Participação política das juventudes de Boa Vista-Roraima : vivências e percepções

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Silveira, Stela Aparecida Damas da
Orientador(a): Moura, Jose Francisco Luitgards
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/114454
Resumo: Esta tese apresenta as principais percepções, vivências e atitudes dos jovens do município de Boa Vista-Roraima, em relação à participação política. Para tanto, utilizam-se os aportes teóricos da Ciência Política e de áreas correlatas, pesquisa de campo e dados de outras pesquisas realizadas na Região Norte e no Brasil sobre o tema. O principal objetivo do trabalho é analisar os fatores e condições que influenciam as juventudes locais para a participação, buscando subsídios capazes de promover uma reelaboração conceitual sobre as identidades juvenis, suas peculiaridades e carências. Os resultados desse estudo indicaram que a abordagem da temática é ampla e complexa, tendo em vista o processo de exclusão social e política que vivem os jovens pobres, com baixa escolaridade, que contam com nítido descrédito dos agentes e das instituições políticas. A constatação é de que as oportunidades e motivações para a participação são escassas e a cultura política local é um dos fatores que influencia negativamente os referidos atores dessa investigação, os quais, em geral, estão envolvidos com os problemas cotidianos, buscando suprir necessidades básicas. Nesse sentido, reside a importância de um novo olhar sobre os universos juvenis, com investimento em pesquisas sobre o tema, que proporcionem inovação nas formas de participação política através de transformações positivas, a viabilizarem a esses jovens o processo de escolarização, trabalho, utilização das mídias e acesso à cultura.
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