Com que acessório eu vou? Um estudo sobre a construção da identidade social da consumidora de acessório de moda

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Dilli, Jeniffer Stein Follmann
Orientador(a): Fonseca, Marcelo Jacques
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios
Departamento: Escola de Gestão e Negócios
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4047
Resumo: Com que acessório eu vou? configura um estudo exploratório sobre a construção da identidade social da consumidora de acessórios de moda. Dios (2007) diz que o consumo é, hoje, parte central da definição da identidade das pessoas. Logo, o consumo de acessórios de moda pode possibilitar o entendimento acerca de múltiplos processos sociais e culturais. Sob tal perspectiva, a presente pesquisa busca contribuir com a discussão sobre o tema que se refere ao consumo, pensando em sua relação com um produto, especialmente: o acessório de moda. Para tanto, visa entender como se processa a relação entre o consumo de acessórios de moda e a construção de identidade das consumidoras, explorando e investigando o referido relacionamento como forma de diferenciação e de expressão. Em específico, objetiva-se analisar as práticas de uso/consumo das consumidoras de acessórios de moda e descrever suas representações, no que concerne às mulheres que o realizam. Ademais, busca verificar os possíveis projetos de identidades da mulher consumidora de acessórios. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e abordagem interpretativa. E, para isso, adotaram-se as seguintes técnicas: entrevistas autodirigidas com imagens ou de elicitação fotográfica (Photo Elicitation Technique (PET)) e entrevistas em profundidade. Ao que parece, o consumo pode ser visto como fator fundamental na construção da identidade das mulheres. O crescimento da importância feminina em diferentes mercados e da exigência da boa aparência só faz aumentar o consumo de acessórios. Portanto, a cultura como sistema dinâmico rompe continuamente velhas relações e estabelece novas ligações e identidades, o que torna possível concluir que os sujeitos querem, através das práticas de consumo, comunicar significados, acentuando a dimensão cultural do consumo. Por fim, o objetivo deste trabalho foi contribuir com o tema do consumo de acessório de moda e seu papel na construção e manutenção da identidade das mulheres consumidoras de acessórios de moda. Neste sentido, as informações encontradas na pesquisa sobre a consumidora de acessório de moda são importantes tanto para a academia quanto para as empresas que atuam na comercialização e fabricação desses bens, como também para aquelas organizações que se preocupam em conhecer as tendências de consumo e identidade das mulheres dentro de uma sociedade ou cultura específica.
id USIN_34cd463fdfdb04aa3e0ae62225f38c4d
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/4047
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-06-26T21:43:13Z2015-06-26T21:43:13Z2014-03-26Submitted by William Justo Figueiro (williamjf) on 2015-06-26T21:43:13Z No. of bitstreams: 1 40.pdf: 1940998 bytes, checksum: 1013285a70a8eb4710a6cb3c414da9c6 (MD5)Made available in DSpace on 2015-06-26T21:43:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40.pdf: 1940998 bytes, checksum: 1013285a70a8eb4710a6cb3c414da9c6 (MD5) Previous issue date: 2014Com que acessório eu vou? configura um estudo exploratório sobre a construção da identidade social da consumidora de acessórios de moda. Dios (2007) diz que o consumo é, hoje, parte central da definição da identidade das pessoas. Logo, o consumo de acessórios de moda pode possibilitar o entendimento acerca de múltiplos processos sociais e culturais. Sob tal perspectiva, a presente pesquisa busca contribuir com a discussão sobre o tema que se refere ao consumo, pensando em sua relação com um produto, especialmente: o acessório de moda. Para tanto, visa entender como se processa a relação entre o consumo de acessórios de moda e a construção de identidade das consumidoras, explorando e investigando o referido relacionamento como forma de diferenciação e de expressão. Em específico, objetiva-se analisar as práticas de uso/consumo das consumidoras de acessórios de moda e descrever suas representações, no que concerne às mulheres que o realizam. Ademais, busca verificar os possíveis projetos de identidades da mulher consumidora de acessórios. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e abordagem interpretativa. E, para isso, adotaram-se as seguintes técnicas: entrevistas autodirigidas com imagens ou de elicitação fotográfica (Photo Elicitation Technique (PET)) e entrevistas em profundidade. Ao que parece, o consumo pode ser visto como fator fundamental na construção da identidade das mulheres. O crescimento da importância feminina em diferentes mercados e da exigência da boa aparência só faz aumentar o consumo de acessórios. Portanto, a cultura como sistema dinâmico rompe continuamente velhas relações e estabelece novas ligações e identidades, o que torna possível concluir que os sujeitos querem, através das práticas de consumo, comunicar significados, acentuando a dimensão cultural do consumo. Por fim, o objetivo deste trabalho foi contribuir com o tema do consumo de acessório de moda e seu papel na construção e manutenção da identidade das mulheres consumidoras de acessórios de moda. Neste sentido, as informações encontradas na pesquisa sobre a consumidora de acessório de moda são importantes tanto para a academia quanto para as empresas que atuam na comercialização e fabricação desses bens, como também para aquelas organizações que se preocupam em conhecer as tendências de consumo e identidade das mulheres dentro de uma sociedade ou cultura específica.What accessory do I go? it is an exploratory study on the construction of social identity in consumer fashion accessories. Dios (2007) says that consumption is today the central part of the definition of the identity of persons. Therefore, the consumption of fashion accessories can seek to understand the multiple social and cultural processes. Thus, this study seeks to contribute to the discussion on the topic consumer thinking about their relationship with a product specifically: the fashion accessory. Therefore, the research seeks to understand how is the relationship between the consumption of fashion accessories and identity construction of these consumers, exploring and investigating this relationship for consumption as a form of differentiation and expression. In particular, the objective is to analyze the practices of use/ consumption of consumer fashion accessories and also describe the representations of the use/ consumption of fashion accessories for women. Furthermore, the research seeks to verify the identities of possible projects consuming woman accessories. In this sense, qualitative research, exploratory and interpretive approach will be made. For this, the following techniques are used: selfdirected interviews with images or photo elicitation (PET) and in-depth interviews. Apparently, the consumption can be seen as a key factor in the construction of identities of women. The growing importance of women in different markets and the requirement of looking well is only increasing consumption of accessories. Culture as a dynamic system continually breaks old relationships and establishing new connections, identities. People want through consumption practices, communicate meanings, emphasizing the cultural dimension of consumption. Finally, the aim of this work was to contribute to the theme of consumption of fashion accessory and its role in building and maintaining the identity of women consumers of fashion accessories. In this sense, the information found in research on consumer of fashion accessory are important both for the academy and for the companies operating in the manufacturing and marketing of these goods, but also for those organizations who care to know the trends of consumption and identity women within a specific society or culture.NenhumaDilli, Jeniffer Stein Follmannhttp://lattes.cnpq.br/9456408287543544Fonseca, Marcelo JacquesUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Gestão e NegóciosUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosCom que acessório eu vou? Um estudo sobre a construção da identidade social da consumidora de acessório de modaACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoConsumoIdentidade socialMulherAcessório de modaConsumptionSocial identityWomanFashion accessoryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4047info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINAL40.pdf40.pdfapplication/pdf1940998http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4047/1/40.pdf1013285a70a8eb4710a6cb3c414da9c6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82099http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4047/2/license.txte130fff006551e19abf270f718b7ab21MD52UNISINOS/40472022-02-21 08:49:08.516oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2022-02-21T11:49:08Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Com que acessório eu vou? Um estudo sobre a construção da identidade social da consumidora de acessório de moda
title Com que acessório eu vou? Um estudo sobre a construção da identidade social da consumidora de acessório de moda
spellingShingle Com que acessório eu vou? Um estudo sobre a construção da identidade social da consumidora de acessório de moda
Dilli, Jeniffer Stein Follmann
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Consumo
Identidade social
Mulher
Acessório de moda
Consumption
Social identity
Woman
Fashion accessory
title_short Com que acessório eu vou? Um estudo sobre a construção da identidade social da consumidora de acessório de moda
title_full Com que acessório eu vou? Um estudo sobre a construção da identidade social da consumidora de acessório de moda
title_fullStr Com que acessório eu vou? Um estudo sobre a construção da identidade social da consumidora de acessório de moda
title_full_unstemmed Com que acessório eu vou? Um estudo sobre a construção da identidade social da consumidora de acessório de moda
title_sort Com que acessório eu vou? Um estudo sobre a construção da identidade social da consumidora de acessório de moda
author Dilli, Jeniffer Stein Follmann
author_facet Dilli, Jeniffer Stein Follmann
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9456408287543544
dc.contributor.author.fl_str_mv Dilli, Jeniffer Stein Follmann
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fonseca, Marcelo Jacques
contributor_str_mv Fonseca, Marcelo Jacques
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Consumo
Identidade social
Mulher
Acessório de moda
Consumption
Social identity
Woman
Fashion accessory
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo
Identidade social
Mulher
Acessório de moda
dc.subject.eng.fl_str_mv Consumption
Social identity
Woman
Fashion accessory
description Com que acessório eu vou? configura um estudo exploratório sobre a construção da identidade social da consumidora de acessórios de moda. Dios (2007) diz que o consumo é, hoje, parte central da definição da identidade das pessoas. Logo, o consumo de acessórios de moda pode possibilitar o entendimento acerca de múltiplos processos sociais e culturais. Sob tal perspectiva, a presente pesquisa busca contribuir com a discussão sobre o tema que se refere ao consumo, pensando em sua relação com um produto, especialmente: o acessório de moda. Para tanto, visa entender como se processa a relação entre o consumo de acessórios de moda e a construção de identidade das consumidoras, explorando e investigando o referido relacionamento como forma de diferenciação e de expressão. Em específico, objetiva-se analisar as práticas de uso/consumo das consumidoras de acessórios de moda e descrever suas representações, no que concerne às mulheres que o realizam. Ademais, busca verificar os possíveis projetos de identidades da mulher consumidora de acessórios. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e abordagem interpretativa. E, para isso, adotaram-se as seguintes técnicas: entrevistas autodirigidas com imagens ou de elicitação fotográfica (Photo Elicitation Technique (PET)) e entrevistas em profundidade. Ao que parece, o consumo pode ser visto como fator fundamental na construção da identidade das mulheres. O crescimento da importância feminina em diferentes mercados e da exigência da boa aparência só faz aumentar o consumo de acessórios. Portanto, a cultura como sistema dinâmico rompe continuamente velhas relações e estabelece novas ligações e identidades, o que torna possível concluir que os sujeitos querem, através das práticas de consumo, comunicar significados, acentuando a dimensão cultural do consumo. Por fim, o objetivo deste trabalho foi contribuir com o tema do consumo de acessório de moda e seu papel na construção e manutenção da identidade das mulheres consumidoras de acessórios de moda. Neste sentido, as informações encontradas na pesquisa sobre a consumidora de acessório de moda são importantes tanto para a academia quanto para as empresas que atuam na comercialização e fabricação desses bens, como também para aquelas organizações que se preocupam em conhecer as tendências de consumo e identidade das mulheres dentro de uma sociedade ou cultura específica.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-03-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-26T21:43:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-06-26T21:43:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4047
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4047/1/40.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4047/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1013285a70a8eb4710a6cb3c414da9c6
e130fff006551e19abf270f718b7ab21
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220867583770624