litorâneas de pequeno porte.
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Os dados foram coletados através de múltiplos métodos utilizados na área de estudos Ambiente e Comportamento, tais como, observações de comportamento e aplicação de questionários in loco e via internet para moradores e veranistas de três contextos: (1) 6 quadras com predomínio de edifícios baixos (até 5 pav.) com térreos com uso misto (residencial, comercial e serviços); (2) 3 quadras com predomínio de edifícios médios (6 e 9 pav.) com térreos com portas de garagem e paredes cegas; (3) 6 quadras com predomínio de edifícios altos (10 a 12 pav.) com térreos com portas de garagem e paredes cegas. Também foi considerada uma amostra online de moradores e veranistas dos bairros Centro, Navegantes e Zona Nova, em quadras que não fizessem parte dos contextos selecionados. Além disso, foram realizadas entrevistas estruturadas com moradores e veranistas dos três contextos, gestores públicos, construtores civis e promotores imobiliários. Os dados quantitativos foram analisados através de testes estatísticos paramétricos e não-paramétricos e os dados de natureza qualitativa analisados através de interpretações dos significados e frequências. Os resultados evidenciam que, de acordo com as percepções de moradores e veranistas, o contexto com predomínio de edifícios baixos tende a ter os melhores e o contexto com predomínio de edifícios altos os piores índices de qualidade urbana avaliados nesta pesquisa. No entanto, edifícios altos correspondem à tipologia que mais vem sendo construída atualmente em Capão da Canoa devido à influência do mercado da construção civil, sob a justificativa de maior aproveitamento do solo, desenvolvimento econômico e turístico da cidade, atração de novos moradores e veranistas e geração de empregos no município. Adicionalmente, mesmo que edifícios altos de 12 pavimentos não sejam causadores de maiores problemas em cidades médias e grandes, a forma com que tais edificações têm sido construídas em uma cidade litorânea de pequeno porte como Capão da Canoa tende a produzir efeitos mais negativos do que positivos, sobretudo, quando localizadas em frente à orla. Constata-se, ainda, o impacto negativo do tipo de uso (portas de acesso a garagens e paredes cegas) e da menor conexão visual e funcional dos pavimentos térreos de edifícios altos com a rua na qualidade estética, na segurança quanto à ocorrência de crimes e no uso dos espaços abertos adjacentes a essas edificações. Assim sendo, os resultados obtidos podem contribuir para a reflexão acadêmica acerca da qualificação de cidades litorâneas através da construção de edificações conectadas com o espaço aberto público. Além disso, espera-se que esses resultados auxiliem na tomada de decisões de arquitetos, urbanistas, construtores civis e demais profissionais envolvidos com a forma urbana e na elaboração, pelos governos locais, de legislações urbanísticas que possam melhorar as relações entre as alturas das edificações, densidades habitacionais e interfaces térreas dos edifícios em cidades litorâneas de pequeno porte.This research aims to investigate, through the analysis of urban quality indicators, the implications of physical-spatial attributes related to urban space and buildings with diferente heights and ground floor interfaces in the preference and satisfaction of users of a small coastal city. To achieve the proposed objective, the city of Capão da Canoa – RS was selected as the area of study. Data were collected through multiple methods used in the area of Environment and Behavior studies, such as observations of behavior, and the application of questionnaires in loco and via internet for residents and vacationers from three contexts: (i) 6 blocks with a predominance of low-rise buildings (up to 5 floors) with mixed uses on the ground floor (residential, comercial and services); (ii) 3 blocks with a predominance of medium-rise buildings (between 6 and 9 floors) with garage doors and blind walls on the ground floor; (iii) 6 blocks with a predominance of high-rise buildings (10 to 12 floors) with garage doors and blind walls on the ground floor. To increase the number of respondents to the questionnaires, an online sample of residents and vacationers of the neighborhoods Centro, Zona Nova e Navegantes in blocks that were not part of the selected contexts was considered. Structured interviews with residents and vacationers from the three contexts, public managers, civil builders, and property developers were also applied. Quantitative data were analyzed using parametric and non-parametric statistical tests and qualitative data analyzed through interpretations of meanings and frequencies. The results show that, according to the perceptions of residents and vacationers, the context with a predominance of low-rise buildings tends to have the best and the context with a predominance of high-rise buildings the worst urban quality indexes evaluated in this research. However, high-rise buildings correspond to the typology that is currently being built in Capão da Canoa due to the influence of the civil construction market, under the justification of greater use of the soil, economic and tourist development of the city, attraction of new residents and vacationers and generation of jobs in the municipality. Additionally, even though highrise buildings with 12 floors do not cause major problems in medium and large cities, the way in which these buildings have been built in a small coastal city like Capão da Canoa tends to produce more negative than positive effects, especially, when located in front of the waterfront or in collecting routes (20 meters). It is also verified the negative impact of the type of use (garage doors and blind walls) and the lower visual and functional connection of the ground floors of tall buildings with the street is also verified in the aesthetic quality, in the safety regarding the occurrence of crimes and in the use of open public spaces adjacent to these buildings. Therefore, the results obtained can contribute to the academic reflection about the qualification of coastal cities through the construction of buildings with ground floor interfaces connected to the open public space. These results are also expected to assist in the decision making of architects, urban planners, civil builders and other professionals involved with the urban form and in the preparation, by local governments, of urban legislation that can improve the relationships between building heights, housing densities and ground floor interfaces of buildings in small coastal cities.application/pdfporCidades litorâneasPercepção do usuárioUrban qualityCoastal citiesUser's perceptionBuildings with diferent heightsGround floor interfacesQualidade de vida urbana em contextos com distintas alturas e interfaces térreas em uma cidade litorâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e RegionalPorto Alegre, BR-RS2020doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123214.pdf.txt001123214.pdf.txtExtracted Texttext/plain1195452http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218461/2/001123214.pdf.txte1409a6e5369d2cf2ff62afe00eeb5ecMD52ORIGINAL001123214.pdfTexto completoapplication/pdf50518065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218461/1/001123214.pdf1b10b7cf299a30bf3a51b7a9a4d9d36aMD5110183/2184612021-05-26 04:34:19.191462oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218461Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-26T07:34:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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