Educação em arte: desmitificando e ampliando concepções estéticas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Camargo, Maria Aparecida Santana
Orientador(a): Baquero, Rute Vivian Angelo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio do Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Escola de Humanidades
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2063
Resumo: A presente investigação problematiza a questão dos cânones e concepções estéticas no âmbito da educação em arte, tendo sido realizada a partir da junção da Arte com a História e a Sociologia. Embasa-se em textos que mantém forte contemporaneidade, como as concepções de Pierre Bourdieu, um analista crítico da educação. O estudo centra-se no conhecimento que os professores de arte trazem para a sala de aula e, conseqüentemente, na constituição de seu habitus. Parte da hipótese de que estes cânones são socialmente construídos e tem como objetivo examinar e analisar práticas de educação em arte, identificando em que cânones estéticos se inscrevem. É um estudo de natureza qualitativa, sendo que o caminho investigativo traçado tem como base um estudo teórico e um estudo empírico. Para tal foram realizadas entrevistas abertas com professores de arte e analisados ditos e metáforas, sobre a arte e a educação em arte, com alunos e comunidade, os quais, juntamente com os professores de arte, são os sujeitos desta invest
id USIN_3a211bdcbbe9417f43d411031e96356c
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2063
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T21:14:59Z2015-03-04T21:14:59Z2007-07-03Made available in DSpace on 2015-03-04T21:14:59Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 3A presente investigação problematiza a questão dos cânones e concepções estéticas no âmbito da educação em arte, tendo sido realizada a partir da junção da Arte com a História e a Sociologia. Embasa-se em textos que mantém forte contemporaneidade, como as concepções de Pierre Bourdieu, um analista crítico da educação. O estudo centra-se no conhecimento que os professores de arte trazem para a sala de aula e, conseqüentemente, na constituição de seu habitus. Parte da hipótese de que estes cânones são socialmente construídos e tem como objetivo examinar e analisar práticas de educação em arte, identificando em que cânones estéticos se inscrevem. É um estudo de natureza qualitativa, sendo que o caminho investigativo traçado tem como base um estudo teórico e um estudo empírico. Para tal foram realizadas entrevistas abertas com professores de arte e analisados ditos e metáforas, sobre a arte e a educação em arte, com alunos e comunidade, os quais, juntamente com os professores de arte, são os sujeitos desta investThis investigation problematizes the paradigms and esthetic conceptions in the ambit of art education, and it was carried out joining Art with History and Sociology. It is based on strong contemporaneousness texts, like the conceptions of Pierre Bourdieu, a critic analist of education. The study is centralized in the knowledge that our teachers bring to the classroom and, conseqüently, in the constitution of their habitus. It departs from the hypothesis that these paradigms are socially built and aims to examine and analyse educational practices in art, identifying in which esthetic paradigms they are enrolled. It is a qualitative nature study, and the investigative route chosen has as its basis both a theoretical and an empiric study. The research was performed through open intervews with art teachers analysing adages and methafors on art and education in art, with students and community that, together with art teachers, are the subjects of this investigation. From a pictorical-historical carving, centeredNenhumaCamargo, Maria Aparecida Santanahttp://lattes.cnpq.br/4312166720358521http://lattes.cnpq.br/8091622641907777Baquero, Rute Vivian AngeloUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesEducação em arte: desmitificando e ampliando concepções estéticasEducation in art: ummytifing and amplifying estethics conceptionsCiências Humanasestéticasala de aulaeducação artísticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2063info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALa educacao em arte.pdfa educacao em arte.pdfapplication/pdf519365http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2063/1/a+educacao+em+arte.pdf74fd5b67897993da27d14e9800e948e6MD51UNISINOS/20632015-03-10 11:26:11.116oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2063Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T14:26:11Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação em arte: desmitificando e ampliando concepções estéticas
dc.title.en.fl_str_mv Education in art: ummytifing and amplifying estethics conceptions
title Educação em arte: desmitificando e ampliando concepções estéticas
spellingShingle Educação em arte: desmitificando e ampliando concepções estéticas
Camargo, Maria Aparecida Santana
Ciências Humanas
estética
sala de aula
educação artística
title_short Educação em arte: desmitificando e ampliando concepções estéticas
title_full Educação em arte: desmitificando e ampliando concepções estéticas
title_fullStr Educação em arte: desmitificando e ampliando concepções estéticas
title_full_unstemmed Educação em arte: desmitificando e ampliando concepções estéticas
title_sort Educação em arte: desmitificando e ampliando concepções estéticas
author Camargo, Maria Aparecida Santana
author_facet Camargo, Maria Aparecida Santana
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4312166720358521
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8091622641907777
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Maria Aparecida Santana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Baquero, Rute Vivian Angelo
contributor_str_mv Baquero, Rute Vivian Angelo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
estética
sala de aula
educação artística
dc.subject.por.fl_str_mv estética
sala de aula
educação artística
description A presente investigação problematiza a questão dos cânones e concepções estéticas no âmbito da educação em arte, tendo sido realizada a partir da junção da Arte com a História e a Sociologia. Embasa-se em textos que mantém forte contemporaneidade, como as concepções de Pierre Bourdieu, um analista crítico da educação. O estudo centra-se no conhecimento que os professores de arte trazem para a sala de aula e, conseqüentemente, na constituição de seu habitus. Parte da hipótese de que estes cânones são socialmente construídos e tem como objetivo examinar e analisar práticas de educação em arte, identificando em que cânones estéticos se inscrevem. É um estudo de natureza qualitativa, sendo que o caminho investigativo traçado tem como base um estudo teórico e um estudo empírico. Para tal foram realizadas entrevistas abertas com professores de arte e analisados ditos e metáforas, sobre a arte e a educação em arte, com alunos e comunidade, os quais, juntamente com os professores de arte, são os sujeitos desta invest
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-07-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T21:14:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T21:14:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2063
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2063/1/a+educacao+em+arte.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 74fd5b67897993da27d14e9800e948e6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220850322112512