Aplicabilidade do potencial evocado auditivo Frequency Following Response em crianças e adolescentes : uma revisão sistemática com metanálise

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Bueno, Claudine Devicari
Orientador(a): Riesgo, Rudimar dos Santos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Kid
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/211295
Resumo: Introdução: A avaliação auditiva completa em crianças compreende a investigação do sistema auditivo periférico e central. Nesse sentido, é de suma importância a avaliação da compreensão sonora no sistema nervoso auditivo central. Ademais, salienta-se a necessidade de conhecermos o funcionamento do processamento e codificação dos sons de fala (verbais), uma vez que são os mais utilizados e imprescindíveis para a comunicação humana. O Frequency Following Reponse (FFR) é um exame objetivo em ascendência que avalia o processamento auditivo de sons complexos. Este procedimento se diferencia das avaliações eletrofisiológicas convencionais pois possibilita a detecção de alterações singulares no processamento das informações auditivas associadas a diversas habilidades envolvidas na comunicação humana. Sua análise pode realizada de acordo com o tempo de aparecimento das ondas. Senso assim,é necessário que haja conhecimento das suas aplicabilidades e valores de referência bem definidos na população infantil afim de que futuramente possa ser aplicado de forma efetiva na prática clínica audiológica. Objetivo: Verificar os achados e a aplicabilidade e respostas do Potencial Evocado Auditivo Frequency Following Response na população infantil. Metodologia: Estudo de revisão sistemática de literatura com metanálise, na qual foram feitas buscas no mês de julho de 2019, usando os descritores Evoked potentials, auditory AND Speech AND Children, Electrophysiology AND Speech AND Children, Brain Stem AND Speech AND Children e Event-related Potential AND Speech AND Children nas bases de dados MEDLINE, IBECS, LILACS, SCIELO e Cochrane, além de ter sido realizada busca literatura cinzenta. Foram considerados critérios de inclusão artigos publicados até julho de 2019, sem limitação de data inicial, cuja abordagem do Frequency-Following Response fosse com a população infantil. A qualidade metodológica dos artigos com relação à avaliação do risco de viés foi realizada pela escala Quality Assessment Tools e ferramenta da colaboração Cochrane para estudos transversais e ensaios clínicos randomizados, respectivamente. Foi realizada metanálise dos componentes do FFR usando o método de efeitos aleatórios, e os resultados dos efeitos combinados são a diferença média, com intervalo de confiança de 95%. Resultados: A estratégia de busca resultou na seleção final de 28 artigos. Verificou-se que a média de latência dos componentes do FFR em crianças com desenvolvimento típico foram: V = 6,48; A = 7,59; C = 18,07; D = 22,47; E = 31,27; F = 39,54; O = 48. Foram constatadas diferenças significativas em relação aos valores de latências das ondas nos grupos expostos, principalmente nos casos de otite, transtorno do processamento auditivo central e dificuldades de aprendizagem. Conclusão: Os estudos demonstrama existência de inúmeras possibilidades e aplicabilidades do FFR na população infantil como transtorno do processamento auditivo, transtorno do espectro autista, otite, dificuldade de aprendizagem, dentre outras. Foi possível estabelecer médias de latências para todos componentes do FFR em crianças com desenvolvimento típico e que vão ao encontro a outros estudos.
id URGS_d1ee5923dd4bc55b04056fb7d1af6a4e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211295
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Bueno, Claudine DevicariRiesgo, Rudimar dos SantosSleifer, Pricila2020-07-02T03:36:43Z2020http://hdl.handle.net/10183/211295001115077Introdução: A avaliação auditiva completa em crianças compreende a investigação do sistema auditivo periférico e central. Nesse sentido, é de suma importância a avaliação da compreensão sonora no sistema nervoso auditivo central. Ademais, salienta-se a necessidade de conhecermos o funcionamento do processamento e codificação dos sons de fala (verbais), uma vez que são os mais utilizados e imprescindíveis para a comunicação humana. O Frequency Following Reponse (FFR) é um exame objetivo em ascendência que avalia o processamento auditivo de sons complexos. Este procedimento se diferencia das avaliações eletrofisiológicas convencionais pois possibilita a detecção de alterações singulares no processamento das informações auditivas associadas a diversas habilidades envolvidas na comunicação humana. Sua análise pode realizada de acordo com o tempo de aparecimento das ondas. Senso assim,é necessário que haja conhecimento das suas aplicabilidades e valores de referência bem definidos na população infantil afim de que futuramente possa ser aplicado de forma efetiva na prática clínica audiológica. Objetivo: Verificar os achados e a aplicabilidade e respostas do Potencial Evocado Auditivo Frequency Following Response na população infantil. Metodologia: Estudo de revisão sistemática de literatura com metanálise, na qual foram feitas buscas no mês de julho de 2019, usando os descritores Evoked potentials, auditory AND Speech AND Children, Electrophysiology AND Speech AND Children, Brain Stem AND Speech AND Children e Event-related Potential AND Speech AND Children nas bases de dados MEDLINE, IBECS, LILACS, SCIELO e Cochrane, além de ter sido realizada busca literatura cinzenta. Foram considerados critérios de inclusão artigos publicados até julho de 2019, sem limitação de data inicial, cuja abordagem do Frequency-Following Response fosse com a população infantil. A qualidade metodológica dos artigos com relação à avaliação do risco de viés foi realizada pela escala Quality Assessment Tools e ferramenta da colaboração Cochrane para estudos transversais e ensaios clínicos randomizados, respectivamente. Foi realizada metanálise dos componentes do FFR usando o método de efeitos aleatórios, e os resultados dos efeitos combinados são a diferença média, com intervalo de confiança de 95%. Resultados: A estratégia de busca resultou na seleção final de 28 artigos. Verificou-se que a média de latência dos componentes do FFR em crianças com desenvolvimento típico foram: V = 6,48; A = 7,59; C = 18,07; D = 22,47; E = 31,27; F = 39,54; O = 48. Foram constatadas diferenças significativas em relação aos valores de latências das ondas nos grupos expostos, principalmente nos casos de otite, transtorno do processamento auditivo central e dificuldades de aprendizagem. Conclusão: Os estudos demonstrama existência de inúmeras possibilidades e aplicabilidades do FFR na população infantil como transtorno do processamento auditivo, transtorno do espectro autista, otite, dificuldade de aprendizagem, dentre outras. Foi possível estabelecer médias de latências para todos componentes do FFR em crianças com desenvolvimento típico e que vão ao encontro a outros estudos.Introduction: The complete hearing assessment in children comprises the investigation of the peripheral and central auditory system. In this sense, it is of utmost importance to assess sound comprehension in the central auditory nervous system. In addition, the need to understand the functioning of the processing and coding of speech sounds (verbal) is emphasized, since they are the most used and essential for human communication. The Frequency Following Reponse (FFR) is an objective exam in ascendancy that assesses the auditory processing of complex sounds. This procedure differs from conventional electrophysiological evaluations with click stimulus because it allows the detection of singular changes in the processing of auditory information associated with various skills involved in human communication. Its analysis can be performed according to the time of the appearance of the waves. Thus, it is necessary to have knowledge of its applicability and well-defined reference values in the child population so that in the future it can be effectively applied in audiological clinical practice. Objective: To verify the applicability and responses of the Auditory Evoked Potential Frequency Following Response in the child population. Methodology: Study of systematic literature review with meta-analysis, in which searches were made in the months of July 2019, using the descriptors Evoked potentials, auditory AND Speech AND Children, Electrophysiology AND Speech AND Children, Brain Stem AND Speech AND Children and Event- related Potential AND Speech AND Children in the MEDLINE, IBECS, LILACS, SCIELO and Cochrane databases, in addition to a gray literature search. Inclusion criteria were considered articles published until July 2019, without limitation of the initial date, whose approach to the Frequency-Following Response was with the child population. The methodological quality of the articles in relation to the risk of bias assessment was performed using the Quality Assessment Tools scale and the Cochrane collaboration tool for cross-sectional studies and randomized clinical trials, respectively. A meta-analysis of the FFR components was performed using the random effects method, and the results of the combined effects are the mean difference, with a 95% confidence interval. Results: The search strategy resulted in the final selection of 28 articles. Significant differences were found in relation to the values of wave latencies in the exposed groups, especially in cases of otitis, central auditory processing disorder and learning difficulties. It was found that the mean latency of the FFR components in children with typical development were: V = 6.48; A = 7.59; C = 18.07; D = 22.47; E = 31.27; F = 39.54; O = 48. Conclusion: The studies demonstrate innumerable applicability of FFR in the child population as auditory processing disorder, autism spectrum disorder, otitis, learning disability, among others. It was possible to define latency media for all components of the FFR in children with typical development and in line with other studies.application/pdfporEletrofisiologiaAudiçãoRevisão sistemáticaMetanálisePotenciais evocados auditivosTranstornos da percepcao auditivaCriançaAdolescenteAuditory evoked potentialsKidReviewHearingElectrophysiologyAplicabilidade do potencial evocado auditivo Frequency Following Response em crianças e adolescentes : uma revisão sistemática com metanáliseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do AdolescentePorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115077.pdf.txt001115077.pdf.txtExtracted Texttext/plain239245http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211295/2/001115077.pdf.txt9723f310fd050f28a190609e536b3e32MD52ORIGINAL001115077.pdfTexto completoapplication/pdf2479656http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211295/1/001115077.pdf41a8f88cbdffb9c0a59de86a4f68a240MD5110183/2112952023-09-27 03:36:53.10641oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211295Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-09-27T06:36:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aplicabilidade do potencial evocado auditivo Frequency Following Response em crianças e adolescentes : uma revisão sistemática com metanálise
title Aplicabilidade do potencial evocado auditivo Frequency Following Response em crianças e adolescentes : uma revisão sistemática com metanálise
spellingShingle Aplicabilidade do potencial evocado auditivo Frequency Following Response em crianças e adolescentes : uma revisão sistemática com metanálise
Bueno, Claudine Devicari
Eletrofisiologia
Audição
Revisão sistemática
Metanálise
Potenciais evocados auditivos
Transtornos da percepcao auditiva
Criança
Adolescente
Auditory evoked potentials
Kid
Review
Hearing
Electrophysiology
title_short Aplicabilidade do potencial evocado auditivo Frequency Following Response em crianças e adolescentes : uma revisão sistemática com metanálise
title_full Aplicabilidade do potencial evocado auditivo Frequency Following Response em crianças e adolescentes : uma revisão sistemática com metanálise
title_fullStr Aplicabilidade do potencial evocado auditivo Frequency Following Response em crianças e adolescentes : uma revisão sistemática com metanálise
title_full_unstemmed Aplicabilidade do potencial evocado auditivo Frequency Following Response em crianças e adolescentes : uma revisão sistemática com metanálise
title_sort Aplicabilidade do potencial evocado auditivo Frequency Following Response em crianças e adolescentes : uma revisão sistemática com metanálise
author Bueno, Claudine Devicari
author_facet Bueno, Claudine Devicari
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Claudine Devicari
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Riesgo, Rudimar dos Santos
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Sleifer, Pricila
contributor_str_mv Riesgo, Rudimar dos Santos
Sleifer, Pricila
dc.subject.por.fl_str_mv Eletrofisiologia
Audição
Revisão sistemática
Metanálise
Potenciais evocados auditivos
Transtornos da percepcao auditiva
Criança
Adolescente
topic Eletrofisiologia
Audição
Revisão sistemática
Metanálise
Potenciais evocados auditivos
Transtornos da percepcao auditiva
Criança
Adolescente
Auditory evoked potentials
Kid
Review
Hearing
Electrophysiology
dc.subject.eng.fl_str_mv Auditory evoked potentials
Kid
Review
Hearing
Electrophysiology
description Introdução: A avaliação auditiva completa em crianças compreende a investigação do sistema auditivo periférico e central. Nesse sentido, é de suma importância a avaliação da compreensão sonora no sistema nervoso auditivo central. Ademais, salienta-se a necessidade de conhecermos o funcionamento do processamento e codificação dos sons de fala (verbais), uma vez que são os mais utilizados e imprescindíveis para a comunicação humana. O Frequency Following Reponse (FFR) é um exame objetivo em ascendência que avalia o processamento auditivo de sons complexos. Este procedimento se diferencia das avaliações eletrofisiológicas convencionais pois possibilita a detecção de alterações singulares no processamento das informações auditivas associadas a diversas habilidades envolvidas na comunicação humana. Sua análise pode realizada de acordo com o tempo de aparecimento das ondas. Senso assim,é necessário que haja conhecimento das suas aplicabilidades e valores de referência bem definidos na população infantil afim de que futuramente possa ser aplicado de forma efetiva na prática clínica audiológica. Objetivo: Verificar os achados e a aplicabilidade e respostas do Potencial Evocado Auditivo Frequency Following Response na população infantil. Metodologia: Estudo de revisão sistemática de literatura com metanálise, na qual foram feitas buscas no mês de julho de 2019, usando os descritores Evoked potentials, auditory AND Speech AND Children, Electrophysiology AND Speech AND Children, Brain Stem AND Speech AND Children e Event-related Potential AND Speech AND Children nas bases de dados MEDLINE, IBECS, LILACS, SCIELO e Cochrane, além de ter sido realizada busca literatura cinzenta. Foram considerados critérios de inclusão artigos publicados até julho de 2019, sem limitação de data inicial, cuja abordagem do Frequency-Following Response fosse com a população infantil. A qualidade metodológica dos artigos com relação à avaliação do risco de viés foi realizada pela escala Quality Assessment Tools e ferramenta da colaboração Cochrane para estudos transversais e ensaios clínicos randomizados, respectivamente. Foi realizada metanálise dos componentes do FFR usando o método de efeitos aleatórios, e os resultados dos efeitos combinados são a diferença média, com intervalo de confiança de 95%. Resultados: A estratégia de busca resultou na seleção final de 28 artigos. Verificou-se que a média de latência dos componentes do FFR em crianças com desenvolvimento típico foram: V = 6,48; A = 7,59; C = 18,07; D = 22,47; E = 31,27; F = 39,54; O = 48. Foram constatadas diferenças significativas em relação aos valores de latências das ondas nos grupos expostos, principalmente nos casos de otite, transtorno do processamento auditivo central e dificuldades de aprendizagem. Conclusão: Os estudos demonstrama existência de inúmeras possibilidades e aplicabilidades do FFR na população infantil como transtorno do processamento auditivo, transtorno do espectro autista, otite, dificuldade de aprendizagem, dentre outras. Foi possível estabelecer médias de latências para todos componentes do FFR em crianças com desenvolvimento típico e que vão ao encontro a outros estudos.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-02T03:36:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/211295
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001115077
url http://hdl.handle.net/10183/211295
identifier_str_mv 001115077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211295/2/001115077.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211295/1/001115077.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9723f310fd050f28a190609e536b3e32
41a8f88cbdffb9c0a59de86a4f68a240
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810088999323172864