O desenho e a ideia : representação e construção do pensamento projetual em arquitetura

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Klein Neto, Reinoldo
Orientador(a): Cattani, Airton
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/193979
Resumo: Esta pesquisa busca discutir as relações existentes entre o desenho e seu reflexo na construção do pensamento de projeto em arquitetura. Abordam-se pontos relacionados ao processo cognitivo, linguagem e criatividade, bem como formas de aquisição de conhecimento por meio do sistema sensório-motor. Uma abordagem histórica focada nos tipos e modos de representação ilustra o papel do desenho como ferramenta de auxílio no desenvolvimento do projeto arquitetônico. Apresentam-se também elementos relacionados ao ensino e à aprendizagem do desenho como instrumento de apoio à criatividade e à aproximação do estudante ao mundo físico. Tais aspectos foram investigados em um estudo de caso envolvendo quatro turmas de estudantes de Arquitetura e Urbanismo, analisadas em duas disciplinas: uma relacionada a desenho e, a outra, a projeto. O resultado geral mostrou que os estudantes com melhor desempenho em desenho apresentaram melhor desempenho em projeto; contudo, mesmo aqueles com maior dificuldade em desenho, apoiados em métodos e sistemas de organização espacial previamente pensados, também apresentaram resultados projetuais consistentes.
id URGS_c26d215c91309194874eeeeda18e89c5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193979
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Klein Neto, ReinoldoCattani, Airton2019-05-08T02:34:49Z2018http://hdl.handle.net/10183/193979001092954Esta pesquisa busca discutir as relações existentes entre o desenho e seu reflexo na construção do pensamento de projeto em arquitetura. Abordam-se pontos relacionados ao processo cognitivo, linguagem e criatividade, bem como formas de aquisição de conhecimento por meio do sistema sensório-motor. Uma abordagem histórica focada nos tipos e modos de representação ilustra o papel do desenho como ferramenta de auxílio no desenvolvimento do projeto arquitetônico. Apresentam-se também elementos relacionados ao ensino e à aprendizagem do desenho como instrumento de apoio à criatividade e à aproximação do estudante ao mundo físico. Tais aspectos foram investigados em um estudo de caso envolvendo quatro turmas de estudantes de Arquitetura e Urbanismo, analisadas em duas disciplinas: uma relacionada a desenho e, a outra, a projeto. O resultado geral mostrou que os estudantes com melhor desempenho em desenho apresentaram melhor desempenho em projeto; contudo, mesmo aqueles com maior dificuldade em desenho, apoiados em métodos e sistemas de organização espacial previamente pensados, também apresentaram resultados projetuais consistentes.This research intends to discuss the relation between drawing and its influence in the construction of project thinking in Architecture. Points related to the cognitive process, language and creativity are discussed, as well as ways of acquiring knowledge through the sensorimotor system. A historical approach, focused on the categories and modes of representation, illustrates the role of design as a tool to support the development of architectural project. There are also elements related to the teaching and learning of drawing as an instrument to support creativity and the student's approach to the physical world. These aspects were investigated in a case study involving four classes of Architecture and Urbanism students, analyzed in two disciplines: one related to drawing and, the other, related to the project. The overall result demonstrated that students with better performance in drawing presented better performance in architectural project. However, even those with greater difficulty in drawing, supported by previously thought out spatial organization methods and systems, also presented consistent project results.application/pdfporDesenhoEnsinoLinguagemArquiteturaDrawingTeachingLanguageThoughtIdeaO desenho e a ideia : representação e construção do pensamento projetual em arquiteturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092954.pdf.txt001092954.pdf.txtExtracted Texttext/plain290530http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193979/2/001092954.pdf.txt29d789096f3d4d35d35255e502ae1364MD52ORIGINAL001092954.pdfTexto completoapplication/pdf89026017http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193979/1/001092954.pdffacae7e6ce52ce75a0d7d159ffb4865cMD5110183/1939792019-05-09 02:37:35.730199oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193979Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-05-09T05:37:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O desenho e a ideia : representação e construção do pensamento projetual em arquitetura
title O desenho e a ideia : representação e construção do pensamento projetual em arquitetura
spellingShingle O desenho e a ideia : representação e construção do pensamento projetual em arquitetura
Klein Neto, Reinoldo
Desenho
Ensino
Linguagem
Arquitetura
Drawing
Teaching
Language
Thought
Idea
title_short O desenho e a ideia : representação e construção do pensamento projetual em arquitetura
title_full O desenho e a ideia : representação e construção do pensamento projetual em arquitetura
title_fullStr O desenho e a ideia : representação e construção do pensamento projetual em arquitetura
title_full_unstemmed O desenho e a ideia : representação e construção do pensamento projetual em arquitetura
title_sort O desenho e a ideia : representação e construção do pensamento projetual em arquitetura
author Klein Neto, Reinoldo
author_facet Klein Neto, Reinoldo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Klein Neto, Reinoldo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cattani, Airton
contributor_str_mv Cattani, Airton
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Ensino
Linguagem
Arquitetura
topic Desenho
Ensino
Linguagem
Arquitetura
Drawing
Teaching
Language
Thought
Idea
dc.subject.eng.fl_str_mv Drawing
Teaching
Language
Thought
Idea
description Esta pesquisa busca discutir as relações existentes entre o desenho e seu reflexo na construção do pensamento de projeto em arquitetura. Abordam-se pontos relacionados ao processo cognitivo, linguagem e criatividade, bem como formas de aquisição de conhecimento por meio do sistema sensório-motor. Uma abordagem histórica focada nos tipos e modos de representação ilustra o papel do desenho como ferramenta de auxílio no desenvolvimento do projeto arquitetônico. Apresentam-se também elementos relacionados ao ensino e à aprendizagem do desenho como instrumento de apoio à criatividade e à aproximação do estudante ao mundo físico. Tais aspectos foram investigados em um estudo de caso envolvendo quatro turmas de estudantes de Arquitetura e Urbanismo, analisadas em duas disciplinas: uma relacionada a desenho e, a outra, a projeto. O resultado geral mostrou que os estudantes com melhor desempenho em desenho apresentaram melhor desempenho em projeto; contudo, mesmo aqueles com maior dificuldade em desenho, apoiados em métodos e sistemas de organização espacial previamente pensados, também apresentaram resultados projetuais consistentes.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-08T02:34:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/193979
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001092954
url http://hdl.handle.net/10183/193979
identifier_str_mv 001092954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193979/2/001092954.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193979/1/001092954.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 29d789096f3d4d35d35255e502ae1364
facae7e6ce52ce75a0d7d159ffb4865c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065122954346496