Educação em arte: desmitificando e ampliando concepções estéticas
Ano de defesa: | 2007 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Vale do Rio do Sinos
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação
|
Departamento: |
Escola de Humanidades
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2063 |
Resumo: | A presente investigação problematiza a questão dos cânones e concepções estéticas no âmbito da educação em arte, tendo sido realizada a partir da junção da Arte com a História e a Sociologia. Embasa-se em textos que mantém forte contemporaneidade, como as concepções de Pierre Bourdieu, um analista crítico da educação. O estudo centra-se no conhecimento que os professores de arte trazem para a sala de aula e, conseqüentemente, na constituição de seu habitus. Parte da hipótese de que estes cânones são socialmente construídos e tem como objetivo examinar e analisar práticas de educação em arte, identificando em que cânones estéticos se inscrevem. É um estudo de natureza qualitativa, sendo que o caminho investigativo traçado tem como base um estudo teórico e um estudo empírico. Para tal foram realizadas entrevistas abertas com professores de arte e analisados ditos e metáforas, sobre a arte e a educação em arte, com alunos e comunidade, os quais, juntamente com os professores de arte, são os sujeitos desta invest |
id |
USIN_3a211bdcbbe9417f43d411031e96356c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2063 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T21:14:59Z2015-03-04T21:14:59Z2007-07-03Made available in DSpace on 2015-03-04T21:14:59Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 3A presente investigação problematiza a questão dos cânones e concepções estéticas no âmbito da educação em arte, tendo sido realizada a partir da junção da Arte com a História e a Sociologia. Embasa-se em textos que mantém forte contemporaneidade, como as concepções de Pierre Bourdieu, um analista crítico da educação. O estudo centra-se no conhecimento que os professores de arte trazem para a sala de aula e, conseqüentemente, na constituição de seu habitus. Parte da hipótese de que estes cânones são socialmente construídos e tem como objetivo examinar e analisar práticas de educação em arte, identificando em que cânones estéticos se inscrevem. É um estudo de natureza qualitativa, sendo que o caminho investigativo traçado tem como base um estudo teórico e um estudo empírico. Para tal foram realizadas entrevistas abertas com professores de arte e analisados ditos e metáforas, sobre a arte e a educação em arte, com alunos e comunidade, os quais, juntamente com os professores de arte, são os sujeitos desta investThis investigation problematizes the paradigms and esthetic conceptions in the ambit of art education, and it was carried out joining Art with History and Sociology. It is based on strong contemporaneousness texts, like the conceptions of Pierre Bourdieu, a critic analist of education. The study is centralized in the knowledge that our teachers bring to the classroom and, conseqüently, in the constitution of their habitus. It departs from the hypothesis that these paradigms are socially built and aims to examine and analyse educational practices in art, identifying in which esthetic paradigms they are enrolled. It is a qualitative nature study, and the investigative route chosen has as its basis both a theoretical and an empiric study. The research was performed through open intervews with art teachers analysing adages and methafors on art and education in art, with students and community that, together with art teachers, are the subjects of this investigation. From a pictorical-historical carving, centeredNenhumaCamargo, Maria Aparecida Santanahttp://lattes.cnpq.br/4312166720358521http://lattes.cnpq.br/8091622641907777Baquero, Rute Vivian AngeloUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesEducação em arte: desmitificando e ampliando concepções estéticasEducation in art: ummytifing and amplifying estethics conceptionsCiências Humanasestéticasala de aulaeducação artísticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2063info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALa educacao em arte.pdfa educacao em arte.pdfapplication/pdf519365http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2063/1/a+educacao+em+arte.pdf74fd5b67897993da27d14e9800e948e6MD51UNISINOS/20632015-03-10 11:26:11.116oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2063Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T14:26:11Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação em arte: desmitificando e ampliando concepções estéticas |
dc.title.en.fl_str_mv |
Education in art: ummytifing and amplifying estethics conceptions |
title |
Educação em arte: desmitificando e ampliando concepções estéticas |
spellingShingle |
Educação em arte: desmitificando e ampliando concepções estéticas Camargo, Maria Aparecida Santana Ciências Humanas estética sala de aula educação artística |
title_short |
Educação em arte: desmitificando e ampliando concepções estéticas |
title_full |
Educação em arte: desmitificando e ampliando concepções estéticas |
title_fullStr |
Educação em arte: desmitificando e ampliando concepções estéticas |
title_full_unstemmed |
Educação em arte: desmitificando e ampliando concepções estéticas |
title_sort |
Educação em arte: desmitificando e ampliando concepções estéticas |
author |
Camargo, Maria Aparecida Santana |
author_facet |
Camargo, Maria Aparecida Santana |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4312166720358521 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8091622641907777 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Maria Aparecida Santana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Baquero, Rute Vivian Angelo |
contributor_str_mv |
Baquero, Rute Vivian Angelo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas estética sala de aula educação artística |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estética sala de aula educação artística |
description |
A presente investigação problematiza a questão dos cânones e concepções estéticas no âmbito da educação em arte, tendo sido realizada a partir da junção da Arte com a História e a Sociologia. Embasa-se em textos que mantém forte contemporaneidade, como as concepções de Pierre Bourdieu, um analista crítico da educação. O estudo centra-se no conhecimento que os professores de arte trazem para a sala de aula e, conseqüentemente, na constituição de seu habitus. Parte da hipótese de que estes cânones são socialmente construídos e tem como objetivo examinar e analisar práticas de educação em arte, identificando em que cânones estéticos se inscrevem. É um estudo de natureza qualitativa, sendo que o caminho investigativo traçado tem como base um estudo teórico e um estudo empírico. Para tal foram realizadas entrevistas abertas com professores de arte e analisados ditos e metáforas, sobre a arte e a educação em arte, com alunos e comunidade, os quais, juntamente com os professores de arte, são os sujeitos desta invest |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-07-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T21:14:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T21:14:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2063 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2063 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2063/1/a+educacao+em+arte.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
74fd5b67897993da27d14e9800e948e6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797220850322112512 |