Qualidades discursivas: um caminho para a intersubjetividade na escrita

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Lovatto, Amelia Biesek
Orientador(a): Endruweit, Magali Lopes, Netto, Daniela Favero
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/249906
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo geral investigar quais os efeitos do estudo das propostas de Paulo Coimbra Guedes na maneira que os estudantes compreendem seu processo de escrita. As propostas de Guedes consistem na escrita e reescrita de textos e na leitura pública, processos norteados pelas qualidades discursivas (unidade temática, questionamento, concretude e objetividade). Para realizar essa investigação, tomei como base teórica a teoria da enunciação de Émile Benveniste. A partir disso, foram estabelecidos quatro objetivos específicos: a) estabelecer a relação (de aproximação e afastamento) entre a concepção de escrita de Benveniste e Guedes (2009); b) analisar os textos escritos a partir das propostas de Guedes (2009) e identificar suas características; c) cotejar os textos produzidos pelos alunos e analisar as mudanças durante os processos de escrita e reescrita; d) identificar o que os alunos compreendem por escrita quando chegam à universidade e após cursarem a disciplina com vistas a compreender como essas concepções se aproximam e se afastam de uma concepção enunciativa da linguagem.Para alcançar tais objetivos, esta pesquisa foi conduzida com estudantes que estavam matriculados na disciplina de Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa I do curso de Bacharelado em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) durante o segundo semestre de 2020, disciplina em que os alunos estudam as propostas de Guedes. Os dados consistiram principalmente nos textos que os alunos escreveram para a disciplina durante o semestre, mas também em entrevistas realizadas com os estudantes antes e depois do semestre para aprender sobre suas experiências com a escrita antes da disciplina e depois de terem a cursado. A partir do estudo feito sobre Guedes (2009) e Benveniste, oito operadores teórico-analíticos foram criados para a análise dos dados: subjetividade, intersubjetividade, forma e sentido e as quatro qualidades discursivas. Os resultados mostraram que um texto que apresenta as qualidades discursivas ultrapassa os limites da sala de aula, sendo escrito não somente para o professor, mas para qualquer leitor possível. Dessa forma, a presença das qualidades discursivas evidencia um reconhecimento da interlocução que o texto estabelece. A partir do relato dos participantes, foi possível observar que mesmo os estudantes que não conseguiram usar as qualidades discursivas em seus textos passaram a ter consciência de suas dificuldades com a escrita. Além disso, a leitura pública foi mencionada pelos participantes como uma etapa importante para o processo de aprendizagem e para o reconhecimento da intersubjetividade na escrita.
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A partir disso, foram estabelecidos quatro objetivos específicos: a) estabelecer a relação (de aproximação e afastamento) entre a concepção de escrita de Benveniste e Guedes (2009); b) analisar os textos escritos a partir das propostas de Guedes (2009) e identificar suas características; c) cotejar os textos produzidos pelos alunos e analisar as mudanças durante os processos de escrita e reescrita; d) identificar o que os alunos compreendem por escrita quando chegam à universidade e após cursarem a disciplina com vistas a compreender como essas concepções se aproximam e se afastam de uma concepção enunciativa da linguagem.Para alcançar tais objetivos, esta pesquisa foi conduzida com estudantes que estavam matriculados na disciplina de Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa I do curso de Bacharelado em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) durante o segundo semestre de 2020, disciplina em que os alunos estudam as propostas de Guedes. Os dados consistiram principalmente nos textos que os alunos escreveram para a disciplina durante o semestre, mas também em entrevistas realizadas com os estudantes antes e depois do semestre para aprender sobre suas experiências com a escrita antes da disciplina e depois de terem a cursado. A partir do estudo feito sobre Guedes (2009) e Benveniste, oito operadores teórico-analíticos foram criados para a análise dos dados: subjetividade, intersubjetividade, forma e sentido e as quatro qualidades discursivas. Os resultados mostraram que um texto que apresenta as qualidades discursivas ultrapassa os limites da sala de aula, sendo escrito não somente para o professor, mas para qualquer leitor possível. Dessa forma, a presença das qualidades discursivas evidencia um reconhecimento da interlocução que o texto estabelece. A partir do relato dos participantes, foi possível observar que mesmo os estudantes que não conseguiram usar as qualidades discursivas em seus textos passaram a ter consciência de suas dificuldades com a escrita. Além disso, a leitura pública foi mencionada pelos participantes como uma etapa importante para o processo de aprendizagem e para o reconhecimento da intersubjetividade na escrita.This master’s thesis aims at investigating the effects of studying Paulo Coimbra Guedes’ proposals on the way students understand their writing process. Guedes’ proposals consist of writing and rewriting texts and reading them aloud, processes that are guided by discursive qualities (unidade temática, questionamento, concretude and objetividade). In order to perform this investigation, I used Émile Benveniste’s enunciation theory as a theoretical basis. Based on this prior goal, four specific objectives were established: a) to establish the relationship (differences and similarities) between Benveniste’s writing concept and Guedes (2009); b) to analyze the texts written based on Guedes' proposals and their characteristics; c) to compare the texts that the students wrote and to analyze what changed during the process of writing and rewriting it; d) to identify the perspective that the students have on writing when they start college and at the end of the writing course in order to understand how this perspective is similar or different to an enunciative one. In order to achieve these goals, this research was conducted with students who were enrolled in the course Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa I of the Bachelor of Languages program at Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) during the second semester of 2020, a course in which Guedes’ proposals are studied. The data consisted of the texts students wrote for the course, and also of interviews conducted with the students before and after having taken the course. Eight analytical criteria were created based on the study of Guedes’ proposals and Benveniste: subjectivity, intersubjectivity, form and meaning, and the four discursive qualities. The results showed that a text that is based on the discursive qualities surpasses the classroom limits, being written not only for the teacher, but for any possible reader. Therefore, the discursive qualities' presence in a text demonstrates that the student acknowledges the interlocution the text establishes. From the students’ reports, it was noted that even students that were not able to use the discursive qualities in their texts were more conscious about the difficulties they face while writing. Moreover, the students mentioned reading aloud as an important step in their learning process and in the acknowledgement of intersubjectivity in writing.application/pdfporEscritaEnsino-aprendizagemEnunciaçãoQualidades discursivasWritingTeaching and learning how to writeEnunciationDiscursive qualitiesQualidades discursivas: um caminho para a intersubjetividade na escritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001151628.pdf.txt001151628.pdf.txtExtracted Texttext/plain340081http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249906/2/001151628.pdf.txt00fd71a6bd30d0dcd595d9de940517bfMD52ORIGINAL001151628.pdfTexto completoapplication/pdf1961907http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249906/1/001151628.pdf56ffd96351ce1b199f7227f1edac36a7MD5110183/2499062023-01-25 06:05:37.285686oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249906Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-01-25T08:05:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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