A formação de professores de música sob a ótica dos alunos de licenciatura

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: Cereser, Cristina Mie Ito
Orientador(a): Hentschke, Liane
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/2462
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar, sob a ótica dos alunos de licenciatura em música, a adequação de sua formação em relação às demandas pedagógico-musicais da atuação do professor. Apresento uma revisão bibliográfica sobre a formação de professores e formação inicial de professores de música e ressalto a necessidade de dar voz aos licenciandos. O referencial teórico do trabalho está fundamentado nas perspectivas de formação de professores segundo Pérez Gómez (2000a, 2000b). Foi realizado um survey de pequeno porte, envolvendo quatorze licenciandos de três universidades federais do Rio Grande do Sul. A técnica de pesquisa utilizada foi a da entrevista semi-estruturada, possibilitando realizar análise qualitativa e redução quantitativa dos dados. Os cursos de música foram analisados conjuntamente, pois busquei compreender “a voz” dos licenciandos como um todo. Ao buscar e trazer as vozes dos licenciandos de forma sistematizada e empírica foi possível desvelar que os licenciandos percebem a sua formação como inserida nas perspectivas: acadêmica, técnica e prática com enfoque tradicional. As perspectivas de formação de professores que eles consideram necessária para atuar nos espaços pedagógico-musicais se encontram dentro da perspectiva prática com enfoque reflexivo sobre a prática e na perspectiva de reconstrução social com seus respectivos enfoques (PÉREZ GÓMEZ, 2000a).
id URGS_a9d7585b282feb14d37dd97a16f2c1e0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2462
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Cereser, Cristina Mie ItoHentschke, Liane2007-06-06T17:22:11Z2003http://hdl.handle.net/10183/2462000370219O presente trabalho teve como objetivo investigar, sob a ótica dos alunos de licenciatura em música, a adequação de sua formação em relação às demandas pedagógico-musicais da atuação do professor. Apresento uma revisão bibliográfica sobre a formação de professores e formação inicial de professores de música e ressalto a necessidade de dar voz aos licenciandos. O referencial teórico do trabalho está fundamentado nas perspectivas de formação de professores segundo Pérez Gómez (2000a, 2000b). Foi realizado um survey de pequeno porte, envolvendo quatorze licenciandos de três universidades federais do Rio Grande do Sul. A técnica de pesquisa utilizada foi a da entrevista semi-estruturada, possibilitando realizar análise qualitativa e redução quantitativa dos dados. Os cursos de música foram analisados conjuntamente, pois busquei compreender “a voz” dos licenciandos como um todo. Ao buscar e trazer as vozes dos licenciandos de forma sistematizada e empírica foi possível desvelar que os licenciandos percebem a sua formação como inserida nas perspectivas: acadêmica, técnica e prática com enfoque tradicional. As perspectivas de formação de professores que eles consideram necessária para atuar nos espaços pedagógico-musicais se encontram dentro da perspectiva prática com enfoque reflexivo sobre a prática e na perspectiva de reconstrução social com seus respectivos enfoques (PÉREZ GÓMEZ, 2000a).application/pdfporEducação musicalA formação de professores de música sob a ótica dos alunos de licenciaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2003mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000370219.pdf000370219.pdfTexto completoapplication/pdf338376http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2462/1/000370219.pdfd4e986e83bf17996c6c62b5cc2ac8e80MD51TEXT000370219.pdf.txt000370219.pdf.txtExtracted Texttext/plain285720http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2462/2/000370219.pdf.txtbad48c45748c218a7328ca9ccedbd189MD52THUMBNAIL000370219.pdf.jpg000370219.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1050http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2462/3/000370219.pdf.jpg4c38a265db5480aa04662487d353175cMD5310183/24622018-10-16 09:33:26.799oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2462Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T12:33:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação de professores de música sob a ótica dos alunos de licenciatura
title A formação de professores de música sob a ótica dos alunos de licenciatura
spellingShingle A formação de professores de música sob a ótica dos alunos de licenciatura
Cereser, Cristina Mie Ito
Educação musical
title_short A formação de professores de música sob a ótica dos alunos de licenciatura
title_full A formação de professores de música sob a ótica dos alunos de licenciatura
title_fullStr A formação de professores de música sob a ótica dos alunos de licenciatura
title_full_unstemmed A formação de professores de música sob a ótica dos alunos de licenciatura
title_sort A formação de professores de música sob a ótica dos alunos de licenciatura
author Cereser, Cristina Mie Ito
author_facet Cereser, Cristina Mie Ito
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cereser, Cristina Mie Ito
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hentschke, Liane
contributor_str_mv Hentschke, Liane
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
topic Educação musical
description O presente trabalho teve como objetivo investigar, sob a ótica dos alunos de licenciatura em música, a adequação de sua formação em relação às demandas pedagógico-musicais da atuação do professor. Apresento uma revisão bibliográfica sobre a formação de professores e formação inicial de professores de música e ressalto a necessidade de dar voz aos licenciandos. O referencial teórico do trabalho está fundamentado nas perspectivas de formação de professores segundo Pérez Gómez (2000a, 2000b). Foi realizado um survey de pequeno porte, envolvendo quatorze licenciandos de três universidades federais do Rio Grande do Sul. A técnica de pesquisa utilizada foi a da entrevista semi-estruturada, possibilitando realizar análise qualitativa e redução quantitativa dos dados. Os cursos de música foram analisados conjuntamente, pois busquei compreender “a voz” dos licenciandos como um todo. Ao buscar e trazer as vozes dos licenciandos de forma sistematizada e empírica foi possível desvelar que os licenciandos percebem a sua formação como inserida nas perspectivas: acadêmica, técnica e prática com enfoque tradicional. As perspectivas de formação de professores que eles consideram necessária para atuar nos espaços pedagógico-musicais se encontram dentro da perspectiva prática com enfoque reflexivo sobre a prática e na perspectiva de reconstrução social com seus respectivos enfoques (PÉREZ GÓMEZ, 2000a).
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:22:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/2462
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000370219
url http://hdl.handle.net/10183/2462
identifier_str_mv 000370219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2462/1/000370219.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2462/2/000370219.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2462/3/000370219.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d4e986e83bf17996c6c62b5cc2ac8e80
bad48c45748c218a7328ca9ccedbd189
4c38a265db5480aa04662487d353175c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064855877844992