Contextos e desdobramentos da base nacional comum curricular na construção e materialização de um documento orientador curricular municipal da área da educação física, em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Farias, Luciane Sironi
Orientador(a): Wittizorecki, Elisandro Schultz
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Espanhol:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/245532
Resumo: Esta dissertação visa compreender os contextos políticos-pedagógicos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seus desdobramentos na construção e na materialização do Documento Orientador Curricular Território de Portão/RS (DOCTP), em tempos de pandemia pela COVID-19. A partir do objetivo geral, foram configurados os seguintes objetivos específicos: a) compreender o contexto de influências e o contexto do texto da BNCC; b) compreender o processo de construção e atuação docente no DOCTP; c) compreender os efeitos da pandemia pela COVID-19 no trabalho docente frente a materialização do DOCTP; d) Analisar a rede de influências do mercado educacional na constituição de um documento orientador curricular na cidade de Portão/RS. A pesquisa foi caracterizada metodologicamente como qualitativa descritiva, tendo como procedimentos para produção de informações o diário de campo, um questionário online, realizado através do Google Forms, e entrevistas semiestruturadas com seis docentes de Educação Física da rede municipal de ensino de Portão/RS. Como sustentação teórica utilizei como referência o Ciclo de Políticas (BOWE, BALL, GOLD,1992; BALL, 1994). A partir do referencial teórico e da empiria deste estudo, pude compreender que os contextos políticos-pedagógicos da BNCC estiveram inseridos em uma arena de disputas vinculada a grande empresários que se utilizam de discursos ligados ao mercado para realizar proposições acerca da educação pública. A evidência da intensificação do trabalho docente na pandemia se constata na medida que o aumento das tarefas e das demandas se expande para além da carga horária regular de trabalho dos professores. Entre os efeitos da intensificação do trabalho docente identifiquei as dificuldades de tempo e de espaço para os professores, os quais necessitaram realizar suas atividades laborais na escola e fora dela; o cansaço físico e mental e a demasiada preocupação com as formações e demandas tecnológicas que ampliaram o cotidiano dos professores em uma luta diária, no que tange ao contexto das demandas de suas práticas pedagógicas.
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A pesquisa foi caracterizada metodologicamente como qualitativa descritiva, tendo como procedimentos para produção de informações o diário de campo, um questionário online, realizado através do Google Forms, e entrevistas semiestruturadas com seis docentes de Educação Física da rede municipal de ensino de Portão/RS. Como sustentação teórica utilizei como referência o Ciclo de Políticas (BOWE, BALL, GOLD,1992; BALL, 1994). A partir do referencial teórico e da empiria deste estudo, pude compreender que os contextos políticos-pedagógicos da BNCC estiveram inseridos em uma arena de disputas vinculada a grande empresários que se utilizam de discursos ligados ao mercado para realizar proposições acerca da educação pública. A evidência da intensificação do trabalho docente na pandemia se constata na medida que o aumento das tarefas e das demandas se expande para além da carga horária regular de trabalho dos professores. Entre os efeitos da intensificação do trabalho docente identifiquei as dificuldades de tempo e de espaço para os professores, os quais necessitaram realizar suas atividades laborais na escola e fora dela; o cansaço físico e mental e a demasiada preocupação com as formações e demandas tecnológicas que ampliaram o cotidiano dos professores em uma luta diária, no que tange ao contexto das demandas de suas práticas pedagógicas.Esta disertación tiene como objetivo comprender los contextos políticopedagógicos de la Base Curricular Común Nacional (BNCC) y sus consecuencias en la construcción y materialización del Documento Orientador Curricular Território de Portão/RS (DOCTP), en tiempos de pandemia provocada por la COVID-19. 19 Con base en el objetivo general, se establecieron los siguientes objetivos específicos: a) comprender el contexto de influencias y el contexto del texto de la BNCC; b) comprender el proceso de construcción y actuación docente en DOCTP; c) comprender los efectos de la pandemia de la COVID-19 en el trabajo docente frente a la materialización del DOCTP; d) Analizar la red de influencias del mercado educativo en la constitución de un documento orientador curricular en el municipio de Portão/RS. La investigación se caracterizó metodológicamente como cualitativa y descriptiva, teniendo como procedimientos para la producción de información el diario de campo, un cuestionario en línea, realizado a través de Google Forms, y entrevistas semiestructuradas con seis profesores de Educación Física del sistema escolar municipal de Portão/ RS. Como soporte teórico utilicé como referencia el Ciclo de Políticas (BOWE, BALL, GOLD, 1992; BALL, 1994). A partir del marco teórico y la evidencia empírica de este estudio, pude comprender que los contextos político-pedagógicos de la BNCC se insertaron en una arena de disputas vinculadas a grandes empresarios que utilizan discursos ligados al mercado para hacer propuestas sobre la educación pública. . La evidencia de la intensificación del trabajo docente en la pandemia se ve a medida que el aumento de tareas y demandas se expande más allá de la carga de trabajo regular de los docentes. Entre los efectos de la intensificación del trabajo docente, identifiqué las dificultades de tiempo y espacio para los docentes, que necesitaban realizar sus actividades laborales en la escuela y fuera de ella; el cansancio físico y psíquico y la excesiva preocupación por las exigencias formativas y tecnológicas que ampliaron el cotidiano de los docentes en una lucha cotidiana, respecto al contexto de las exigencias de sus prácticas pedagógicasapplication/pdfporCiclo de Políticas PúblicasBase Nacional Comum CurricularEducação física escolarEducación Física EscolarContextos e desdobramentos da base nacional comum curricular na construção e materialização de um documento orientador curricular municipal da área da educação física, em tempos de pandemiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2022.mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001146055.pdf.txt001146055.pdf.txtExtracted Texttext/plain177068http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245532/2/001146055.pdf.txt3f696eedb4ff28e60bae52f26ac68168MD52ORIGINAL001146055.pdfTexto completoapplication/pdf3857687http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245532/1/001146055.pdfeaecb2e2e7075c6d91f7b88ecba5f591MD5110183/2455322022-07-27 04:47:33.336024oai:www.lume.ufrgs.br:10183/245532Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-07-27T07:47:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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