Adolescência e psicose : da exclusão à construção de novos lugares no social

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Santos, Volmir Mielczarski dos
Orientador(a): D'Agord, Marta Regina de Leao
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/6089
Resumo: Este estudo pretende investigar a relação entre as experiências escolares e a estruturação subjetiva de adolescentes com psicose. Nossa abordagem parte do registro de atividades cotidianas de três jovens de uma escola especial do Rio Grande do Sul que servirão de base para a análise dos casos, adotando-se a construção de caso como modelo metodológico classicamente aplicável a pesquisas psicanalíticas. A permanência destes sujeitos na posição infantil, decorrente da não efetivação das aquisições características da adolescência, é problematizada a partir do destaque e análise de modalidades de experiências que a escola tem condições de propiciar e que podem ser constituintes de novas inscrições psíquicas, diferentes das infantis.
id URGS_b9d288de5d42e34d5cb13819a2f6b200
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/6089
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Volmir Mielczarski dosD'Agord, Marta Regina de Leao2007-06-06T18:52:37Z2005http://hdl.handle.net/10183/6089000480598Este estudo pretende investigar a relação entre as experiências escolares e a estruturação subjetiva de adolescentes com psicose. Nossa abordagem parte do registro de atividades cotidianas de três jovens de uma escola especial do Rio Grande do Sul que servirão de base para a análise dos casos, adotando-se a construção de caso como modelo metodológico classicamente aplicável a pesquisas psicanalíticas. A permanência destes sujeitos na posição infantil, decorrente da não efetivação das aquisições características da adolescência, é problematizada a partir do destaque e análise de modalidades de experiências que a escola tem condições de propiciar e que podem ser constituintes de novas inscrições psíquicas, diferentes das infantis.application/pdfporPsicosePsicanáliseEscolasAdolescenteAdolescência e psicose : da exclusão à construção de novos lugares no socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e InstitucionalPorto Alegre, BR-RS2005mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000480598.pdf000480598.pdfTexto completoapplication/pdf351196http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6089/1/000480598.pdf5a719680dc3feb7ad2e4244b532b7600MD51TEXT000480598.pdf.txt000480598.pdf.txtExtracted Texttext/plain132396http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6089/2/000480598.pdf.txtdfa86de338d9f85e016c9c084aef0ae4MD52THUMBNAIL000480598.pdf.jpg000480598.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1249http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6089/3/000480598.pdf.jpg6f047b8f14898fe99449563c015a1fecMD5310183/60892018-10-16 08:17:05.283oai:www.lume.ufrgs.br:10183/6089Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:17:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Adolescência e psicose : da exclusão à construção de novos lugares no social
title Adolescência e psicose : da exclusão à construção de novos lugares no social
spellingShingle Adolescência e psicose : da exclusão à construção de novos lugares no social
Santos, Volmir Mielczarski dos
Psicose
Psicanálise
Escolas
Adolescente
title_short Adolescência e psicose : da exclusão à construção de novos lugares no social
title_full Adolescência e psicose : da exclusão à construção de novos lugares no social
title_fullStr Adolescência e psicose : da exclusão à construção de novos lugares no social
title_full_unstemmed Adolescência e psicose : da exclusão à construção de novos lugares no social
title_sort Adolescência e psicose : da exclusão à construção de novos lugares no social
author Santos, Volmir Mielczarski dos
author_facet Santos, Volmir Mielczarski dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Volmir Mielczarski dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv D'Agord, Marta Regina de Leao
contributor_str_mv D'Agord, Marta Regina de Leao
dc.subject.por.fl_str_mv Psicose
Psicanálise
Escolas
Adolescente
topic Psicose
Psicanálise
Escolas
Adolescente
description Este estudo pretende investigar a relação entre as experiências escolares e a estruturação subjetiva de adolescentes com psicose. Nossa abordagem parte do registro de atividades cotidianas de três jovens de uma escola especial do Rio Grande do Sul que servirão de base para a análise dos casos, adotando-se a construção de caso como modelo metodológico classicamente aplicável a pesquisas psicanalíticas. A permanência destes sujeitos na posição infantil, decorrente da não efetivação das aquisições características da adolescência, é problematizada a partir do destaque e análise de modalidades de experiências que a escola tem condições de propiciar e que podem ser constituintes de novas inscrições psíquicas, diferentes das infantis.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T18:52:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/6089
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000480598
url http://hdl.handle.net/10183/6089
identifier_str_mv 000480598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6089/1/000480598.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6089/2/000480598.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6089/3/000480598.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5a719680dc3feb7ad2e4244b532b7600
dfa86de338d9f85e016c9c084aef0ae4
6f047b8f14898fe99449563c015a1fec
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064879114289152