Autoria no ambiente virtual pedagógico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Matte, Marleni Nascimento
Orientador(a): Mutti, Regina Maria Varini
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/5874
Resumo: Esta tese parte da hipótese de que a proposta pedagógica do ensino mediado pela ferramenta virtual for-chat, observado no campo desta pesquisa, estimula o aluno a exercer a função de autoria, através da participação interativa que se materializou em forma de hipertexto. A partir deste pressuposto, institui-se como seu objetivo central interrogar a forma que a autoria tomou nas condições anunciadas. É um estudo voltado para as questões da informatização do ensino, à interrogação da validade da adoção das novas tecnologias no ensino (Internet, hipertexto) e sobre a possibilidade de instauração de novas posições de sujeito aluno e professor, a partir da inscrição em novas práticas pedagógicas desenvolvidas com a inserção da telemática educativa. Embasada em teoria discursivo-enunciativa, enfatizando um conceito de sentido que se constitui a partir da heterogeneidade, como reasseguram os principais autores aqui estudados: Michel Pêcheux, Mikhail Bakhtin e Sigmund Freud, analisam-se as marcas de heterogeneidade e as posições subjetivas em enunciados produzidos pelos alunos, no exercício de suas atribuições em uma disciplina de pós-graduação, numa experiência piloto de ensino a distância. Os resultados apontam para: uma tomada mais freqüente da palavra pelo aluno, tendo como causa a necessidade de uso da língua escrita num ambiente pedagógico virtual; a importância da proposta pedagógica; e para a emergência da heterogeneidade discursiva.
id URGS_d07b037b0fd519d0cca23a42944654c7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5874
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Matte, Marleni NascimentoMutti, Regina Maria Varini2007-06-06T18:50:42Z2005http://hdl.handle.net/10183/5874000521479Esta tese parte da hipótese de que a proposta pedagógica do ensino mediado pela ferramenta virtual for-chat, observado no campo desta pesquisa, estimula o aluno a exercer a função de autoria, através da participação interativa que se materializou em forma de hipertexto. A partir deste pressuposto, institui-se como seu objetivo central interrogar a forma que a autoria tomou nas condições anunciadas. É um estudo voltado para as questões da informatização do ensino, à interrogação da validade da adoção das novas tecnologias no ensino (Internet, hipertexto) e sobre a possibilidade de instauração de novas posições de sujeito aluno e professor, a partir da inscrição em novas práticas pedagógicas desenvolvidas com a inserção da telemática educativa. Embasada em teoria discursivo-enunciativa, enfatizando um conceito de sentido que se constitui a partir da heterogeneidade, como reasseguram os principais autores aqui estudados: Michel Pêcheux, Mikhail Bakhtin e Sigmund Freud, analisam-se as marcas de heterogeneidade e as posições subjetivas em enunciados produzidos pelos alunos, no exercício de suas atribuições em uma disciplina de pós-graduação, numa experiência piloto de ensino a distância. Os resultados apontam para: uma tomada mais freqüente da palavra pelo aluno, tendo como causa a necessidade de uso da língua escrita num ambiente pedagógico virtual; a importância da proposta pedagógica; e para a emergência da heterogeneidade discursiva.application/pdfporAutoriaHipertextoInternetAmbiente de aprendizagemRealidade virtualComputador na educaçãoAmbiente virtualEnsino a distânciaForchatComunidade virtualAutoria no ambiente virtual pedagógicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2005doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000521479.pdf000521479.pdfTexto completoapplication/pdf1760497http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5874/1/000521479.pdfba98b6c4eacffcee0ab048597a9d1297MD51TEXT000521479.pdf.txt000521479.pdf.txtExtracted Texttext/plain429609http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5874/2/000521479.pdf.txt12524ade1d3184e95693351691cb4392MD52THUMBNAIL000521479.pdf.jpg000521479.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg992http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5874/3/000521479.pdf.jpg2e13d48d587065a2aa7617818661f26bMD5310183/58742021-12-06 05:41:58.397601oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5874Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:41:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Autoria no ambiente virtual pedagógico
title Autoria no ambiente virtual pedagógico
spellingShingle Autoria no ambiente virtual pedagógico
Matte, Marleni Nascimento
Autoria
Hipertexto
Internet
Ambiente de aprendizagem
Realidade virtual
Computador na educação
Ambiente virtual
Ensino a distância
Forchat
Comunidade virtual
title_short Autoria no ambiente virtual pedagógico
title_full Autoria no ambiente virtual pedagógico
title_fullStr Autoria no ambiente virtual pedagógico
title_full_unstemmed Autoria no ambiente virtual pedagógico
title_sort Autoria no ambiente virtual pedagógico
author Matte, Marleni Nascimento
author_facet Matte, Marleni Nascimento
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matte, Marleni Nascimento
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mutti, Regina Maria Varini
contributor_str_mv Mutti, Regina Maria Varini
dc.subject.por.fl_str_mv Autoria
Hipertexto
Internet
Ambiente de aprendizagem
Realidade virtual
Computador na educação
Ambiente virtual
Ensino a distância
Forchat
Comunidade virtual
topic Autoria
Hipertexto
Internet
Ambiente de aprendizagem
Realidade virtual
Computador na educação
Ambiente virtual
Ensino a distância
Forchat
Comunidade virtual
description Esta tese parte da hipótese de que a proposta pedagógica do ensino mediado pela ferramenta virtual for-chat, observado no campo desta pesquisa, estimula o aluno a exercer a função de autoria, através da participação interativa que se materializou em forma de hipertexto. A partir deste pressuposto, institui-se como seu objetivo central interrogar a forma que a autoria tomou nas condições anunciadas. É um estudo voltado para as questões da informatização do ensino, à interrogação da validade da adoção das novas tecnologias no ensino (Internet, hipertexto) e sobre a possibilidade de instauração de novas posições de sujeito aluno e professor, a partir da inscrição em novas práticas pedagógicas desenvolvidas com a inserção da telemática educativa. Embasada em teoria discursivo-enunciativa, enfatizando um conceito de sentido que se constitui a partir da heterogeneidade, como reasseguram os principais autores aqui estudados: Michel Pêcheux, Mikhail Bakhtin e Sigmund Freud, analisam-se as marcas de heterogeneidade e as posições subjetivas em enunciados produzidos pelos alunos, no exercício de suas atribuições em uma disciplina de pós-graduação, numa experiência piloto de ensino a distância. Os resultados apontam para: uma tomada mais freqüente da palavra pelo aluno, tendo como causa a necessidade de uso da língua escrita num ambiente pedagógico virtual; a importância da proposta pedagógica; e para a emergência da heterogeneidade discursiva.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T18:50:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/5874
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000521479
url http://hdl.handle.net/10183/5874
identifier_str_mv 000521479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5874/1/000521479.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5874/2/000521479.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5874/3/000521479.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ba98b6c4eacffcee0ab048597a9d1297
12524ade1d3184e95693351691cb4392
2e13d48d587065a2aa7617818661f26b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064877392527360