Teoria da relatividade restrita : uma introdução histórico-epistemológica e conceitual voltada ao ensino médio
Ano de defesa: | 2016 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/156799 |
Resumo: | Este trabalho é a narrativa de uma experiência didática de aplicação de um módulo que abordou um tópico de Física Moderna e Contemporânea, a Teoria da Relatividade Restrita, no Ensino Médio. A proposta foi aplicada em uma escola particular situada no município de Arroio do Meio, RS, em uma turma de terceira série do nível médio regular, sob o referencial teórico da teoria cognitiva de Jean William Fritz Piaget (1896-1980) e sob o referencial epistemológico de Thomas Samuel Kuhn (1922-1996). Descreve-se o planejamento das aulas, a implementação da proposta e os resultados obtidos com sua aplicação em sala de aula na modalidade de um curso extraclasse. A forma como o módulo foi pensado e o nível de profundidade que foi possível alcançar aparecem ao longo do texto, que também oferece uma revisão da literatura em que a relevância da inclusão da Física Moderna e Contemporânea no currículo do Ensino Médio é discutida. Os resultados indicam que é possível trabalhar tópicos de Física Moderna e Contemporânea no ensino regular, que os alunos apreciaram e mostraram disposição para aprender assuntos atuais e que o esforço para introduzir pequenas atualizações curriculares é válido e precisa ser incentivado como uma das possíveis alternativas para se alcançar a melhoria de qualidade de ensino na Educação Básica. Ao final, um produto educacional em formato de texto de apoio, orientação e motivação aos professores de Física é apresentado. |
id |
URGS_a36d86b5ae91c34cd75bc8c16d3ae473 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156799 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fuchs, Eduardo IsmaelHadjimichef, DimiterMassoni, Neusa Teresinha2017-04-18T02:26:17Z2016http://hdl.handle.net/10183/156799001015889Este trabalho é a narrativa de uma experiência didática de aplicação de um módulo que abordou um tópico de Física Moderna e Contemporânea, a Teoria da Relatividade Restrita, no Ensino Médio. A proposta foi aplicada em uma escola particular situada no município de Arroio do Meio, RS, em uma turma de terceira série do nível médio regular, sob o referencial teórico da teoria cognitiva de Jean William Fritz Piaget (1896-1980) e sob o referencial epistemológico de Thomas Samuel Kuhn (1922-1996). Descreve-se o planejamento das aulas, a implementação da proposta e os resultados obtidos com sua aplicação em sala de aula na modalidade de um curso extraclasse. A forma como o módulo foi pensado e o nível de profundidade que foi possível alcançar aparecem ao longo do texto, que também oferece uma revisão da literatura em que a relevância da inclusão da Física Moderna e Contemporânea no currículo do Ensino Médio é discutida. Os resultados indicam que é possível trabalhar tópicos de Física Moderna e Contemporânea no ensino regular, que os alunos apreciaram e mostraram disposição para aprender assuntos atuais e que o esforço para introduzir pequenas atualizações curriculares é válido e precisa ser incentivado como uma das possíveis alternativas para se alcançar a melhoria de qualidade de ensino na Educação Básica. Ao final, um produto educacional em formato de texto de apoio, orientação e motivação aos professores de Física é apresentado.This work is the narrative of a didactic experience of application of a module that addressed a topic of Modern and Contemporary Physics, the Special Theory of Relativity, in High School. The proposal was applied in a private school located in the county of Arroio do Meio, RS, for one group of third grade of regular secondary level, under the theoretical framework of cognitive theory of Jean William Fritz Piaget (1896-1980) and under the epistemological framework of Thomas Samuel Kuhn (1922-1996). It describes the planning of classes, the implementation of the proposal and the results obtained from its application in the classroom in the form of an extracurricular course. The way the module has been designed and the level of depth that was achieved is discussed throughout the text, which also provide a review of the literature in which importance of inclusion of Modern and Contemporary Physics in High School curriculum is discussed. The results indicate that it is possible teach subjects of Modern and Contemporary Physics in regular education. The results also indicated that students enjoyed and showed willingness to learn current issues and the effort to introduce small curriculum updates is valid and needs to be encouraged as one of the possible alternatives to achieve the improvement of teaching quality in basic education. At the end, an educational product in form of text, guidance and motivation to physics teachers is presented.application/pdfporEnsino e aprendizagemEpistemologiaEnsino de física : Ensino médioRelatividade especialHigh schoolCurriculum updateSpecial theory of relativityTeoria da relatividade restrita : uma introdução histórico-epistemológica e conceitual voltada ao ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2016mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001015889.pdf001015889.pdfTexto completoapplication/pdf20478760http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156799/1/001015889.pdfd38fab49130e15fa063a666fc7941ef8MD51TEXT001015889.pdf.txt001015889.pdf.txtExtracted Texttext/plain702410http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156799/2/001015889.pdf.txtb9a8104f124211317b9f98acb15b5662MD52THUMBNAIL001015889.pdf.jpg001015889.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg938http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156799/3/001015889.pdf.jpg0e69aee11f7fb95c7fa620992b11a7b7MD5310183/1567992018-10-25 09:54:18.631oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156799Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-25T12:54:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Teoria da relatividade restrita : uma introdução histórico-epistemológica e conceitual voltada ao ensino médio |
title |
Teoria da relatividade restrita : uma introdução histórico-epistemológica e conceitual voltada ao ensino médio |
spellingShingle |
Teoria da relatividade restrita : uma introdução histórico-epistemológica e conceitual voltada ao ensino médio Fuchs, Eduardo Ismael Ensino e aprendizagem Epistemologia Ensino de física : Ensino médio Relatividade especial High school Curriculum update Special theory of relativity |
title_short |
Teoria da relatividade restrita : uma introdução histórico-epistemológica e conceitual voltada ao ensino médio |
title_full |
Teoria da relatividade restrita : uma introdução histórico-epistemológica e conceitual voltada ao ensino médio |
title_fullStr |
Teoria da relatividade restrita : uma introdução histórico-epistemológica e conceitual voltada ao ensino médio |
title_full_unstemmed |
Teoria da relatividade restrita : uma introdução histórico-epistemológica e conceitual voltada ao ensino médio |
title_sort |
Teoria da relatividade restrita : uma introdução histórico-epistemológica e conceitual voltada ao ensino médio |
author |
Fuchs, Eduardo Ismael |
author_facet |
Fuchs, Eduardo Ismael |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fuchs, Eduardo Ismael |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hadjimichef, Dimiter |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Massoni, Neusa Teresinha |
contributor_str_mv |
Hadjimichef, Dimiter Massoni, Neusa Teresinha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem Epistemologia Ensino de física : Ensino médio Relatividade especial |
topic |
Ensino e aprendizagem Epistemologia Ensino de física : Ensino médio Relatividade especial High school Curriculum update Special theory of relativity |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
High school Curriculum update Special theory of relativity |
description |
Este trabalho é a narrativa de uma experiência didática de aplicação de um módulo que abordou um tópico de Física Moderna e Contemporânea, a Teoria da Relatividade Restrita, no Ensino Médio. A proposta foi aplicada em uma escola particular situada no município de Arroio do Meio, RS, em uma turma de terceira série do nível médio regular, sob o referencial teórico da teoria cognitiva de Jean William Fritz Piaget (1896-1980) e sob o referencial epistemológico de Thomas Samuel Kuhn (1922-1996). Descreve-se o planejamento das aulas, a implementação da proposta e os resultados obtidos com sua aplicação em sala de aula na modalidade de um curso extraclasse. A forma como o módulo foi pensado e o nível de profundidade que foi possível alcançar aparecem ao longo do texto, que também oferece uma revisão da literatura em que a relevância da inclusão da Física Moderna e Contemporânea no currículo do Ensino Médio é discutida. Os resultados indicam que é possível trabalhar tópicos de Física Moderna e Contemporânea no ensino regular, que os alunos apreciaram e mostraram disposição para aprender assuntos atuais e que o esforço para introduzir pequenas atualizações curriculares é válido e precisa ser incentivado como uma das possíveis alternativas para se alcançar a melhoria de qualidade de ensino na Educação Básica. Ao final, um produto educacional em formato de texto de apoio, orientação e motivação aos professores de Física é apresentado. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-04-18T02:26:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/156799 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001015889 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/156799 |
identifier_str_mv |
001015889 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156799/1/001015889.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156799/2/001015889.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156799/3/001015889.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d38fab49130e15fa063a666fc7941ef8 b9a8104f124211317b9f98acb15b5662 0e69aee11f7fb95c7fa620992b11a7b7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810088914805850112 |