Minha cor e a cor do outro : qual a cor dessa mistura? olhares sobre a racialidade a partir da pesquisa com crianças na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Bischoff, Daniela Lemmertz
Orientador(a): Dornelles, Leni Vieira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/77233
Resumo: A pesquisa apresentada nessa Dissertação de Mestrado investiga de que forma um trabalho com literatura infantil com temáticas afro-brasileiras pode qualificar, discutir e problematizar os conceitos de diferenças raciais entre crianças de uma turma de Educação Infantil em escola pública municipal. Através da perspectiva com uma inspiração pós-estruturalista e da metodologia de pesquisas com crianças, em que concebo que elas são parceiras de pesquisa, trato de investigar as concepções de raça entre alunos dessa turma, a partir do ponto de vista de cada criança, na interação com os materiais propostos para a pesquisa, principalmente os livros de literatura infantil com personagens negros. Discuto como esses materiais podem evidenciar/reforçar/alterar a posição das crianças frente aos seus modos de viver a racialidade. Busca-se, através da literatura infantil com temática afrobrasileira, proporcionar outras formas de ver-se enquanto branco, negro, mestiço, mulato, etc., refletindo também sobre as histórias familiares sobre o tema e as relações que as crianças estabelecem entre pares. Sabemos que as infâncias são múltiplas e assim também são as formas como as crianças se veem e veem seus colegas e as discussões sobre essas formas de ver a si e ao outro entendo como fundamentais na constituição das identidades infantis.
id URGS_cb0a9bdc6843575385cb4165aa26c65b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77233
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Bischoff, Daniela LemmertzDornelles, Leni Vieira2013-08-22T01:45:14Z2013http://hdl.handle.net/10183/77233000896364A pesquisa apresentada nessa Dissertação de Mestrado investiga de que forma um trabalho com literatura infantil com temáticas afro-brasileiras pode qualificar, discutir e problematizar os conceitos de diferenças raciais entre crianças de uma turma de Educação Infantil em escola pública municipal. Através da perspectiva com uma inspiração pós-estruturalista e da metodologia de pesquisas com crianças, em que concebo que elas são parceiras de pesquisa, trato de investigar as concepções de raça entre alunos dessa turma, a partir do ponto de vista de cada criança, na interação com os materiais propostos para a pesquisa, principalmente os livros de literatura infantil com personagens negros. Discuto como esses materiais podem evidenciar/reforçar/alterar a posição das crianças frente aos seus modos de viver a racialidade. Busca-se, através da literatura infantil com temática afrobrasileira, proporcionar outras formas de ver-se enquanto branco, negro, mestiço, mulato, etc., refletindo também sobre as histórias familiares sobre o tema e as relações que as crianças estabelecem entre pares. Sabemos que as infâncias são múltiplas e assim também são as formas como as crianças se veem e veem seus colegas e as discussões sobre essas formas de ver a si e ao outro entendo como fundamentais na constituição das identidades infantis.This paper investigates how a work of children’s literature with African Brazilian themes may qualify, discuss and problematise concepts of racial differences among kids in a Children’s Education class in a municipal school. In a poststructuralist perspective and research methodology with children who in my opinion are research partners, we investigate conceptions of race among this classroom students from each child’s viewpoint in interaction with materials proposed for the research, particularly children’s literature books with Black characters. We discuss how these materials may emphasise/reinforce/change children’s position towards their way of dealing with raciality. Through children’s literature of African Brazilian themes, we seek to provide other ways of identifying white, Black, Mestizo, Mulatto people, also reflecting on family stories about the subject and relationships children have among them. We know that there are multiple childhoods and so are ways in which children see themselves and their peers and discussions about ways of seeing themselves and others as a key way to shape children’s identities.application/pdfporLiteratura infantilEducação infantilEtniaNegrosChildhoodsResearch with childrenAfrican brazilian children’s literatureDifferencesMinha cor e a cor do outro : qual a cor dessa mistura? olhares sobre a racialidade a partir da pesquisa com crianças na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000896364.pdf000896364.pdfTexto completoapplication/pdf6489168http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77233/1/000896364.pdf79d868a00a613a6e98db893465585411MD51TEXT000896364.pdf.txt000896364.pdf.txtExtracted Texttext/plain213910http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77233/2/000896364.pdf.txtae35eb549503ffb8051c5a6ac9f180d8MD52THUMBNAIL000896364.pdf.jpg000896364.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2153http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77233/3/000896364.pdf.jpg1a388b5fdd43e7c2ac18502b2cc39d32MD5310183/772332018-10-17 07:26:16.558oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77233Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T10:26:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Minha cor e a cor do outro : qual a cor dessa mistura? olhares sobre a racialidade a partir da pesquisa com crianças na educação infantil
title Minha cor e a cor do outro : qual a cor dessa mistura? olhares sobre a racialidade a partir da pesquisa com crianças na educação infantil
spellingShingle Minha cor e a cor do outro : qual a cor dessa mistura? olhares sobre a racialidade a partir da pesquisa com crianças na educação infantil
Bischoff, Daniela Lemmertz
Literatura infantil
Educação infantil
Etnia
Negros
Childhoods
Research with children
African brazilian children’s literature
Differences
title_short Minha cor e a cor do outro : qual a cor dessa mistura? olhares sobre a racialidade a partir da pesquisa com crianças na educação infantil
title_full Minha cor e a cor do outro : qual a cor dessa mistura? olhares sobre a racialidade a partir da pesquisa com crianças na educação infantil
title_fullStr Minha cor e a cor do outro : qual a cor dessa mistura? olhares sobre a racialidade a partir da pesquisa com crianças na educação infantil
title_full_unstemmed Minha cor e a cor do outro : qual a cor dessa mistura? olhares sobre a racialidade a partir da pesquisa com crianças na educação infantil
title_sort Minha cor e a cor do outro : qual a cor dessa mistura? olhares sobre a racialidade a partir da pesquisa com crianças na educação infantil
author Bischoff, Daniela Lemmertz
author_facet Bischoff, Daniela Lemmertz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bischoff, Daniela Lemmertz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dornelles, Leni Vieira
contributor_str_mv Dornelles, Leni Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Educação infantil
Etnia
Negros
topic Literatura infantil
Educação infantil
Etnia
Negros
Childhoods
Research with children
African brazilian children’s literature
Differences
dc.subject.eng.fl_str_mv Childhoods
Research with children
African brazilian children’s literature
Differences
description A pesquisa apresentada nessa Dissertação de Mestrado investiga de que forma um trabalho com literatura infantil com temáticas afro-brasileiras pode qualificar, discutir e problematizar os conceitos de diferenças raciais entre crianças de uma turma de Educação Infantil em escola pública municipal. Através da perspectiva com uma inspiração pós-estruturalista e da metodologia de pesquisas com crianças, em que concebo que elas são parceiras de pesquisa, trato de investigar as concepções de raça entre alunos dessa turma, a partir do ponto de vista de cada criança, na interação com os materiais propostos para a pesquisa, principalmente os livros de literatura infantil com personagens negros. Discuto como esses materiais podem evidenciar/reforçar/alterar a posição das crianças frente aos seus modos de viver a racialidade. Busca-se, através da literatura infantil com temática afrobrasileira, proporcionar outras formas de ver-se enquanto branco, negro, mestiço, mulato, etc., refletindo também sobre as histórias familiares sobre o tema e as relações que as crianças estabelecem entre pares. Sabemos que as infâncias são múltiplas e assim também são as formas como as crianças se veem e veem seus colegas e as discussões sobre essas formas de ver a si e ao outro entendo como fundamentais na constituição das identidades infantis.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-08-22T01:45:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/77233
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000896364
url http://hdl.handle.net/10183/77233
identifier_str_mv 000896364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77233/1/000896364.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77233/2/000896364.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77233/3/000896364.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 79d868a00a613a6e98db893465585411
ae35eb549503ffb8051c5a6ac9f180d8
1a388b5fdd43e7c2ac18502b2cc39d32
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064998699139072