A preceptoria de núcleo de Serviço Social nos programas de residência multiprofissional em Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Kuss, Cristine
Orientador(a): Lewgoy, Alzira Maria Baptista
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/196829
Resumo: Objetivo: Conhecer o processo pedagógico da Preceptoria de Núcleo do Serviço Social, buscando constituir um referencial para o ensino da formação em serviço, ancorado no Projeto Ético-Político do Assistente Social inserido nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde, Método: Dialético-crítico a luz do materialismo histórico. Pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica, realizada junto ao Portal da CAPES, SCIELO, aos Anais dos Congressos Brasileiros de Assistentes Sociais (CBAS), e dos Encontros Nacionais de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS). A pesquisa de campo foi realizada com seis assistentes sociais Preceptoras de Núcleos de Serviço Social de três hospitais de Porto Alegre, RS, vinculados ao SUS. Na análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo (BARDIN, 2016) e a técnica de triangulação de (TRIVINÕS, 1995). Resultados: A concepção de Preceptoria de Núcleo em Serviço Social na formação em serviço da Residência Multiprofissional em Saúde acena uma concepção ainda em construção. Configura-se como espaço de mediação entre o trabalho profissional na interface com outras áreas profissionais e como espaço de organização da demanda do Serviço Social nos Serviços. Na constituição dos processos pedagógicos o contexto foi determinante para as atividades que envolvem o ensino na Preceptoria, seja pelas condições de trabalho expressas pela carga horária em virtude das demandas do cotidiano profissional, seja pelas vivências de violência nos contextos sociais. A formação permanente é outro elemento destacado para o exercício da preceptoria em consonância com o Projeto Ético Político do Serviço Social. O desenvolvimento da competência profissional no processo de preceptoria se constituiu pelas normativas éticas, técnicas e legais, pelos Parâmetros para a Atuação de Assistentes Sociais na Saúde e pelo Código de Ética Profissional, pelo estudo do controle social no acesso aos direitos sociais dos usuários, pelos projetos de intervenção e de pesquisas à apreensão da realidade social, atividades de articulação entre as dimensões, ético-política, teórico-metodológica e técnicooperativo. Conclusão: A Preceptoria de Núcleo de Serviço Social no universo de ensino-serviço é uma ousadia cotidiana de quem não abandona o contraditório mesmo em espaços duros do cuidado em saúde, que detém de altas tecnologias de tratamento, mas que não conseguem ser resolutivas frente às mais diversas formas de vulnerabilidade social que também geram adoecimento e morte. A Preceptoria de Núcleo de Serviço Social, no processo de ensino-serviço, representa um dos espaços operativos para supervisão profissional dos Assistentes Sociais Residentes. Constitui-se também, no processo de formação, um lugar de resistência para as relações dos Assistentes Sociais nas equipes de saúde, visando consolidar o Sistema Único de Saúde vinculado ao projeto da Reforma Sanitária.
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Resultados: A concepção de Preceptoria de Núcleo em Serviço Social na formação em serviço da Residência Multiprofissional em Saúde acena uma concepção ainda em construção. Configura-se como espaço de mediação entre o trabalho profissional na interface com outras áreas profissionais e como espaço de organização da demanda do Serviço Social nos Serviços. Na constituição dos processos pedagógicos o contexto foi determinante para as atividades que envolvem o ensino na Preceptoria, seja pelas condições de trabalho expressas pela carga horária em virtude das demandas do cotidiano profissional, seja pelas vivências de violência nos contextos sociais. A formação permanente é outro elemento destacado para o exercício da preceptoria em consonância com o Projeto Ético Político do Serviço Social. O desenvolvimento da competência profissional no processo de preceptoria se constituiu pelas normativas éticas, técnicas e legais, pelos Parâmetros para a Atuação de Assistentes Sociais na Saúde e pelo Código de Ética Profissional, pelo estudo do controle social no acesso aos direitos sociais dos usuários, pelos projetos de intervenção e de pesquisas à apreensão da realidade social, atividades de articulação entre as dimensões, ético-política, teórico-metodológica e técnicooperativo. Conclusão: A Preceptoria de Núcleo de Serviço Social no universo de ensino-serviço é uma ousadia cotidiana de quem não abandona o contraditório mesmo em espaços duros do cuidado em saúde, que detém de altas tecnologias de tratamento, mas que não conseguem ser resolutivas frente às mais diversas formas de vulnerabilidade social que também geram adoecimento e morte. A Preceptoria de Núcleo de Serviço Social, no processo de ensino-serviço, representa um dos espaços operativos para supervisão profissional dos Assistentes Sociais Residentes. Constitui-se também, no processo de formação, um lugar de resistência para as relações dos Assistentes Sociais nas equipes de saúde, visando consolidar o Sistema Único de Saúde vinculado ao projeto da Reforma Sanitária.Objective: To know the pedagogical process of the Preceptory of Social Work Nucleus, seeking to constitute a reference for the teaching of in-service training, anchored in the Ethical-Political Project of the Social Worker inserted in the Multiprofessional Health Residency Programs. Method: Dialectic-critical in the light of historical materialism. Qualitative, documental and bibliographical research, carried out at the CAPES Portal, SCIELO, the Annals of the Brazilian Congresses of Social Workers (CBAS), and the National Meetings of Researchers in Social Work (ENPESS). The field research was carried out with six social workers Preceptors of Social Service Centers of three hospitals in Porto Alegre, RS, linked to SUS. In the analysis of the data the content analysis (BARDIN, 2016) and the triangulation technique of (TRIVINÕS, 1995) were used. Results: The conception of Preceptory of Nucleus in Social Work in the in-service training of the Multi-professional Health Residence promotes a conception still under construction. It is configured as a space for mediation between professional work in the interface with other professional areas and as a space for organizing the demand of Social Work in Services. In the constitution of the pedagogical processes, the context was determinant for the activities that involve teaching in the Preceptory, either by the working conditions expressed by the workload due to the demands of the professional daily life, or by the experiences of violence in the social contexts. The permanent formation is another outstanding element for the exercise of the preceptory in consonance with the Political Ethical Project of the Social Work. The development of professional competence in the preceptory process was constituted by ethical, technical and legal norms, by the Parameters for the Performance of Social Workers in Health and by the Code of Professional Ethics, by the study of social control in access to social rights of users, by projects of intervention and research to the apprehension of social reality, activities of articulation between the dimensions, ethical-political, theoreticalmethodological and technical-operative. Conclusion: The Preceptor of Social Work Core in the teaching-service universe is a day-to-day daring of those who do not abandon the contradiction even in the hard spaces of health care, which have high treatment technologies but can not be more diverse forms of social vulnerability that also generate sickness and death. The Preceptory of Social Work Nucleus, in the teaching-service process, represents one of the operative spaces for professional supervision of the Resident Social Workers. In the training process, it is also a place of resistance for the relationship of Social Workers in health teams, aiming to consolidate Brazilian National Health System-SUS the linked to the Sanitary Reform project.application/pdfporResidência multiprofissional em saúdeServiço socialPreceptoriaBrazilian National Health System-SUSMulti-professional Residency in HealthTeaching HospitalsSocial WorkA preceptoria de núcleo de Serviço Social nos programas de residência multiprofissional em Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Política Social e Serviço SocialPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001094471.pdf.txt001094471.pdf.txtExtracted Texttext/plain171680http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196829/2/001094471.pdf.txt92f897d94030d5b78f7a4aed99dc8d44MD52ORIGINAL001094471.pdfTexto completoapplication/pdf2731683http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196829/1/001094471.pdf45c3141841454175af699ea5607bc7afMD5110183/1968292019-07-13 02:35:49.257333oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196829Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-07-13T05:35:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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