“Quem é grande é que sabe alguma coisa, mas quem é pequeno é que sabe coisa nova todo dia” : as versões das crianças sobre aprender na pré-escola

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Kremer, Claines
Orientador(a): Barbosa, Maria Carmen Silveira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/202369
Resumo: Esta pesquisa, de caráter interpretativo, discute as aprendizagens das crianças em sua última etapa da Educação Infantil e tem, como objetivo, compreender como as crianças da pré-escola constroem e compartilham sentidos às suas aprendizagens. Nos preceitos teóricos que fundamentaram esta investigação, buscou-se um diálogo entre o campo de estudos da Pedagogia da Infância e da Antropologia interpretativa, especialmente a Antropologia da Criança. No debate conceitual sobre as aprendizagens das crianças, também se fez uma interlocução com a perspectiva Sociocultural e com a Teoria da Aprendizagem Situada. O percurso metodológico orientou-se nos pressupostos da Pesquisa com Crianças Etnográfica. A construção de dados empíricos foi realizada em uma instituição pública de Educação Infantil no Litoral Norte gaúcho, com um grupo de dez crianças de Pré-escola. O estudo tem como primeiro indicativo que, do ponto de vista das crianças, o elemento central de suas aprendizagens é a dimensão prática. Partindo desse indicativo, interpretou-se que, na construção de seus saberes, as meninas e os meninos se envolvem em diferentes percursos, sendo os mais evidentes os trajetos participativos, os trajetos orientados e os trajetos inesperados de aprendizagens na pré-escola. Além disso, as análises sugerem que a as culturas infantis são intimamente relacionadas às aprendizagens das crianças, posto que é, por meio da reprodução interpretativa, que elas constroem sentidos e compartilham significados sobre as suas experiências de aprendizagem. Depreende-se que as concepções das crianças, sobre os seus saberes e os seus fazeres, devem ser consideradas na discussão de processos educativos, ao passo que podem contribuir na reconfiguração de ações pedagógicas comprometidas com as aprendizagens das crianças na pré-escola.
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O estudo tem como primeiro indicativo que, do ponto de vista das crianças, o elemento central de suas aprendizagens é a dimensão prática. Partindo desse indicativo, interpretou-se que, na construção de seus saberes, as meninas e os meninos se envolvem em diferentes percursos, sendo os mais evidentes os trajetos participativos, os trajetos orientados e os trajetos inesperados de aprendizagens na pré-escola. Além disso, as análises sugerem que a as culturas infantis são intimamente relacionadas às aprendizagens das crianças, posto que é, por meio da reprodução interpretativa, que elas constroem sentidos e compartilham significados sobre as suas experiências de aprendizagem. Depreende-se que as concepções das crianças, sobre os seus saberes e os seus fazeres, devem ser consideradas na discussão de processos educativos, ao passo que podem contribuir na reconfiguração de ações pedagógicas comprometidas com as aprendizagens das crianças na pré-escola.This research, of an interpretative nature, discusses the learning of children in their last stage of Early Childhood Education and aims to understand how preschool children construct and share meanings to their learning. In the theoretical precepts that underpinned this investigation, a dialogue was sought between the field of studies of Childhood Pedagogy and Interpretive Anthropology, especially the Anthropology of the Child. In the conceptual debate on the learning of children, there was also a dialogue with the Sociocultural perspective and with the Theory of Learning Located. The methodological course was guided by the presuppositions of Ethnographic Research with Children. The construction of empirical data was carried out in a public institution of Early Childhood Education in the north coast of the state of Rio Grande do Sul, with a group of ten Preschool children. The study has as an indication that, from the point of view of children, the central element of their learning is the practical dimension. Based on this indicative, it was interpreted that, in the construction of their knowledge, the girls and boys engage in different paths, the most obvious being the participatory paths, the guided paths and the unexpected paths of learning in the preschool. In addition, the analyzes suggest that children's cultures are closely related to children's learning, since it is, through interpretive reproduction, that they construct meanings and share meanings about their learning experiences. It is understood that the conceptions of the children, their knowledge and their actions, should be considered in the discussion of educational processes, while they may contribute to the reconfiguration of pedagogical actions committed to the learning of preschool children.application/pdfporAprendizagemCriançasLearningSmall ChildrenChildren’s CulturesPre School“Quem é grande é que sabe alguma coisa, mas quem é pequeno é que sabe coisa nova todo dia” : as versões das crianças sobre aprender na pré-escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001107789.pdf.txt001107789.pdf.txtExtracted Texttext/plain381556http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202369/2/001107789.pdf.txte2f57ed77ab557385d5de6340d902156MD52ORIGINAL001107789.pdfTexto completoapplication/pdf1426645http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202369/1/001107789.pdfe03e31ba41e1d8133badb7d76fdc87c5MD5110183/2023692019-12-08 05:03:26.975208oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202369Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-12-08T07:03:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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